Buscar

a busca da verdade (sócrates)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A BUSCA DA VERDADE
**SOCRATES E O CONCEITO **
Sócrates (c.470-399 a.C)
Nada deixou escrito.Suas ideias fora divulgadas por Xenofonte e Platão,dois de seus discípulos .Nos diálogos de Platão, Sócrates sempre figura como o principal interlocutor.Já o comediógrafo Aristófanes o ridiculariza ao incluí-lo entre os sofistas.
Sócrates costumava conversar com todos,fossem velhos ou moços,nobres ou escravos.A partir do pressuposto “só sei que nada sei”,que consiste justamente na sabedoria de reconhecer a própria ignorância ,inicia a busca do saber. Os métodos de indagação de Sócrates provocaram os poderosos do seu tempo,que o levaram ao tribunal sob a acusação de não crer em deuses da cidade e corromper a mocidade.Por essa razão foi condenado à morte .
Qual é, porém o perigo de seu método?
Ele começava pela fase “destrutiva”,a ironia ,termo que em grego significa “perguntar,fingindo ignorar”.
Diante do oponente, que se diz conhecedor de determinado assunto Sócrates afirma inicialmente nada saber.Com hábeis perguntas,desmonta as certezas até que o outro reconheça a própria ignorância (ou desista da discussão).
A segunda etapa do método, a “maiêutica” em grego (parto),foi assim denominada em homenagem à sua mãe,que era parteira.Segundo Sócrates enquanto ela fazia parto de corpos,ele “dava à luz” ideias novas.Após destruir o saber meramente opinativo(a dóxa) em dialogo com seu interlocutor,dava inicio à procura da definição do conceito,de modo que o conhecimento saísse “de dentro” de cada um.Esse processo está bem ilustrado nos diálogos de Platão,e é bom lembrar que ,no final,nem sempre se chegava a uma conclusão definitiva:são os chamados diálogos “aporéticos”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando