Buscar

BDQ TRIBUTARIO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201507224334)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constituem modalidade de receita derivada, exceto:
		
	
	penalidades pecuniárias
	
	contribuições
	
	taxas
	
	tributos
	 
	preços públicos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201507222319)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As despesas realizadas pela Guarda Municipal de Niterói e do Rio de Janeiro são fiscalizadas, externamente, respectivamente:
 
		
	 
	Pela Câmara Municipal de Niterói, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com auxílio do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
 
	
	Pelo sistema de freios e contra pesos próprios da nossa Constituição.
	
	 Pelo Congresso Nacional com auxílio do TCU.
	
	Pelo sistema de cada Poder auxiliado pelo TCU.
	
	Pela Câmara dos Vereadores de Niterói com o Auxílio do Tribunal e Contas da União (TCU) e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506907044)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quando a autoridade competente exara despacho determinando que a despesa seja paga, é possível afirmar que a despesa se encontra na fase:
		
	
	da liquidação
	 
	da ordenação
	
	do lançamento
	 
	do empenho
	
	do pagamento
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507199196)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	OS VALORES DESPENDIDOS PELO ESTADO, NA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS, CLASSIFICAM-SE COMO:
		
	 
	despesas de capital;
	
	diversas inversões financeiras.
	
	transferências correntes sob a modalidade de ¿diversas transferências correntes";
	
	
	
	extraordinárias sob a forma de encargos diversos;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201507298571)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	8. São requisitos à concessão de incentivo de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita: I. Demonstração de que a renúncia foi considerada na estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes. II. Demonstração de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias. III. Acompanhamento de medidas de compensação por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição. IV. Demonstração da adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias. Quais estão corretos?
		
	
	Apenas I, II e III.
	 
	Apenas I, II, III e IV.
	
	Apenas II e IV.
	
	a) Apenas I
	 
	Apenas III.
	
	
	1a Questão (Ref.:201506963267)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O orçamento da União deve reunir, em única lei, os orçamentos referentes aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O ciclo orçamentário constitui processo contínuo pelo qual recursos e dispêndios em projetos e programas serão propostos, aprovados e finalmente executados. O orçamento clássico ou tradicional é aquele que:
		
	
	expõe com destaque as metas, os objetivos e as intenções do Governo.
	
	apresenta um planejamento estratégico com vigência de oito anos.
	 
	trata-se de um simples relacionamento das receitas a arrecadar e das despesas de custeio, tem cunho de planejamento.
	
	apresenta um planejamento estratégico com vigência de quatro anos.
	 
	trata-se de uma simples exposição das receitas a arrecadar e das despesas de custeio, não tem cunho de planejamento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201507224820)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Código Tributário Nacional (CTN), instituído pela Lei n.º 5172, de 25 de outubro de 1966, foi elevado ao status de Lei Complementar pelo Supremo Tribunal Federal em inúmeros julgados, concretizando o art. 145, da Constituição da República de 1988. Segundo o CTN, qual conceito abaixo está correto?
		
	 
	Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
	
	NRA
	
	As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o custeio de obra pública, que enseja valorização imobiliária.
	
	Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação dependente de atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
	
	Contribuição de melhoria é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201507154277)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa INCORRETA: Pode-se instituir taxa para custear:
		
	
	Coleta de Esgoto
	 
	Fornecimento de Energia Elétrica
	
	Fiscalização de Funcionamento de Estabelecimento Comercial
	
	Expedição de Passaporte
	
	Coleta Domiciliar de Lixo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507255970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as TAXAS, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.
	 
	A taxa pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto e ser calculada em função do capital das empresas.
	
	A cobrança de taxa independe de contraprestação do Estado, decorre de seu ius imperium.
	
	As taxas têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
	
	Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201507224401)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As taxas, no direito tributário, são espécies tributárias que decorrem, entre outros fatos geradores, do exercício regular do poder de polícia. Sobre estes, julgue os itens a seguir: I. entende-se por regular o poder de polícia quando desempenhado por órgão competente, nos limites da lei, observando o devido processo legal, e exercida sem desvio ou excesso de poder; II. a exigência da taxa em decorrência do exercício do poder de polícia não mais exige a concreta fiscalização por parte dos órgãos competentes, ou seja, a simples regulação de certas atividades por meio de atos normativos também caracteriza este poder; III. a atuação fiscalizadora do Estado, em rigor, visa ao interesse da coletividade e não ao do contribuinte da taxa, isoladamente. É este, porém, que provoca a atuação do Estado, sendo isso que justifica a imposição da taxa; IV. exercendo o poder de polícia, o Estado impõe restrições aos interesses individuais em favor do interesse público, conciliando esses interesses. Estão corretos:
		
	 
	apenas os itens I e III
	
	apenas os itens III e IV
	 
	todos os itens estão corretos
	
	apenas os itens II, III e IV
	
	apenas os itens I, III e IV
	
	1a Questão (Ref.:201507199192)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa CORRETA em relação às leis orçamentárias.
		
	 
	As leisde iniciativa do Poder Executivo deverão estabelecer o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais, afora a competência reservada à lei complementar para dispor sobre os orçamentos.
	
	A iniciativa das leis orçamentárias é atribuída aos Poderes Executivo e Legislativo dos entes federativos.
	
