Buscar

Perguntas Discursivas de Modelagem de dados.

Prévia do material em texto

Perguntas de MODELAGEM DE DADOS: 
1) Descreva sobre o modelo lógico. 
 
RESPOSTA: Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do sistema de gerência de banco de dados (SGBD). Assim, o modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD que está sendo usado. 
2) Descreva sobre o modelo conceitual. 
RESPOSTA: 
Um modelo conceitual é modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um sistema de gerência de banco de dados (SGBD) particular. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados em nível de SGBD. 
3) O SGBD possibilita o desenvolvimento de programas aplicativos que não possuem a descrição real de como os dados (arquivos) estão fisicamente armazenados. Desta forma, alteração nas estruturas dos arquivos do Banco de Dados não afetam os programas aplicativos. Podem-se apresentar dois
tipos de independência de dados. Independência Lógica dos Dados e Independência Física dos Dados. Descreva sobre a independência Lógica dos Dados.
RESPOSTA: 
Independência Lógica dos Dados consiste na capacidade de alterar o esquema interno sem provocar modificações no esquema conceitual.
4) O que é chave estrangeira e o que acontece se tentarmos eliminar a referência de uma chave estrangeira?
RESPOSTA: A chave estrangeira é um atributo de uma relação que é chave primária em outra. Se excluirmos uma referência a chave estrangeira podemos ter três situações: CASCADE: a operação elimina as referências, em efeito cascata RESTRICT: elimina apenas os casos em que não há referência SET NULL: a chave estrangeira recebe o valor nulo, e a exclusão é efetuada.
5) O SGBD possibilita o desenvolvimento de programas aplicativos que não possuem a descrição real de como os dados (arquivos) estão fisicamente armazenados. Desta forma, alteração nas estruturas dos arquivos do Banco de Dados não afetam os programas aplicativos. Podem-se apresentar dois tipos de independência de dados. Independência Lógica dos Dados e Independência Física dos Dados. Descreva sobre a independência Física dos Dados.
RESPOSTA: A independência Física dos Dados consiste na capacidade de alterar o esquema conceitual sem provocar modificações nos esquemas externos ou nos programas aplicativos.
6) Já que muitos dos usuários dos sistemas de bancos de dados não são treinados em computação, os desenvolvedores de sistemas omitem essa complexidade desses usuários por meio dos diversos níveis de abstração, de modo a facilitar a interação dos usuários com o sistema. Considerando o texto, descreva sobre o nível de visão (nível externo) de abstração de dados.
RESPOSTA: Nível externo é o mais alto nível de abstração e descreve apenas parte do banco de dados. Muito dos usuários de banco de dados não precisam conhecer todas as informações. Pelo contrário, os usuários normalmente utilizam apenas parte do banco de dados.
7) Cite os benefícios no uso de SGBDs.
RESPOSTA: Os ambientes de bancos de dados fornecem uma série de vantagens na sua adoção: Potencial para o estabelecimento e o cumprimento de padrões Flexibilidade de mudanças Redução no tempo de desenvolvimento de novas aplicações Disponibilidade de informação atualizada Economia de escala.
8) A relação a seguir está na 3a Forma Normal? Por que?
No caso negativo, quais as transformações necessárias para colocá-la sob esta regra?
R (A,B,C,D,E)
A chave primária é A.
As dependências funcionais são:
B depende de A
C depende de A
D depende de B
E depende de B
RESPOSTA: Não está, pois D e E não dependem de A (2FN) e existe transitividade, A para B e B para C. SOLUÇÃO: R1(A,B,C) - A é chave primária R2(B,D,E) - B é chave promária As 2 novas relações, R1 e R2, estão na 3FN.
9) Um conceito importante no modelo de Entidade e Relacionamento (ER) é o conceito de relacionamento. Descreva este conceito.
RESPOSTA: Além de especificar os objetos sobre os quais deseja-se manter informações, o Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER) deve permitir a especificação das propriedades dos objetos que serão armazenadas no banco de dados. Uma das propriedades sobre as quais pode ser desejável manter informações é a associação entre objetos. Sendo assim, descrevemos os relacionamentos entre esses objetos com a finalidade de mapear a relação entre eles.
	
