Buscar

Avaliando aprendizado RTM II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602495659)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O campo da terapia manual vê o sistema musculoesquelético dentro de um contexto muito amplo, sobretudo como uma parte integrante e inter-relacionada do organismo humano, uma vez que ele se comunica diretamente com o cérebro através de estimulo-resposta por meio, dos órgãos proprioceptivos PORQUE Embora a maioria dos terapeutas aceite que o toque gera integração do corpo total e este inclui o sistema musculoesquelético, conceitos, específicos e utilizáveis a respeito de como essa integração ocorre parecem ser limitados mostrando uma adequação do toque sobre alterações neste sistema porém sem termos muitas comprovações.
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602495740)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade
		
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Somente 1 é verdadeira
	
	Somente 4 é verdadeira
	
	2 e 3 são verdadeiras
	
	1 e 3 são verdadeiras
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602554301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Síndrome do túnel do carpo pode ter o seguinte nervo lesionado:
		
	
	Nervo Ciático
	
	Nervo Ulnar
	
	Nervo Fibular
	 
	Nervo Mediano
	
	Nervo Radial
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602495674)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.... Por isso, o contato manual possibilita a transmissão de mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Baseado nesta afirmação descreva qual estrutura do corpo consegue perceber e diferenciar estas informações, e cite qual a estrutura que é responsável em todas as estruturas corporais transformar este estimulo sensitivo em estimulo motor.
		
	
	Tendão e Cérebro
	
	Cérebro e unidades motoras
	
	Músculo e Vísceras
	
	OTG e Fuso neuro muscular
	 
	Cérebro e órgãos proprioceptivos
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602495733)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo, mesmo depois que a visão e a audição começam a desaparecer. Contudo, sabemos que existem indicações e contra indicações para aplicação do toque assim como, a pressão que deverá ser levada em consideração de acordo com o tecido. Levando em consideração o acima descrito, dê exemplos de pressão e profundidade no ato do toque e diga ao menos 2 contra indicação para a utilização do toque na área afetada.
		
	
	Cicatriz e suor
	
	Feridas abertas e Dor
	 
	Feridas abertas e Doenças de pele
	
	Edema e dor
	
	Dor e Ruborização
	1a Questão (Ref.:201602554325)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Lesões de nervos espinhais podem ocasionar sintomas bem característicos, tais como:
		
	
	Mão em garra (lesão de nervo radial)
	
	Punho caído (lesão do nervo mediano)
	
	Mão em garra (lesão de nervo mediano)
	
	¿Mão em bênção¿ (lesão de nervo ulnar)
	 
	Punho caído (lesão de nervo radial)
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602522282)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Paciente sexo feminino 21 anos, deu entrada em uma clínica de fisioterapia com queixa de dor no ombro direito." No exame físico o Fisioterapeuta observou que ao realizar o movimento ativo e passivo de abdução de ombro até 90˚ esta relatava dor. Ao repetir o exame com flexão lateral da cervical contralateral com extensão de punho a dor piorou consideravelmente com diminuição do arco de movimento. Qual deverá ser a causa da dor?
		
	
	Muscular, articular e neural
	
	Articular
	 
	Neural
	
	Muscular e articular
	
	Neural e articular
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602495548)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O exercício profissional da manipulação do tecido mole (incluindo a massagem) requer a consideração de vários requisitos essenciais. Podemos afirmar: I. Todo terapeuta deve conduzir-se por um alto nível de profissionalismo durante os tratamentos da massagem, realmente da mesma maneira que ele realizaria qualquer outra modalidade de tratamento. II. Observando os padrões ideais de higiene pessoal e limpeza, o terapeuta faz com que o paciente se sinta confiante para um tratamento profissional e eficaz. III. Como a massoterapia envolve a exposição da parte do corpo a ser tratada e o contato direto do paciente pelo terapeuta, não deve haver constrangimentos em deixar em exposição grande parte do corpo, inclusive as não tratadas. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I e II.
	
	I e III.
	
	I, II e III.
	
	Somente a III.
	
	Somente a I.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602558284)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva é uma técnica de terapia manual usada para modular a dor e tratar disfunções articulares que limitam a amplitude de movimento. Sobre essa técnica assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	A mobilização é um movimento passivo de alta velocidade e pequena amplitude de forma que o paciente não pode impedi-lo. O movimento é realizado no final do limite patológico com intençao de alterar o posicionamento e liberar aderências.
	
	A mobilização passiva é indicada para pacientes com fraturas não consolidadas, tumores e osteoporose.
	 
	Os graus I e II de mobilização devem ser utilizados na fase aguda com o objetivo de promover a analgesia. Os graus III e IV são utilizados na fase sub aguda e crônica com o objetivo de aumentar a amplitude de movimento.
	
	A mobilização passiva é indicada para pacientes com hipermobilidade e doenças sistêmicas do tecido conectivo.
	
