Buscar

TANATOLOGIA simulados

Prévia do material em texto

TANATOLOGIA
	1a Questão (Ref.:201503349226)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
		
	
	Somente a afirmativa II é correta
	
	Somente a afirmativa III é correta
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503508785)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. 5. Que nome é dado à morte logo após a PCR?
		
	 
	Morte Clínica
	 
	Morte absoluta
	
	Morte aparente
	
	Morte Real
	
	Morte Invertida
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503574036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Conceito de Morte Invertida, de acordo com os estágios do historiador Philippe Ariès, melhor se adequam: |
		
	
	À morte anunciada, pública.
	 
	À Morte negada.
	
	À Morte Aparente.
	
	À Morte do outro.
	
	À Morte Simbólica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503727725)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte: a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. Em qual delas pode ocorrer o desligamento de aparelhos que mantém a pessoa viva?
		
	
	Morte aparente
	
	Em qualquer uma delas
	
	Morte relativa
	
	Em nenhuma delas
	 
	Morte absoluta
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503727728)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte : a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. 1. Morte aparente: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte. Era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado. 2- Morte relativa: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Morte absoluta: desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). 4. Morte relativa: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 5. Morte aparente: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). Quais as alternativas estão corretas?
		
	 
	Somente 1, 2 e 3.
	
	Nenhuma das opções
	
	Somente 1, 2 e 5.
	
	Somente 1, 3 e 5.
	
	Somente 2, 3 e 4.
	1a Questão (Ref.:201503723834)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A síndrome neuroléptica maligna é um grave efeito colateral do uso de antipsicóticos, caracterizada por:
		
	
	Movimentos involuntários, principalmente da musculatura oro-língua-facial, ocorrendo protusão da língua com movimentos de varredura látero-lateral, acompanhados de movimentos sincrônicos da mandíbula. O tronco, os ombros e os membros também podem apresentar movimentos discinéticos.
	
	Tremor de extremidades, hipertonia e rigidez muscular, sialorreia, hipercinesia e fácies inexpressiva
	
	Movimentos espasmódicos da musculatura do pescoço, boca, língua e às vezes um tipo crise oculógira, quando os olhos são forçadamente desviados para cima.
	 
	Intensa hipertermia (38-41°C) e distúrbios autonômicos como: rigidez muscular grave, sudorese abundante, disfagia, tremor, incontinência, alteração do nível de consciência, mutismo, taquicardia/taquipneia, PA elevada ou instável, crise oculógira, sialorreia, complicações respiratórias, convulsões tônico-clônicas generalizadas
	
	Inquietação psicomotora, desejo incontrolável de movimentar-se e sensação interna de tensão. O paciente assume uma postura típica de levantar-se a cada instante, andar de um lado para outro e, quando compelido a permanecer sentado, não para de mexer suas pernas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503724053)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os distúrbios das funções psíquicas nos leva ao entendimento da formação das patologias psiquiátricas. Relacionado a este tema responda: A alucinação é um distúrbio qualitativo de qual função psíquica?
		
	
	Linguagem
	
	Consciência
	
	Pensamento
	 
	Sensopercepção
	
	Orientação
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503723873)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São drogas utilizadas para o tratamento das psicoses agudas e crônicas, eficazes nos quadros de agitação psicomotora e na eliminação dos sintomas produtivos (delíros e alucinações). São drogas pertencentes ao grupo de medicamentos descritos acima com exceção de:
		
	 
	Fluxetina 20mg;
	
	Transtorno bipolar.
	
	Clorpromazina 25mg.
	
	Haloperidal 5mg;
	
	Risperidona 2mg;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503724048)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A alucinação é um distúrbio qualitativo de qual função psíquica?
		
	 
	sensopercepção
	
	pensamento
	
	consciência
	
	orientação
	
	linguagem
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503724289)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Norma é moradora de uma Residência Terapêutica e vive na casa há apenas 3 mêses, marque a alternativa com 2 critérios utilizados para que um usuário de saúde mental seja inserido neste dispositivo:
		
	
	Diagnóstico de Neurose e de dependência química
	
	Longa internação psiquiátrica e diagnóstico de dependência química
	 
	Longa internação psiquiátrica e sem vínculo familiar
	
	Diagnóstico de psicose e muitas internações psiquiátricas
	
	Diagnóstico de Psicose e sem vínculo com a família
	1a Questão (Ref.:201502854082)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Através da História, a morte assume diferentes sentidos para os diferentes povos. O significado que cada povo atribui à morte, historicamente falando, reflete:
		