10) Redundância de dados ocorre quando uma determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. Há duas formas de redundância de dados, a redundância controlada de dados e a redundância não controlada de dados. A redundância não controlada de dados acontece quando a responsabilidade pela manutenção da sincronia entre as diversas representações de uma informação está com o usuário e não com o software. Este tipo de redundância deve ser evitado, pois traz consigo vários tipos de problemas, como por exemplo, a Inconsistências de dados. Descreva sobre este tipo problema de redundância.
RESPOSTA: A responsabilidade por manter a sincronia entre as informações é do usuário. Por erro de operação, pode ocorrer que uma representação de uma informação seja modificada, sem que as demais representações o sejam. O banco de dados passa a ter informações inconsistentes. Levando assim, a graves problemas de representação de dados. A inconsistência dos dados leva a desvalorização dos sistemas.
11) Já que muitos dos usuários dos sistemas de bancos de dados não são treinados em computação, os desenvolvedores de sistemas omitem essa complexidade desses usuários por meio dos diversos níveis de abstração, de modo a facilitar a interação dos usuários com o sistema.  Considerando o texto, descreva sobre o nível físico de abstração de dados.
RESPOSTA: Nível físico (nível interno) é o mais baixo nível de abstração que descreve a estrutura física de armazenamento do banco de dados, sua organização de arquivos e seus métodos de acesso.
12) A generalização/especialização pode ser classificada em dois tipos, total ou parcial, de acordo com a obrigatoriedade ou não de a uma ocorrência da entidade genérica corresponder uma ocorrência da entidade especializada. Descreva e dê um exemplo de generalização/especialização do tipo total.
RESPOSTA: Em uma generalização/especialização total para cada ocorrência da entidade genérica existe sempre uma ocorrência em uma das entidades especializadas. Esse é o caso do exemplo da figura abaixo, no qual a toda ocorrência da entidade CLIENTE corresponde uma ocorrência em uma das duas especializações. Esse tipo de generalização/especialização é simbolizado pela letra "t".
13) A generalização/especialização pode ser classificada em dois tipos, total ou parcial, de acordo com a obrigatoriedade ou não de a uma ocorrência da entidade genérica corresponder uma ocorrência da entidade especializada. Descreva e dê um exemplo de generalização/especialização do tipo parcial.
RESPOSTA: Em uma generalização/especialização parcial, nem toda ocorrência da entidade genérica possui uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada. Esse é o caso do exemplo demonstrado da imagem abaixo, no qual nem toda entidade FUNCIONÁRIO possui uma entidade correspondente em uma das duas especializações
(nem todo o funcionário é motorista ou secretária). Esse tipo de generalização/especialização é simbolizado por um "p". Usualmente, quando há uma especialização parcial, na entidade genérica (no caso do exemplo, em FUNCIONÁRIO) aparece um atributo que identifica o tipo de ocorrência da entidade genérica (no caso do exemplo, trata-se do atributo tipo de funcionário). Este atributo não é necessário no caso de especializações totais,
já que a presença da ocorrência correspondente a entidade genérica em uma de suas especializações é suficiente para identificar o tipo da entidade.
14) Descreva a importância da construção do Modelo de Entidade e Relacionamentopara o desenvolvimento do projeto.
RESPOSTA: Os dados nos dias de hoje representam o grande patrimônio das empresas e por isso devem estar consistentes e sem redundância. Alem disso é preciso ter os dados modelados de forma que atendam as regras de negócio adequadamente sempre no intuito de agregar valor ao negócio. O uso de Modelo de Entidade e Relacionamento deve ser usado como uma ferramenta para obtenção dos resultados desejados.
15) Analisando o Diagrama Entidade Relacionamento (DER), implemente o modelo Lógico.
RESPOSTA: Cliente(Id , Idcidade, nome, end, sexo)
Cidade(Id_cidade , id_estado, sigla,nome, área, população)
Estado (id_estado, sigla, nome)
16 ) Quais os níveis de abstração foram propostos pelo comitê de padronização do ANSI (American National Standards Institute).
RESPOSTA: Nível físico (nível interno), Nível lógico e Nível de visão (nível externo).
17) A primeira etapa do projeto de um banco de dados é a construção de um modelo conceitual, a chamada modelagem conceitual. O objetivo da modelagem conceitual é obter uma descrição abstrata, independente de implementação em computador, dos dados que serão armazenados no banco de dados. Qual a técnica de modelagem de dados mais difundida? Descreva sobre essa técnica. 
RESPOSTA: A técnica de modelagem de dados mais difundida e utilizada é a abordagem entidade-relacionamento (ER). Nesta técnica, o modelo de dados é representado através de um modelo entidade-relacionamento (modelo ER). Usualmente, um modelo ER é representado graficamente, através de um diagrama entidade relacionamento (DER). 
	
18) Já que muitos dos usuários dos sistemas de bancos de dados não são treinados em computação, os desenvolvedores de sistemas omitem essa complexidade desses usuários por meio dos diversos níveis de abstração, de modo a facilitar a interação dos usuários com o sistema. 
Considerando o texto, descreva sobre o nível lógico de abstração de dados.
RESPOSTA: Nível lógico é um nível médio de abstração que descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e quais os inter-relacionamentos entre eles. Este nível é utilizado pelos administradores do bando de dados que precisem decidir quais informações devem pertencer ao banco de dados.
19) O compartilhamento de dados tem reflexos na estrutura do software. A estrutura interna dos arquivos passa a ser mais complexa, pois estes devem ser construídos de forma a atender às necessidades dos diferentes sistemas. Para contornar este problema, usa-se um sistema de gerência de banco de dados (SGBD). Descreva sobre SGBD e cite três exemplos.
RESPOSTA: Um sistema de gerência de banco de dados é um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Atualmente, há vários tipos de SGBD, como por exemplo: Microsoft SQL Server, PostgreSQL e MySQL.

Continue navegando