	A manipulação é um movimento passivo realizado pelo terapeuta com velocidade baixa, podendo ser interrompido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602567562)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	M. I. A., 45 anos, teve um episódio de artrite séptica no quadril direito, que foi devidamente diagnosticado e tratado pelo reumatologista. Porém, pela imobilização prolongada e pela própria patologia, a paciente precisou ser encaminhada para a fisioterapia, pois apresentava quadro de fraqueza muscular (quadríceps, glúteo máximo e glúteo médio) e dor durante os movimentos de flexão e abdução do quadril, com certa limitação de ADM destes mesmos movimentos. Para o ganho de ADM de flexão e abdução do quadril, devem ser realizadas as seguintes manobras, respectivamente:
		
	 
	Deslizamento posterior e deslizamento caudal da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento caudal e deslizamento anterior da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento anterior e deslizamento posterior da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento posterior e deslizamento anterior da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento anterior e deslizamento caudal da cabeça do fêmur
	1a Questão (Ref.:201602214597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São Efeitos da tração vertebral, exceto:
		
	 
	Aumento da ativação muscular;
	
	Alonga os tecidos moles;Relaxamento muscular;
	
	Aumenta espaço entre as superfícies articulares;
	
	Redução de protusão discal;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602495468)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva tem por objetivo recuperar a elasticidade e a plasticidade dos tecidos moles e densos. Em relação às contraindicações da técnica, podemos citar: I. Pacientes com hipermobilidade. II. Artrodeses. III. Processos inflamatórios epiteliais. IV. Fraturas não consolidadas.
		
	
	Todas as alternativas são corretas.
	
	Existem duas alternativas corretas.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	 
	Existem três alternativas corretas.
	
	Existe uma alternativa correta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601558076)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. João, 72 anos, viúvo, com sobrepeso, possui sinais radiológicos de lesões articulares indicativos de osteoartrose moderada no joelho direito, acompanhada de sintomatologia caracterizada por rigidez articular e dor localizada, que piora com atividade física e diminui com repouso. Na avaliação clínica, verificou-se ainda hipotrofia do quadríceps direito, crepitação, redução da amplitude articular e da percepção cinestésica, o que está promovendo insegurança para realizar atividades da vida diária. Dentre as propostas de tratamento para esse paciente, optou-se por mobilizações passivas articulares. Com relação a esse procedimento, pode-se afirmar: I. Auxilia na circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa. II. Aumenta a força muscular e a resistência física. III. Favorece o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de materiais na articulação. IV. Ajuda a manter a percepção de movimento do paciente.
		
	 
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601562037)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva tem por objetivo recuperar a elasticidade e a plasticidade dos tecidos moles e densos. Em relação às contraindicações da técnica, podemos citar: I. Pacientes com hipermobilidade. II. Artrodeses. III. Processos inflamatórios epiteliais. IV. Fraturas não consolidadas.
		
	
	Existe uma alternativa correta.
	
	Existem duas alternativas corretas.
	 
	Existem três alternativas corretas.
	
	Todas as alternativas são corretas.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602558305)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considerando-se a classificação das lesões nervosas periféricas, um paciente que apresenta bloqueio de condução nervosa resultante da perda da continuidade de todo tronco nervoso tem uma lesão do tipo:
		
	 
	Neuropraxia
	
	Axonotmese
	
	Neuropatia
	
	Neurocitoma
	 
	Neurotmese
	
	1a Questão (Ref.:201602417302)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Dentre as técnicas de mobilização articular, podemos citar a mobilização passiva e a mobilização intra articular. Com relação a essas técnicas, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos artrocinemáticos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos fisiológicos, como por exemplo, os movimentos de flexão e extensão
	
	Todas alternativas são corretas
	 
	A mobilização passiva é responsável por restabelecer os movimentos artrocinemáticos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos fisiológicos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601564681)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A tração espinhal é um procedimento muito utilizado na fisioterapia, com indicação para radiculopatias. Dentre as contraindicações para seu uso, podemos citar:
		
	
	Tumores.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Distúrbios hemorrágicos.
	
	Osteoporose avançada.
	
	Hipertensão não controlada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602495805)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização articular das articulações é um recurso fisioterapêutico amplamente utilizado na prática clinica. São indicações da mobilização articular, exceto.
		
	 
	Melhorar a cicatrização de ligamentos lesionados.
	
	Testar a sensação final do movimento articular.
	
	Alívio de dor na articulação.
	
	Aumentar a amplitude de movimentos articular.
	
	Melhorar a nutrição e lubrificação da cartilagem articular.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602495484)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carlos, um senhor de 58 anos de idade, compareceu na clínica de fisioterapia com diagnóstico clínico de lombalgia. O fisioterapeuta avaliou o paciente e constatou que ele sente dor localizada na região lombar que irradia para o membro inferior esquerdo e uma contratura no músculo quadrado lombar esquerdo. Em relação a esse paciente, o fisioterapeuta decide, então, tomar as seguintes providências: I. Prescrever drenagem linfática. II. Prescrever massoterapia. III. Prescrever tração.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602495518)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carolina, 29 anos, atendente de consultório dentário, é encaminhada para o ambulatório de fisioterapia com quadro de lombociatalgia (dor lombar com irradiação pelo nervo isquiático). À avaliação, relata ser hipertensa e muito tensa, demonstrando medo e instabilidade emocional. O fisioterapeuta, após exame físico, opta por fazer uso da tração lombar elétrica intermitente. Com relação ao caso exposto, pode-se afirmar:
		
	
	A indicação do uso de tração foi pertinente, pois Carolina está apresentando uma radiculopatia.
	
	A indicação do uso de tração foi pertinente, pois, além de diminuir quadro álgico, ainda favorece um equilíbrio emocional, tratando suas fobias.
	
	A indicação do uso da tração foi inadequada, pois a dor é uma contraindicação para seu uso.
	
	A indicação do uso da tração foi pertinente, pois Carolina é portadora de uma dor irradiada.
	 
	A indicação do uso da tração foi inadequada, pois Carolina apresenta contraindicações para seu uso.

Continue navegando