Buscar

INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201804937966)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise a carta escrita por Ivy Lee, ao divulgar, para a imprensa, o trabalho que ele pretendia fazer junto a seus assessorados. 
"Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Mais detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público".
A partir do trecho podemos inferir, exceto: 
 
 
		
	
	O trabalho de Ivy Lee era no sentido de ajudar na divulgação das notícias de interesse público. 
	
	Existia uma demanda por informação crescente, tendo em vista o contexto de urbanização das cidades. Ivy Lee, assim, percebeu tal demanda. 
	
	Ele empregou um discurso que valorizava a transparência e se colocou à disposição de tirar eventuais dúvidas dos jornalistas, tidos por Lee como mediadores que permitiam o assessorado alcançar a opinião pública. 
	 
	O interesse de Ivy Lee era apenas o do assessorado.
	
	Ivy Lee entendia e respeitava a lógica de produção noticiosa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804384386)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	COMO DEVE SER A LINGUAGEM DA COMUNICAÇÃO INTERNA DE UMA ORGANIZAÇÃO?
		
	
	UTILIZANDO MENSAGENS CODIFICADAS PARA MANUTENÇÃO DO SIGILO ORGANIZACIONAL.
	
	TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
	
	COLOQUIAL E REBUSCADA, POIS SE TRATA DE UMA ORGANIZAÇÃO.
	 
	DIRETA E OBJETIVA, COM PALAVRAS DE FÁCIL ENTENDIMENTO DO PÚBLICO INTERNO (ALVO).
	
	RESTRITA AOS COLABORADORES QUE POSSUEM MAIOR GRAU DE INSTRUÇÃO.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804937977)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FEAES/PR 2012 - Comunicador Social 
Sobre as origens da assessoria de imprensa no mundo e no Brasil, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A assessoria de imprensa surgiu na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, e foi trazida ao Brasil durante o governo de Getúlio Vargas
	
	A atividade foi criada na Inglaterra, durante a crise de 1929. Nos Estados Unidos, um dos nomes mais importantes foi Ivy Lee, que levou a assessoria de imprensa para a área das Relações Públicas. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
	
	A assessoria de imprensa surgiu nos Estados Unidos durante a Crise de 1929. Um de seus principais nomes foi Ivy Lee, um jornalista que passou a atender o empresário Jon Rockfeller. No Brasil, desenvolveu-se durante o governo de Getúlio Vargas. 
	
	A atividade foi criada na Alemanha, dizimada pela Segunda Guerra Mundial. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
	 
	A atividade foi criada nos Estados Unidos, em 1906, pelo jornalista Ivy Lee, para atender John Rockfeller. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804937973)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	ANAC - 2007 
O press release, criado por Ivy Lee, o "pai" das relações públicas e da assessoria de imprensa, é ainda hoje uma das principais estratégias para "liberar informações para imprensa". Para que sua ação seja eficiente, ele não deve:
		
	
	Ser redigido como se fosse uma matéria jornalística, com título, subtítulo e lead
	
	Ser datado
	 
	Ser redigido em pelo menos três páginas, fornecendo todas as informações de interesse da empresa, priorizando o uso de vocabulário técnico
	
	Trazer o logotipo da assessoria e da organização
	
	Destacar os contatos da assessoria de imprensa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804384582)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O profissional de RP dentro das organizações assume cinco funções principais: pesquisa, assessoria e consultoria, planejamento, execução e avaliação. A respeito desta definição, assinale a alternativa correta.
		
	
	A pesquisa analisa exclusivamente o microambiente das empresas, verificando os problemas internos que as organizações possuem.
	 
	O trabalho de assessoria e consultoria sugere políticas de RP, propaganda e marketing e ações de aproximação com os públicos.
	
	O planejamento diz respeito à execução imediata de tarefas com base na intuição dos gestores, não importando as ameaças e oportunidades, nem as forças e fraquezas da empresa.
	
	A função de execução prioriza as ações de comunicação dirigida aos funcionários, como folhetos, newsletters e relatórios, que são as únicas ações comprovadamente eficazes de relações públicas.
	 
	A avaliação permite verificar os resultados atingidos e fornecer feedback aos gestores, sabendo-se que, em relações públicas, não há possibilidade de erro. O que é executado necessariamente precisa dar ao cliente a certeza dos resultados esperados.

Continue navegando