	
	A desvalorização da morte naquela sociedade
	
	O sentido que a vida tem para um determinado povo
	
	A importância da dor do morrer para aquele povo
	
	O valor que aquela cultura dá às pessoas
	 
	A importância do morto naquela sociedade
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502854079)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No século XX, a morte é considerada invertida por que: I) tem caráter de vergonha, de fracasso. II) é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida. III) adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição. IV) o homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502813562)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É atitude natural do paciente terminal quando enfrenta o estágio da raiva:
		
	
	Estabelecer uma relação de barganha com a equipe em relação aos cuidados
	
	Parar de queixar-se e aceitar os cuidados de enfermagem de forma passiva
	
	Estabelecer uma aproximação maior com a equipe de enfermagem
	
	Ficar indiferente aos cuidados de enfermagem
	 
	Ficar impaciente, reclamarmuito e tratar mal a equipe de enfermagem
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503541904)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Houve uma mudança de cultura a cerca de onde o paciente terminal deveria permanecer até o óbito. Antes o paciente morria em casa e agora no hospital. O nome dado a essa representação de morte é:
		
	
	Morte em si
	 
	Morte invertida.
	
	A morte do outro: morte romântica
	
	Vida do cadáver, vida na morte
	
	Morte domada
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502928098)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente terminal é aquele em que todos os esforços diagnósticos e terapêuticos foram realizados e não houve resposta favorável. É nesta realidade que surgem os cuidados paliativos como opção digna e ética para estes pacientes sem possibilidades terapêuticas. Considerando os paradigmas dos cuidados paliativos, analise os itens: I. Os cuidados paliativos aumentam a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença terminal e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. II. Os limites do curar são mais amplos que o do cuidar. III. Dar suporte psicológico, social e o espiritual ao doente terminal e seus familiares não se constitui cuidado paliativo. IV. Para o paciente terminal, o cuidado de enfermagem abrange uma visão humanística que considera não somente a dimensão física, mas também as preocupações psicológicas, espirituais e sociais do paciente. Leia as alternativas acima e escolha a opção correta:
		
	
	Os itens I, II e III e IV estão corretos.
	
	Os itens I, II e III estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	 
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	1a Questão (Ref.:201502928098)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente terminal é aquele em que todos os esforços diagnósticos e terapêuticos foram realizados e não houve resposta favorável. É nesta realidade que surgem os cuidados paliativos como opção digna e ética para estes pacientes sem possibilidades terapêuticas. Considerando os paradigmas dos cuidados paliativos, analise os itens: I. Os cuidados paliativos aumentam a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença terminal e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. II. Os limites do curar são mais amplos que o do cuidar. III. Dar suporte psicológico, social e o espiritual ao doente terminal e seus familiares não se constitui cuidado paliativo. IV. Para o paciente terminal, o cuidado de enfermagem abrange uma visão humanística que considera não somente a dimensão física, mas também as preocupações psicológicas, espirituais e sociais do paciente. Leia as alternativas acima e escolha a opção correta:
		
	
	Os itens I, II e III estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Os itens I, II e III e IV estão corretos.
	 
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503363127)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São características da etapa conhecida como Morte do Outro, segundo Philippe Ariès:
		
	 
	Ofícios fúnebres.
	
	Sepulturas.
	
	Embalsamamentos.
	
	Negação da enfermidade.
	
	Testamentos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503419090)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a epidemiologia do suicídio inclui: I. A taxa de suicídios entre os alcoolistas é diminuída por um fator de 12 a 75 vezes. II. Doenças incapacitantes e potencialmente mortais tais como acidentes vasculares cerebrais, cânceres e AIDS podem levar ao estado de ideação suicida. III. As mulheres pensam em suicidar-se ou tentam fazê-lo com mais frequência do que os homens. IV. As tentativas de suicídio são sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas em mulheres do que em homens
		
	
	Apenas II e IV estão corretas.
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503499528)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A.C.B, tem 08 anos, após a separação dos pais tornou-se triste, calada, se recusando a participar das brincadeiras na escola, apresenta dificuldades para conciliar o sono e para alimentar-se,. esses sentimentos podem ser vivenciados também no luto, qual o tipo de morte que esta criança está vivenciando?
		
	
	morte absoluta
	 
	morte simbolica
	
	Morte real
	
	Morte aparente
	
	Morte encefálica
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503546930)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao diagnóstico da realidade da morte, assinale a alternativa que apresenta fenômenos abióticos imediatos
		
	
	Rigidez cadavérica; resfriamento do corpo; mancha verde abdominal.
	
	Desidratação; manchas de hipóstase; resfriamento do corpo.
	 
	Cessação da circulação; cessação da respiração; perda da consciência
	
	Rigidez cadavérica; cessação da respiração; resfriamento do corpo.
	
	Resfriamento do corpo; manchas de hipóstase; rigidez cadavérica.

Continue navegando