Buscar

ECA avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

1.
		As gestantes ou mães que manifestem interesse de entregar o filho para adoção deverão, obrigatóriamente, sem constrangimento, serem encaminhadas para...........? MARQUE A RESPOSTA CORRETA!
	
	
	
	
	MÉDICO QUE FARÁ O PARTO;
	
	 
	CONSELHO TUTELAR;
	
	 
	JUÍZO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE;
	
	
	MINISTÉRIO PÚBLICO;
	
	
	CONSELHO DE DIREITOS;
	
	
	
		
	
		2.
		Segundo o ECA, ¿A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.¿ Nesse sentido, entende-se por I castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente e que lhes cause sofrimento físico ou lesão. II tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que lhes humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. III tratamento cruel ou degradante a alienação parental praticada por um dos genitores, por ser uma forma de humilhar a criança ou o adolescente. Assinale a opção correta.
	
	
	
	
	Todos os itens estão certos.
	
	 
	Nenhum item está certo.
	
	
	Apenas o item III está certo.
	
	
	Apenas os itens II e III estão certos.
	
	 
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	
	
		
	
		3.
		VUNESP - 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria I - Adaptada Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Essa afirmativa encontra fundamento nos princípios da:
	
	
	
	
	Participação Popular e Fidelidade.
	
	
	Brevidade e Excepcionalidade.
	
	
	Prioridade Absoluta e Proteção Integral.
	
	
	Dignidade da Pessoa Humana e Legalidade.
	
	
	Condição Peculiar de Pessoa em Desenvolvimento e Eficiência.
	
	
		
	
		4.
		De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as assertivas abaixo no que tange à absoluta prioridade: I - Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, além da precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. II - Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a assertiva correta:
	
	
	
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	
	
	Estão corretas as assertivas II e III
	
	
	Estão corretas as assertivas I e II
	
	
	Todas as assertivas estão incorretas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:
	
	
	
	 
	é possível a colocação da criança em família substituta através da adoção.
	
	
	o estado de miserabilidade dos pais é suficiente para destituição do poder familiar.
	
	
	A adoção poderá ser efetivada tendo como adotantes os avós.
	
	 
	a curatela constitui modalidade de colocação em família substituta trada pelo ECA.
	
	
	dentre os critérios para colocação da criança em família substituta, não deve ser considerada a opinião da criança.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que pessoas com até doze anos de idade incompletos são consideradas crianças e aquelas entre doze e dezoito anos incompletos, adolescentes. Estabelece, ainda, o Art. 2º, parágrafo único, que ¿Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade¿. Partindo da análise do caráter etário descrito no enunciado, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	 
	Ao menor emancipado não se aplicam os princípios e as normas previstas no ECA; por isso, o estabelecido no texto transcrito, desde a entrada em vigor da norma especial em 1990, não era aplicada aos menores emancipados, exceto para fins de Direito Penal.
	
	
	O texto foi derrogado, não tendo qualquer aplicabilidade no aspecto penal, que considera a maioridade penal aos dezoito anos, não podendo, portanto, ser aplicada qualquer medida socioeducativa a pessoas entre dezoito e vinte e um anos incompletos, pois o critério utilizado para a incidência é a idade na data do julgamento e não a idade na data do fato.
	
	 
	O texto destacado no parágrafo único até desarmoniza-se da regra do Código Civil de 2002 que estabelece que a maioridade civil dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, alguns artigos do ECA acabaram sendo alterados onde citavam 21 anos, mas a possibilidade de aplicação excepcional do ECA entre 18 e 21 permanece em algumas situações.
	
	
	A proteção integral às crianças e adolescentes, primado do ECA, estendeu a proteção da norma especial aos que ainda não tenham completado a maioridade civil, nisso havendo a proteção especialmente destinada aos menores de vinte e um anos, nos âmbitos do Direito Civil e do Direito Penal.
	
	
	O texto destacado no parágrafo único desarmoniza-se da regra do Código penal que estabelece que a maioridade penal dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, a regra indicada no enunciado não tem mais aplicabilidade para permitir internação entre 18 e 21 anos.
	
	
	
		
	
		7.
		 É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Diante do exposto acima no que diz respeito a garantia da prioriedade marque a alternativa incorreta:
 
 
 
	
	
	
	 
	d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
	
	
	c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
 
	
	 
	a) a posteriodade de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
 
 
 
	
	
	e) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
	
	
	primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
 
	
	
	
		
	
		8.
		Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
	
	
	
	 
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedoresde atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.

Continue navegando