Buscar

AV PROVA DIREITO PRECIDENCIÁRIO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCJ0022_AV_201307094384 » DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307094384 - ADRIELLE PRYSCILA ALMEIDA BORGES
	Professor:
	VIVIANE CRISTINA SILVA VAZ
	Turma: 9095/AO
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 21/11/2017 11:10:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201307927217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O artigo 2o, parágrafo único do Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê a possibilidade de aplicação excepcional do Estatuto para pessoas entre 18 e 21 anos de idade. Quando o Código Civil de 2002 entrou em vigor, a defensoria pública do Rio de Janeiro impetrou Habeas Corpus a favor de diversas pessoas maiores de 18 anos que cumpriam medida socioeducativa de internação por terem praticado ato infracional antes dos 18. A argumentação básica foi de que o novo Código Civil teria modificado a maioridade de 21 para 18 anos. O argumento da defensoria foi adequado?
		
	
Resposta: Não, pois ato infracional cometido foi antes da maioridade 18 anos. Neste modo infrator deverá permanecer internado até a idade de 21 anos se o prazo for de 3 anos para se cumprir. Após completar 21 anos nada mais poderá se fazer, se estiver internado deverá ser solto.
	
Gabarito: Não, pois a possibilidade de cumprimento da medida socioeducativa de internação não se relacionava com a antiga maioridade de 21 anos, mas sim com o prazo máximo da medida socioeducativa de internação, que é de três anos. Ou seja, aquele que praticasse o ato infracional bem perto de completar dezoito anos, poderia ser internado, desde que a medida não ultrapassasse o prazo máximo de três anos e a idade máxima de 21 anos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307190645)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Julieta deseja adotar uma criança. Desta forma, procura um advogado e menciona seu intento. O advogado lhe esclarece que quando já estiver habilitada e for chamada para adotar, já que integra o Cadastro nacional de adoção. Julieta indaga a seu advogado se a ação tramitará na vara de família. Como advogado(a) de Julieta, o que você esclareceria?
		
	
Resposta: No nosso sistema jurídico, todo processo que envolva criança ou adolescente tratando-se de adoção deverá ser competência jurisdicional dos juízados especiais da infancia e juventide.
	
Gabarito: Que não, pois a Justiça competente é a da Infância e juventude, consoante artigo 148, III do ECA
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307278132)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considera-se criança, para os efeitos das normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa até
		
	 
	doze anos de idade incompletos.
	
	quatorze anos de idade incompletos.
	
	treze anos de idade incompletos.
	
	treze anos de idade completos.
	
	doze anos de idade completos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307243393)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz - Adaptada: Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as afirmativas que se seguem: I) Na interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente serão levados em conta os fins sociais a que ele se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. II) É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. III) A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. IV) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; e, nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. V) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade. Estão CORRETAS:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II.
	 
	Todas as afirmativas.
	
	Apenas as afirmativas I e III.
	 
	Apenas as afirmativas I e IV.
	
	Apenas as afirmativas III e V.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307743639)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e de sua família para que possa ocorrer uma reavaliação de sua situação. Com base no texto apresentado, pergunta-se: qual o prazo máximo para apresentação do relatório:
		
	 
	6 meses
	
	9 meses
	
	Um mês
	 
	3 meses
	
	12 meses
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307723418)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base no disposto pela ECA em relação ao Direito fundamental à Educação, assinale a única alternativa CORRETA: É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
		
	 
	acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
	
	progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade exceto para o ensino médio.
	
	ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
	
	atendimento no ensino médio, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, sendo que este atendimento não abrange o ensino fundamental.
	 
	atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, exclusivamente na rede regular de ensino.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307675311)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva que contém aspecto ligado à descentralização político administrativa, constitucionalmente prevista, não exonerando os demais entes de qualquer responsabilidade com o público infanto juvenil:
		
	
	Criação e manutenção de programas específicos
	 
	Municipalização
	
	Federalização
	
	Participação da sociedade
	
	Fundos dos conselhos de direitos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307333535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	CONSIDERANDO AS NORMAS PREVISTAS PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM RELAÇÃO AOS CONSELHOS TUTELARES, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	
	O CONSELHO TUTELAR DEVE SER COMPOSTO DE 5 (CINCO) MEMBROS.
	
	EM CADA MUNICÍPIO E EM CADA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL HAVERÁ, NO MÍNIMO, 1 (UM) CONSELHO TUTELAR.
	
	OS MEMBROS DO CONSELHO SÃO ESCOLHIDOS PELA POPULAÇÃO LOCAL.
	 
	O MANDATO DOS CONSELHEIROS TEM A DURAÇÃO DE 3 (TRÊS) ANOS.
	
	É PERMITIDA 1 (UMA) RECONDUÇÃO PARA A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO, MEDIANTE NOVO PROCESSO DE ESCOLHA.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307346650)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o que dispõe o ECA acerca das Medidas de Proteção, podemos afirmar que estas medidas:
		
	
	poderão ser aplicadas cumulativamente apenas para crianças, mas não poderão ser substituídas antes do prazo mínimo de seis meses;
	
	poderão ser aplicadas sempre isoladamente, mas não poderão ser substituídas a qualquer tempo;
	
	poderão ser aplicadas cumulativamente apenas para adolescentes, mas não poderão ser substituídas antes do prazo mínimo de seis meses;
	
	poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, mas não poderão ser substituídas antes do prazo mínimo de dois meses;
	 
	poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente,bem como substituídas a qualquer tempo;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307176721)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta: "A diretora de uma escola municipal constatou que a aluna Silvia, de 12 anos de idade, tem apresentado, constantemente, vários hematomas em seu corpo. Questionando-a sobre isto, tem a seguinte resposta da menor, de forma evasiva: "É que eu caio muito, brincando com minhas amigas." Tal resposta não convence a diretora, que suspeita que Silvia sofre maus-tratos."
		
	 
	A diretora deve comunicar, imediatamente, este fato ao Conselho Tutelar, a fim de não ser penalizada.
	
	A diretora pode omitir-se nesta situação, por entender que qualquer providência que for tomada pode prejudicar Silvia ainda mais.
	
	A diretora deve, primeiro, chamar os pais da menor para apurar este fato e só depois comunicar a sua suspeita a quem tenha competência para punir os responsáveis.
	
	A diretora deve comunicar, imediatamente, este fato à Justiça da Infância e da Juventude, a fim de não ser penalizada.
	
	A diretora pode tranqüilamente resolver este assunto somente no âmbito escolar, e, inclusive, punir os responsáveis.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 01/09/2017 até 24/11/2017.
Parte inferior do formulário

Continue navegando