Buscar

Estudo Dirigido B2(1)

Prévia do material em texto

TECIDO ÓSSEO (atividade respondida)
1 - Como diferenciar osteoblasto e osteócito?
R: Os osteócitos são mais amendoados e encontram-se na matriz óssea, já os osteoblastos são cubóides quando estão em intensa atividade sintética e achatados quando pouco ativos, além disso os osteoblastos dispoem-se nas superfícies ósseas e se arranjam lado a lado lembrando o arranjo de um epitélio simples.
3 - Determine a função e origem dos osteoclastos e as características típicas dessa célula que permite diferenciá-la de outras células. 
R=Osteoclastos - estas células apenas vivem cerca de 2 dias, são grandes e multinucleadas. Apresentam uma zona com vilosidades que se encontra em contacto com o osso formado, o qual destroem para retirar fósforo e cálcio.
5 - Pode-se classificar macroscopicamente o tecido ósseo em compacto e esponjoso. Como se distribuem esses tipos em um osso longo ? O que encontra-se nas cavidades do osso esponjoso ?
R=Tecido ósseo esponjoso: apresenta espaços medulares maisamplos, sendo formado por várias trabéculas, que dão aspecto poroso ao tecido. Tecido ósseo compacto: praticamente não apresenta espaços medulares, existindo, no entanto, além de canalículos, um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos: canais de Volkmann e canais de Havers.
12 - Em que ossos ocorre ossificação intramembranosa e em quais ocorre a endocondral ? Qual a diferença entre as duas?
R=) O processo de ossificação pode ocorrer de dois tipos:Ossificação Intramembranosa;
Ossificação Endocondral.
Ossificação Intramembranosa Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. Ocorre na membrana conjuntiva de revestimento e tem início pela diferenciação de células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) em grupos de osteoblastos.Os osteblastos sintetizam a matriz óssea que logo se calcifica, os aprisionando, sendo chamados agora de osteócitos, formando assim lâminas ósseas irregulares que gradativamente crescem e se fundem.Na face interna dos ossos cranianos, tem-se a atividade de osteoclastos, que reabsorvem a matriz óssea, permitindo o crescimento do cérebro. Ao mesmo tempo, na face externa, os osteoblastos produzem matriz óssea calcificada, mantendo a espessura do osso. A ossificação incompleta, nos pontos de sutura da caixa craniana, formam as “moleiras,” fontalenas.
A ossificação endocondral é responsável pela formação dos ossos curtos e longos. Ocorre sobre uma peça de cartilagem hialina, se assemelhando ao osso que será formado, porém menor. Este processo é dividido em duas etapas:
Primeiro: Ocorrem algumas modificações na cartilagem hialina, como a hipertrofia dos condrócitos, redução e mineralização da matriz cartilaginosa e a morte dos condrócitos, deixando cavidades na matriz.
Segundo: As cavidades deixadas pelos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e por células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) provenientes do conjuntivo. As células osteoprogenitoras se diferenciam em osteblastos e começam a produzir matriz óssea sobre os restos de cartilagem calcificada.
Com a produção de matriz óssea, os osteoblastos acabam se “aprisionando”, originando as lacunas e os canalículos, sendo agora chamado de osteócitos. Juntamente com a produção da matriz óssea, ocorre a invasão do osso pelos osteoclastos que pelo processo de reabsorção óssea cria um canal interno, formando o canal medular.
13. O tecido ósseo, muscular e nervoso são originados do mesmo tecido?
R= Eles não são originados do mesmo tecido.
41 - No processo de ossificação, o papel dos osteoclastos é:
a) Promover a deposição de cálcio nas epífises.
b) Reabsorver a matriz óssea. Gabarito (B)
c) Revestir o periósteo.
d) Reforçar as suturas cranianas.
e) Formar, por mitoses, os osteócitos. 
TECIDO HEMATOPOIÉTICO
1. Sobre o tecido hematopoiético, descreva as 3 linhagens de células e suas respectivas funções. 
TECIDO NERVOSO 
28- Descreva algumas funções do sistema nervoso.
31 - Use um desenho para explicar a sinapse química. 
33 – Descreva a importância das células da Glia? Como podemos diferenciá-las?
34 - Qual é o papel da célula de Schwann ? Que tipo celular desempenha esse mesmo papel no SNC? 
36- Descreva os componentes dos neurônios e suas funções. 
37- Como são classificados os neurônios de acordo com sua função?
 
