Buscar

Relatório sobre Campo magnético

Prévia do material em texto

Objetivo
Estudar a interação entre o campo de indução magnética produzida por um imã permanente, a corrente elétrica produzida por um fio e entender o funcionamento do torque sobre uma espira de corrente.
Introdução
Magnetismo é a parte da Física que se dedica ao estudo de fenômenos relacionados com a presença e interação de campos magnéticos e fenômenos que envolvem ímãs. Os primeiros relatos de fenômenos magnéticos foram observados na antiga Grécia em uma cidade chamada Magnésia e ao minério encontrado com propriedade de atrair objetos de ferro foi dado o nome de magnetita. 
Cargas elétricas em movimento originam um campo magnético, que é a região de atuação de um ímã. A maneira para determinar se um material é magnético ou não é colocá-lo sobre a influência de um campo magnético. Se aparecerem forças ou torques, se trata de uma substância magnética. A força magnética que age em condutores percorridos por corrente, em um campo magnético, é muito importante, e através de seu conhecimento podem-se explicar os fenômenos magnéticos.
Os imãs possuem duas regiões diferentes que se caracterizam por apresentarem características opostas, uma das extremidades é denominada pólo sul e a outra é denominada pólo norte, esses pólos são inseparáveis, ou seja, quando cortamos um imã com o objetivo de separar os dois pólos cada pedaço formará um novo imã. Quando dois pólos iguais se aproximam eles se repelem e quando dois pólos opostos são aproximados eles se atraem.
O pólo norte dos imãs aponta para o norte terrestre geográfico, pois a própria Terra é um imã, esses pequenos imãs se alinham ao campo magnético terrestre, apontando assim para o sul magnético e norte geográfico. Esse é o princípio de funcionamento de uma bússola.
Relações de Materiais
Bússola:
1 ímã;
Recipiente com profundidade de pelo menos 5cm;
Papel absorvente / pedaço de isopor;
Agulha.
Linhas de indução:
Dois ímãs;
Limalha de ferro;
Recipiente transparente.
Torque sobre uma espira de corrente:
Imã em forma de U; 
Bobina com fio de cobre; 
Duas pilhas; 
Fonte geradora de energia. 
Procedimento Experimental
No primeiro experimento usamos um imã para imantar a agulha. Para fazermos isso precisamos passar o imã varias vezes na agulha no mesmo sentido e com o mesmo lado do imã, depois devemos anotar qual pólo magnético foi usado para imantar a agulha, depois devemos encher um recipiente com água sem preenchê-lo completamente, colocar a agulha sobre um pedaço de isopor e em seguida dentro do mesmo e ver para que lado ela aponta, assim teremos a bússola.
No segundo experimento, Linhas de Indução, colocamos imãs embaixo de uma folha A4 e em cima da folha espalhamos limalha de ferro, conforme a limalha é espalhada ela reage com o imã e forma desenhos onde podemos identificar se ela se atrai ou se repele do imã, fizemos isso duas vezes, uma com um dos imãs sendo norte e o outro sul, e eles ficam juntos e ordenados, na segunda vez nos separamos esses imãs, eles formaram um desenho oposto ao primeiro. 
No terceiro experimento, “Torque sobre uma espira de corrente”, entre dois imãs um de polaridade magnética norte e o outro com polaridade magnética sul, colocamos uma espira, essa estrutura esta ligada a uma corrente positiva e outra negativa, quando ligamos essa corrente observamos a reação da espira, após observamos nós trocamos as correntes de posição e ligamos novamente e observamos a reação da espira.
Por fim, fizemos o experimento “Força Magnética sobre uma Corrente Elétrica”, colocamos um uma estrutura um imã com polaridade norte em cima e sul em baixo, entre os imãs colocamos um condutor que esta ligada a corrente elétrica positiva e negativa, e depois de observar a reação, fazemos o procedimento por uma segunda vez, mas invertendo as polaridades, e depois repetimos o procedimento, mas invertendo as correntes, e observamos cada reação.
 
Resultados
Conforme explicado pelo professor, com os testes executados em laboratório, podemos observar no primeiro experimento que após ser imantada, a agulha fica apontada para o norte geográfico, onde existe um sul magnético, sendo assim, a agulha aponta para o norte, pois os dois se atraem, porém, se passarmos um imã pelas proximidades da agulha imantada isso pode ser revertido, atrapalhando o funcionamento da mesma. Dependendo da polaridade do imã ele irá atrair ou repelir a mesma.
No experimento com as limalhas de ferro podemos observar que dependendo da polaridade do imã, as mesmas se repeliam ou se atraiam, podendo ser observado nos desenhos que foram formados pelas mesmas.
E nos últimos experimentos podemos observar que a inversão da corrente muda as características da repulsão/atração. Também observado que ao inverter os sentidos das correntes invertemos o seu sentido de rotação.
Conclusão
Um campo magnético é capaz de exercer forças não apenas sobre imas, mas também sobre condutores percorridos por correntes elétricas. A força que um campo magnético exerce sobre um condutor percorrido por corrente pode ser utilizada para realizar trabalho.
Bibliografia
https://www.mundovestibular.com.br/articles/6128/1/Magnetismo/Paacutegina1.html
https://www.joya.life/pt-br/blog/origem-e-historia-do-magnetismo-fascinante/
http://professorbiriba.com.br/boilerplate/html/colegio/terceiroano/aula9-terceiroano.html

Continue navegando