Buscar

TEORIA DO JORNALISMO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA DO JORNALISMO
	Avaliando Aprend.: CCA0343_SM_201602422681 V.1 
	
	
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	16/04/2018 19:01:07 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603244119)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O entendimento do campo jornalístico como autônomo consiste necessariamente no reconhecimento de que sua compreensão não pode ser pensada de maneira direta como resultante de fatores externo , a atividade jornalística requer uma compreensão própria a partir do entendimento específico de suas tensões. (SILVA. 2012, p.8). Considerando o excerto acima e a institucionalização da prática jornalística, assinale a alternativa INCORRETA sobre a autonomia jornalística, temos quatro critérios que devemos levar em conta, abaixo um está incorreto, marque esta opção:
		
	
	a posição ocupada por seu veículo de comunicação no campo (mais ou menos próximo do pólo intelectual ou do pólo comercial);
	 
	A não relação entre exclusividade e reputação já que não se vive nem se pensa como uma luta puramente econômica por ganhos financeiros
	
	a posição ocupada pelo jornalista no interior do órgão de imprensa que o contrata, ou seja, ele pode atuar como repórter, editor, free lancer, etc, e isso determinará sua autonomia enquanto jornalista;
	
	o grau de dependência dos jornalistas em função dos veículos, que se subdivide em: dominação material (pressões econômicas) e dominação simbólica (outros campos, como o político e o científico, valem-se de sua autoridade como arma na luta de seus campos específicos com o campo jornalístico).
	
	o grau de concentração da imprensa, ou seja, a insegurança no emprego, na medida em que se tem o número de empregadores potenciais reduzido;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603217176)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com base nas informações sobre a Teoria do Espelho, na obra "Teoria do Jornalismo" de Felipe Pena, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção INCORRETA:
		
	
	Essa teoria é assim aceita porque dá legitimidade e credibilidade aos jornalistas, tratando-os como imparciais, limitados por procedimentos profissionais e dotados de um saber de narração baseado em método científico que garante o relato objetivo do fato.
	
	Até hoje, a comunidade jornalística defende a teoria do espelho com base na crença de que as notícias refletem a realidade.
	 
	A Teoria do Epelho prega que para um fato ser narrado de maneira mais credível possível, deve ser exclusivamente relatado por um jornalista profisssional, já que esse, por "reflexo", consegue analisar e descrever o mais objetivamente possível o assunto.
	
	Os próprios jornalistas estruturam representações do que supõem ser a realidade no interior de suas rotinas produtivas e dos limites dos próprios veículos de informação.
	
	A simples argumentação de que a linguagem neutra é impossível, já bastaria para refutar a teoria do espelho, pois não há como transmitir o significado direto (sem mediação) dos acontecimentos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603320674)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Algumas concepções entendem que o jornalista tem um status diferenciado das demais profissões por estar comprometido com a sociedade e com os valores democráticos. Existe um ideal romântico envolvendo a profissão, que pode ser traduzido com expressões como: ¿cão de guarda da sociedade¿, ¿imprensa como quarto poder¿ e ¿vigilante independente do poder¿, entre outras. Aliados a isso, temos o efeito de filmes norte-americanos que apresentam uma aura de prestígio com a ideia de cosmopolitismo, convívio com os poderosos e/ou importantes, vida de emoções e aventuras, contato com o lado escondido da sociedade. Dentre as opções abaixo, identifique a que apresenta essa visão do jornalismo.
		
	
	Visão amplificada do jornalismo
	 
	Visão mitificada do jornalismo
	
	Visão científica do jornalismo
	
	Visão mercadológica do jornalismo
	 
	Visão de empoderamento do jornalismo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603537838)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	2) Com o passar dos anos, uma visão mitificada foi construída a respeito da atividade jornalística, da função do jornalista e do seu papel na sociedade. Os meios de comunicação desempenharam um papel importante nesse sentido. Expressões como ¿Cães de guarda da sociedade'', ¿princípio da responsabilidade social'' e ¿Quarto Poder'' estão ligadas ao ideário romântico da nossa profissão. De acordo com essas concepções, o jornalista teria um status diferenciado das demais profissões. Ele estaria, por princípio, comprometido com a sociedade e com os valores democráticos. Sobre a atividade jornalística assinale a alternativa FALSA.
		
	 
	Deve acompanhar as notícias tanto de forma exaustiva
	 
	Contribui, entre uma série de outras variáveis, para a formação da opinião pública
	 
	A primeira obrigação do jornalismo está relacionada com a política editorial da empresa
	 
	Sua essência é a disciplina da verificação
	 
	Deve outorgar um lugar de respeito às críticas públicas e ao compromisso
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603238827)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nelson Traquina em "Teorias do Jornalismo" - discute a função social do jornalismo nas sociedades democráticas. Segundo o autor, esse é um debate que define: (Marque A OPÇÃO CORRETA)
		
	
	O papel social imperativo dos jornalistas militantes nas relações de poder da produção de notícias.
	
	A pressão organizacional para o cumprimento de uma missão filosófica do jornalismo.
	
	A função do jornalismo restrita aos seus domínios técnicos de produção.
	
	A função alienadora do jornalista na cadeia produtiva da informação.
	 
	A disputa social, política, econômica e ideológica no campo de produção de notícias.

Outros materiais