R= O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.
A medula óssea é dotada de fibras reticulares e células- tronco medulares. Tais células são multipotentes (ou pluripotentes), ou seja, podem dar origem aos diversos tipos de células sanguíneas, e são descendentes das células-tronco embrionárias. As células-tronco embrionárias são totipotentes, ou seja, não só dão origem às células sanguíneas, como a qualquer outro tipo de célula do organismo.
A multiplicação das células-tronco produz tanto células-filhas que se comportam como células multipotentes, quanto células que se diferenciam em vários tipos de células do sangue. Numa primeira fase dessa diferenciação, as células-tronco dão origem a duas linhagens celulares: células-tronco mieloides, e células-tronco linfoides. As células-tronco mieloides originam as hemácias(glóbulos vermelhos ou eritrócitos), as plaquetas (ou trombócitos) e os leucócitos (glóbulos brancos), tais como neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos. Já as células-tronco linfoides dão origem aos linfócitos B e T.
47 - Sabemos que a fibra nervosa é formada pelo axônio e dobras envoltórias de diferentes células no SNC e no SNP, que são, respectivamente:
a) oligodendrócitos e astrócitos fibrosos.
b) oligodendrócitos e Células de Schwann. Gabarito (B)
c) astrócito protoplasmáticos e micróglia.
d) astrócitos protoplasmáticos e astrócitos fibrosos.
e) Células de Schwann e micróglia.
48 - A observação do desenho a seguir nos permite concluir que, na passagem do impulso nervoso pelas sinapses, ocorre:
a) A liberação de mediadores químicos ou de neurormônios. Gabarito (A)
b) O contato direto do axônio de uma célula com os dendritos de outra célula.
c) O fenômeno da bomba de sódio e potássio entre as células.
d) A troca de cargas elétricas ao nível das sinapses.
e) O envolvimento da bainha de mielina, que atua como um isolante elétrico.
50 - A sinapse é: 
a) Um tipo de fibra muscular envolvida no processo de contração cardíaca. 
b) Uma célula sangüínea envolvida na liberação de tromboplastina para o processo de coagulação.
c) Um tipo de reprodução sexuada, que envolve a formação de gametas, realizada por protozoários ciliados.
d) Uma região de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. Gabarito (D)
e) Um fenômeno que explica o fluxo de seiva bruta em espermatófitas.
52 - Estão numeradas de I a III, no esquema a seguir, as partes fundamentais do neurônio, que são, respectivamente:
a) I – axônio; II – dendritos; III – corpo celular
b) I – axônio; II – corpo celular; III – dendritos
c) I - dendritos; II – axônio; III - corpo celular
d) I – corpo celular; II – axônio; III – dentritos Gabaratito (D)
e) I – corpo celular; II – impulso nervoso; III – sinapse
A afirmativa que relaciona corretamente o número com o componente estrutural é:
1- axônio, 2- célula de Schwann, 3- dendrito.
1- dendrito, 2- corpo celular, 3- axônio.
1- corpo celular, 2- dendrito, 3- bainha de mielina.
1- bainha de mielina, 2- axônio, 3- dendrito. Gabarito (D)
 e- 1- nervo, 2- sinapse, 3- corpo celular.
TECIDO MUSCULAR
1 - Definir os seguintes termos : 
a) fibra muscular 
R=Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinaisde miofibrilas, responsáveis pela contracçãomuscular. . As fibras musculares podem ser agrupadas de acordo com o tipo de tecido que compõem: músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.
b) miofibrila
R=) Fibrila contrátil de natureza proteica presente nas células musculares.
c) sarcolema 
R=) fina camada de tecido conjuntivo que envolve a fibra muscular.
d) sarcoplasma 
R=citoplasma das fibras musculares.
e) retículo sarcoplasmático
R=O retículo sarcoplasmático é o retículo endoplasmático das células musculares. É especializado no armazenamento de íons cálcio,e quando libera esse cálcio para o citoplasmadá-se a contração muscular (deslizamento da actina sobre a miosina). O retículo sarcoplasmático encontra-se disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos. Retículo Endoplasmático e a contração muscular.
4 - Quais são as proteínas envolvidas na contração muscular ? Como isso ocorre ?
R=A proteína miosina é uma ATPase que se movimenta ao longo da actina e em presença de ATP, são responsáveis pela contração muscular. Estas proteínas são as principais componentes dos miofilamentos, os organelos que constituem o "esqueleto" das células musculares
5 – Qual a função do retículo sarcoplasmático na contração muscular ? 
R=Função do retículo sarcoplasmático em células musculares. O papel do retículo sarcoplasmático no controle da concentração de íons de cálcio dentro da célula muscular.
8 - O que são discos intercalares? Onde podemos observá-los?
R=Um disco intercalar, disco intercalado ou traço escalariforme de Eberth é uma membrana dupla ondulada que separa células adjacentes em fibras de músculo cardíaco. Os discos intercalares auxiliam a contração sincronizada do tecido cardíaco, e proporcionam maior adesão entre as células musculares cardíacas. Podemos observalos entre a separação de uma vertebra e outra na coluna vertebral.
	42. As afirmações a seguir, referem-se aos três tipos de tecido muscular humano.
I - Todos apresentam as miofibrilas, que são estruturas protéicas com capacidade de contração.
II - Como conseqüência da contratilidade, esses tecidos apresentam células com grande quantidade de mitocôndrias.
III - Actina e miosina são as proteínas responsáveis pela contração desses tecidos, num processo que necessita da presença de íons cálcio e magnésio.
Assinale:
a) se todas estiverem corretas. Gabarito (A)
b) se apenas I e II estiverem corretas.
c) se apenas I e III estiverem corretas.
d) se apenas II e III estiverem corretas.
e) se apenas III estiver correta. 
41 - No processo de ossificação, o papel dos osteoclastos é:
a) Promover a deposição de cálcio nas epífises.
b) Reabsorver a matriz óssea. Gabarito (B)
c) Revestir o periósteo.
d) Reforçar as suturas cranianas.
e) Formar, por mitoses, os osteócitos. 
Nome : Gilmar Junio Muniz Lima
Matricula : 0002111
Período: segundo 
Curso: Fisioterapia

Continue navegando

Outros materiais