Buscar

AVALIANDO PROCESSO PENAL 2018

Prévia do material em texto

Em relação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa: conferem ao acusado o direito de conhecer todas as provas contra ele produzidas e de se manifestar sobre elas.
A partir das normas que regem a presunção de inocência no direito processual penal brasileiro, pode-se afirmar que seus efeitos se projetam até: a decisão condenatória proferida ou confirmada em qualquer grau de jurisdição, desde que transitada em julgado
Brasileira, afrodescendente, casada com estrangeiro, com quem tem 4 filhos, dois nascidos no país do marido e dois nascidos no Brasil, comparece ao consulado do país estrangeiro para fazer o registro de nascimento dos filhos nascidos O casal representa ao Ministério Público solicitando a punição da funcionária pela prática de racismo: o MP deve encaminhar os elementos de prova ao Ministério das Relações Exteriores para que este solicite ao Governo Estrangeiro que proceda a apuração do fato e a persecução penal.
Acerca das disposições contidas no CPP sobre o Inquérito Policial, para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
O direito processual penal se assenta sobre uma constante tensão social versus individual. Isto porque esse embate se dá entre o interesse público (pela segurança pública, assegurada pela efetividade da lei penal) e do outro lado a tutela dos direitos fundamentais do indivíduo. Sobre essa tensão, pode-se afirmar que atualmente: o processo penal deve ser entendido, em sua essência, como um instrumento de realização da máxima efetividade dos direitos fundamentais do acusado, sendo a sua função de instrumento da efetividade penal uma meta que deve a todo tempo se compatibilizar com a primeira perspectiva instrumental apontada.
No que se refere à ação penal, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar: seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.
Um Delegado de Polícia determina a instauração de IP para apurar a prática do crime de receptação, supostamente praticado por José. Com relação ao IP não constitui sua característica: indispensável.
	Quanto à titularidade da ação penal, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	o titular da ação penal exclusivamente privada ou propriamente dita é a vítima ou o seu representante legal.
	
	uma vez inerte o Ministério Público, a vítima ou o seu representante legal terá legitimidade para ajuizar a ação penal privada subsidiária da pública.
	
	a representação da vítima nas ações públicas condicionadas a representação, funciona como condição de procedibilidade da ação.
	
	o titular da ação penal pública incondicionada é o Ministério Público.
	 
	o titular da ação penal pública condicionada à representação é a vítima ou o seu representante legal.
	
	
Rosa é uma conhecida escritora de livros de auto-ajuda, consolidada no mercado já há mais de 20 anos, com vendas de Polícia O Delegado instaura o inquérito e de fato consegue identificar o autor do crime. Considerando a narrativa apresentada, assinale a alternativa CORRETA: o Delegado agiu incorretamente. A instauração do inquérito nesse caso depende de representação da ofendida, não podendo ser suprida por requerimento de seu marido.
As ações penais tradicionalmente são classificadas como públicas incondicionadas, públicas condicionadas à representação e privadas. Sobre a representação, analise as afirmativas a seguir. I. A ação penal pública condicionada à ação penal pública gerais. Assinale: o Supremo Tribunal Federal entende que a representação é peça sem rigor formal, que pode ser apresentada oralmente ou por escrito, tanto na delegacia, quanto perante o magistrado ou membro do Ministério Público.
A partir das normas que regem a presunção de inocência no direito processual penal brasileiro, pode-se afirmar que seus efeitos se projetam até: a decisão condenatória proferida ou confirmada em qualquer grau de jurisdição, desde que transitada em julgado.
Acerca da competência no âmbito do direito processual penal, caso um policial militar cometa, em uma mesma comarca, dois delitos conexos, um cujo processo e julgamento seja de competência da justiça estadual militar e o outro, da justiça comum estadual, haverá cisão processual.
Acerca da ação civil ex delicto, transitada em julgado a sentença condenatória, a execução poderá ser efetuada pelo valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido, fixado pelo Juiz na decisão condenatória, sem prejuízo da liquidação para a apuração do dano efetivamente sofrido.
De acordo com a regra do art. 10 do CPP, ¿o inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de dias, 30 quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.¿ Assinale a alternativa que preenche, adequada e respectiva- mente, as lacunas do texto.
Dispõe o Código de Processo Penal que será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Essa regra constitui exceção ao princípio da: oficialidade.
São princípios que regem a ação penal de iniciativa privada: oportunidade, disponibilidade e indivisibilidade.
Ilídio e Ortega ofenderam a honra de Luana, praticando um crime único, em concurso de agentes, de injúria. Luana procura um advogado na Nesse caso, é correto afirmar que a queixa-crime posteriormente proposta em face de Ilídio: não poderá ser recebida pelo magistrado, pois a renúncia do ofendido a um dos autores do crime aos demais se estende.

Continue navegando