Buscar

O Livro de Murilo Cruz Leal intitulado

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE UMA OBRA PARADIDÁTICA
OBRA ANALISADA: 
LEAL. Murilo Cruz: Porco + Feijão + Couve = Feijoada!? A bioquímica e seu ensino na educação básica. Dimensão – Belo Horizonte. 2012
 O Livro de Murilo Cruz Leal intitulado: Porco + Feijão + Couve = Feijoada!? A bioquímica e seu ensino na educação básica de 2012, Ilustrado por: Cláudia Jussan e Patrícia Alexandre – aerofog com 88 páginas em 4 cores e no formato 19 x 25 cm, é um gênero de apoio pedagógico ao professor voltado para o Ensino Médio, e distribuído pelo Ministério da Educação/FNDE, através do Programa Nacional de Biblioteca Escolar, apresenta a Bioquímica para o cenário do Ensino Médio com uma presença pouco definida nas rotinas escolares da Educação Básica, a Bioquímica é um campo de conhecimento que cresceu enormemente nas últimas décadas, constituindo-se numa ciência volumosa em conceitos e subáreas, e merece uma maior atenção dos gestores e professores.
 Sendo a bioquímica, uma ciência que contribui para a formação da cidadania, pois objetiva a compreensão da realidade em seus aspectos materiais, ambientais e socioculturais, articulada com nossa capacidade de analisar situações e de nos envolver em debates e tomadas de decisão.
 Especificamente, a obra é bem ilustrativa, impresso em material de ótima qualidade, traz em sua capa uma indagação curiosa no intuito de instigar o leitor: Porco + Feijão + Couve = Feijoada!?
 E no primeiro capítulo, apresenta as concepções conceituais relevantes para a compreensão da bioquímica no ensino médio, onde de forma ilustrativas, colorida e indicativa/legendadas apresenta o átomo de carbono, carboidratos, lipídios e demais compositores e metabolismo facilitando a compreensão e discussão de conceitos chaves.
 No segundo capitulo, traz de forma explicativa para o contexto sócio cultural real dos alunos, componentes da feijoada, prato tópico brasileiro, onde pode se encontrar os elementos conceituados no capitulo primeiro. 
 Assim, apresenta o porco animal doméstico, criado para a alimentação onde sua carne entre outras iguarias é componente da feijoada, e seus nutrientes bioquímicos a partir de tabelas e benefícios e malefícios para a saúde humana.
 Aborda ainda, sobre pesquisas recentes de reprodução genética de porquinhos light com o intuito de prevenir doenças do coração e do câncer.
 Apresenta ainda, informações muito interessantes sobre o feijão e a couve-flor seus nutrientes e composições químicas, bem como, podem contribuir para com uma alimentação rica e nutritiva para o homem. Também apresenta as pesquisas de modificações e incentivo para o consumo dos mesmos feitas pela Embrapa. Outra curiosidade na página sobre reprodução é a carne sem matadouros, onde os pesquisadores sugerem que futuramente salsichas e carnes de hambúrgueres serão criados em matadouros.
 E no capítulo terceiro, também com imagens bem interessantes aborda os elementos para uma didática da bioquímica no ensino médio. Outro fator interessante, é que neste capitulo o autor indica sites, blogs e aulas virtuais e outros inserindo também a informática com outras formas para enriquecer o assunto e potencializar a aprendizagem.
 Enfim, esta obra traz uma linguagem compreensível ao leitor não precisando dominar necessariamente a linguagem cientifica, é atual, inovador é excelente para a utilização nas pesquisas de aprofundamentos e conhecimentos sobre nutrientes e elementos químicos presentes no cotidiano alimentar do brasileiro. 
 Por de ser indicado para o professor como apoio pedagógico, acreditamos que pode ser utilizado tanto por alunos do ensino médio, apesar de o ultimo capitulo tratar de questões didática, quanto por professores e estudiosos que queiram ampliar os conhecimentos nesta abordagem.
 
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO
OBRA ANALISADA: 
SANTOS, Fernando Santiago, AGUILAR, João Batista Vicentin & OLIVEIRA, Maria Martha Angel de, “Biologia: ensino médio, 1º ano” – 1. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2010. – (Coleção ser protagonista).
 
 O livro didático analisado é organizado da seguinte maneira: 4 unidades, distribuídos em 18 capítulos e 368 páginas. Inicia-se com uma apresentação aos estudos da engenharia Genética, conservação do ambiente, avanços da medicina, fertilização, alimentos transgênicos e biodiversidade. 
 A primeira vista pode-se nota que o documento analisado apresenta uma capa pouca atrativa, um ponto positivo é que o material usado na construção da capa é de boa qualidade e impermeável, o que consequentemente, irá prolongar o tempo de duração deste documento
 Ao analisar o livro didático internamente, percebe-se que este documento está organizado da seguinte forma: 
 A sua primeira Unidade estar composta de três capítulos onde aborda sobre a introdução da Biologia, na segunda unidade é oito capítulos que fala sobre a Citologia, terceira unidade são três capítulos com o tema Biologia do desenvolvimento e na sequência a quarta unidade com quatro capítulos falando da Histologia animal. 
 Percebe-se que a cada abertura das unidades ou a cada capitulo os organizadores colocaram imagens que chamam a atenção do aluno para o tema, aborda sobre o objetivo dos subtemas a serem estudados, a cada assunto são colocados curiosidades do cotidiano e ao final de cada capitulo tem sugestão de experiência, atividades lúdicas que buscam motivar uma aprendizagem mais significativa para o discente, texto para discutir e refletir e ao final de cada unidade tem atividade baseado em questões do vestibular e Enem. Ao final do livro tem um glossário com várias palavras que facilitara a compreensão e o referencial bibliográfico dos autores estudados.
 As imagens do referido capítulo analisado do livro didático de Biologia são bem legendadas, por isso considero que elas representam um instrumento eficaz de leitura. Como ponto negativo em relação às imagens, são a presença de imagens em formato de desenhos e outra de fotografia não segue um padrão único.
 O livro abordam conteúdos de modo simples e didático, ao nível de sua clientela, e fazem de vez em quando, uma relação com o cotidiano, levando o aluno a pensar nos aspectos do mundo contemporâneo relacionando aos conhecimentos biológicos.
 As questões éticas, as interferências ambientais que afetam a sobrevivência do planeta, as novas possibilidades da tecnologia propõem questionamentos debates e trocas de ideias. 
 Enfim, por ser indicado para o primeiro ano, cremos que deveria ser de uma linguagem mais clara e objetiva de maneira a potencializar para ampliar os conhecimentos. Apesar de sugerir que é uma obra que além atualizar os conhecimentos procuram de maneira interdisciplinar problematizar suscitando para o debate e troca de ideias.
 
 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
TURMA: 3º CN - Biologia
Prof. Esp. Milta Mariane
 ANALISE DO LIVRO DIDATICO E PARADIDATICO
 Conceição do Araguaia
Outubro 2014
FELIPE ALVES DOS SANTOS
GILMAR DE ANDRADE SILVA
MARINALVA RODRIGUES DO NASCIMENTO
MICHAEL PLATINNY DE OLIVEIRA CICERI
VANDERLEY PEREIRA DA SILVA
WANDESOM LUZ SILVA 
 ANALISE DO LIVRO DIDATICO E PARADIDATICO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota ao Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.
Conceição do Araguaia
Outubro 2014

Continue navegando