Buscar

Lipoproteinas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transporte de Lipoproteínas
	Os quilomicrons são formados nas células do epitélio do intestino. Esses quilomícrons (ricos em colesterol e triglicerídeos) ganham a linfa do mesentério no compartimento abdominal e são captados pelo ducto torácito que deságua entre a veia subclávia e a jugular interna, entrando no sistema circulatório para ser trasportado até os tecidos alvo. Ao chegar no sangue, a HDL doa a Apo C e a Apo E para o quilomicron, fazendo com que o mesmo se torne maduro e seja capaz de levar triglicerídeos para os tecidos. Para ser mais exato, os tecidos alvos dos quilomícrons são: Tecido Adiposo e Tecido Muscular. 
	Os capilares dos tecidos adiposo e muscular, possuem uma lipoproteína chama da lipase (LPL). Quando o quilomicron chega e entra nos capialres desses tecidos, a Apo C ativa a LPL que quebrará o TG em ácidos graxos + triglicerol. Os ácidos graxos irão para os adipócitos e o triglicerol para o figado, onde será trasformado em glicose (através da gliconeogênese). Toda vez que a Apo C ativar uma LPL, ela retornará para o HDL. 
	O quilomicron (Sem Apo C) se torna residual, visto que já entregou o TG e não possui mais nada para distribuir. Porém, o quilomicron residual ainda possui colesterol. Dessa forma, ela vai até o figado e acopla a Apo E em um receptor (de Apo E) presente no figado. Quando o receptor for acoplado na Apo E, o quilomicron residual é absorvido e sintetizado, produzindo a VLDL (Que contem altas concentrações de triglicerídeos). 
	A VLDL é liberada na circulação e leva triglicerídeos do figado para outros tecidos (Adiposo e Muscular), onde serão utilizados para estoque ou obtenção energética. Quando a VLDL é liberada na circulação a HDL doa a Apo C e a Apo E para a VLDL. 
	A VLDL chega nos capilares dos tecidos e sofre a ação da LPL da mesma forma que o quilomicron. Depois de sofrer essa ação, a VLDL também perde sua Apo C. A perda de TG da VLDL transforma-a em outra lipoproteína: IDL (Contém concentração de Colesterol e Fosfolipídeos). OBS: VLDL residual ou IDL no sangue podem retornar para o figado, visto que ela ainda possui a Apo E.
	A HDL e a IDL fazem uma troca. A IDL possui pouca quantidade de TG e muito colesterol estratificado. Então, a HDL pega o TG presente na IDL e a IDL pega o Colesterol estratificado presente na HDL. Dessa forma o IDL se trasformará em LDL. 
	A LDL (Contém altas concetrações de colesterol) tem como papel transportar colesterol do figado para as regiões periféricas. A LDL possui uma proténa exclusiva, chamada de Apo B-100. Além disso, ela irá distribuir o colesterol para os tecidos que necessitam da entrega de colesterol pela LDL. Os tecidos obtêm a maior parte do colesterol exógedo por endocitose da LDL (Menos o Figado e o intestino). 
A HDL (Contém altas concetrações de proteínas) é sintetizada no fígado, em maior proporção, e no instestino (em menor proporção). A HDL só se torna ativa quando receber a Apo A1 e se tornar madura. Ela transporta colesterol da periferia para o figado (para metabolização, armazenamento e excreção, atuando como o inverso da LDL)

Continue navegando