	O Plano Plurianual compreende as metas e prioridades da Administração Pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientando a elaboração da lei orçamentária anual e, também, dispondo acerca das alterações na legislação tributária e estabelecendo a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
	
	A Lei de Diretrizes Orçamentárias ¿ LDO estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para aquelas relativas aos programas de duração continuada.
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201507199207)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A União promove a venda de ações que possui em empresa estatal e, em decorrência, pode-se afirmar que
		
	
	a receita obtida é classificada como corrente.
	
	o produto da venda constitui receita tributária.
	
	o valor da venda das ações tem a mesma classificação das receitas auferidas pelo poder de polícia administrativa.
	
	a venda de ações das empresas estatais da União resulta em receitas equivalentes ao produto da arrecadação de receitas correntes patrimoniais.
	 
	se trata de receita de capital.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201507135370)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XX EXAME DE ORDEM - FGV) O Estado Alfa institui, por meio de lei complementar, uma taxa pela prestação de serviço público específico e divisível. Posteriormente a alíquota e a base de cálculo da taxa vêm a sermodificadas por meio de lei ordinária, que as mantém em patamares compatíveis com a natureza do tributo e do serviço público prestado. A lei ordinária em questão é:
		
	 
	D) integralmente válida, pois a matéria por ela disciplinada não é constitucionalmente reservada à lei complementar.
	
	C) parcialmente válida ¿ apenas no que concerne à alteração da alíquota, pois a modificação da base de cálculo só seria possível por meio de lei complementar.
	
	A) integralmente inválida, pois lei ordinária não pode alterar lei complementar.
	
	B) parcialmente válida ¿ apenas no que concerne à alteração da base de cálculo, pois a modificação da alíquota só seria possível por meio de lei complementar.
	
	Nenhuma das respostas propostas está correta.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507293235)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a alternativa incorreta:
		
	
	A obrigação de enviar declaração para a receita estadual é considerada acessória.
	
	A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações positivas ou negativas nela previstas.
	 
	A obrigação de enviar a declaração de imposto de renda é considerada principal.
	
	A obrigação de pagar o IPVA é considerada principal.
	 
	A obrigação principal surge da ocorrência do fato gerador e tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201507223348)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São princípios orçamentários, exceto:
		
	 
	equilíbrio
	
	Unidade
	
	discriminação
	
	Universalidade
	 
	anterioridade
	
	
	1a Questão (Ref.:201507233393)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a dinâmica dos precatórios, marque a alternativa correta:
		
	
	as requisições de pequeno valor (RPV) são aqueles definidos lei específica, por cada ente da federação que poderá fixar qualquer valor, de acordo com a sua capacidade econômica;
	
	os RPV somente serão pagos em 60 dias, caso seja apresentado até 1 julho do ano em curso
	
	caso algum estado da federação não tenha fixado o valor do RPV, será considerado, para os devidos fins, o valor de 30 (trinta) salários mínimos
	
	N.D.A.
	 
	o credor de um precatório poderá renunciar ao valor excedente, para que o pagamento seja feito por meio RPV, desde que o faça de forma expressa e antes da expedição do ofício requisitório.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201507142992)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para obter autonomia financeira, o Estado pratica algumas atividades financeiras. Essas atividades tem o intuito de arrecadar valores, efetuar o gasto dos valores arrecadados, prever e controlar as arrecadações e os gastos e, se necessário, obter empréstimos. Neste sentido, marque a alternativa que contenha as atividades financeiras do Estado, na ordem proposta acima.
		
	 
	Orçamento Público, Receita Pública, Crédito Público e Empréstimo Público.
	
	Receita Pública, Despesa Pública, Empréstimos Públicos e Crédito Público.
	 
	Receita Pública, Despesa Pública, Orçamento Público e Crédito Público
	
	Receita Pública, Despesa Pública, Crédito Público e Empréstimos Públicos.
	
	Receita Pública, Despesa Pública, Crédito Público e Orçamento Público
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506907049)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Receita pública é todo recurso obtido pelo Estado para atender às despesas públicas. Quanto à regularidade, podem ser:
		
	
	correntes e de capital.
	
	efetivas e não efetivas
	 
	ordinárias e extraordinárias
	 
	orçamentárias e extra orçamentárias.
	
	originárias e derivadas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507197607)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Município Alfa realizou obras nas praças públicas de determinado bairro, incluindo iluminação e arborização. Tais obras acarretaram a valorização imobiliária de dezenas de residências daquela região. Em decorrência disso, o município instituiu contribuição de melhoria. Sobre a contribuição em questão, segundo o CTN, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	É válida, porque foi instituída para fazer face ao custo de obra pública da qual decorre a valorização imobiliária.
	
	É inválida, porque deveria ter, como limite individual, o valor global da despesa realizada pelo Poder Público na obra e não a valorização de cada imóvel.
	
	Nenhuma assertiva está correta
	
	É válida, mas poderia ter sido instituída independentemente da valorização dos imóveis dos contribuintes.
	
	É inválida, pois deveria ter sido instituída pelo Estado Beta, onde está localizado o Município Alfa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506305637)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	De acordo com o Código Tributário Nacional, a obrigação que surge com a ocorrência do fato gerador e tem por objeto o pagamento de penalidade pecuniária é denominada:
		
	
	acessória.
	 
	punitiva.
	
	indireta.
	 
	principal.
	
	secundária.

Continue navegando