Buscar

avaliando 3 de teoria critica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201806237109)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre a arquitetura da virada do século XIX para o século XX na Europa, pode-se dizer que:
I. Nesta época havia muitos contextos e contribuições arquitetônicas, diversos entre si, que, no entanto, apontavam para uma nova direção. Eram os chamados movimentos de vanguarda.
II. Nesta época, havia poucas manifestações culturais por causa das guerras.
III. As vanguardas na arquitetura buscavam uma nova concepção espacial para expressar o chamado zeitgeist, "espírito dos tempos modernos".
IV. As vanguardas na arquitetura não foram fundamentais pois na realidade não dialogavam com a realidade social e cultural de seus países de origem.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, III e IV
	
	III apenas
	 
	I e III
	
	II e IV
	 
	I apenas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806236892)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO nas alternativas abaixo, considerando as principais características do período Barroco e assinale a opção correta:
( ) Uma característica marcante do estilo Barroco é a conjunção entre escala humana e escala monumental em uma mesma obra, criando uma arquitetura cenográfica.
( ) Enquanto no Renascimento imperava a serenidade, a simplicidade e a geometria, o Barroco era arrebatador, extravagante e emocional.
( ) Os grandes temas em torno dos quais se desenvolve o mundo artístico do Barroco são: a ortogonalidade, a luz e o ilusionismo cenográfico.
		
	
	A Resposta Correta é F V V respectivamente nesta ordem
	 
	A Resposta Correta é V V F respectivamente nesta ordem
	
	A Resposta Correta é V V V respectivamente nesta ordem
	
	A Resposta Correta é F F F respectivamente nesta ordem
	
	A Resposta Correta é V F V respectivamente nesta ordem
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806237048)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A proposta de Walter Gropius para a Bauhaus deixa entrever a dimensão estética, social e política de seu projeto. Tratava-se de formar novas gerações de artistas de acordo com um ideal de sociedade civilizada e democrática, em que não há hierarquias, mas somente funções complementares. O trabalho conjunto, na escola e na vida, possibilitaria não apenas o desenvolvimento das consciências criadoras e das habilidades manuais como também um contato efetivo com a sociedade urbano-industrial moderna e seus novos meios de produção. Sobre a Bauhaus, podemos afirmar que:
		
	
	A arquitetura de Walter Gropius, e por conseguinte, do grupo de professores e alunos da Bauhaus, era particamente uma adaptação das ideias pioneiras de Le Corbusier e seus "cinco pontos da arquitetura" ao ambiente alemão.
	 
	Teve como príncipio, tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo, primar pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, procurando sintonizar a criação artística com a técnica industrial.
	
	O objetivo principal da Bauhaus era a criação de obras e objetos que pudessem servir a qualquer pessoa, visto que o homem da modernidade era tratado como um ser humano "universal" e, por isso, pode ser considerada uma arquitetura iluminista.
	
	O currículo da escola previa uma multiplicidade de disciplinas de diferentes enfoques, e sua proposta de fusão entre as artes aplicadas e as Belas Artes provoca uma crise que força o fechamento da escola anos mais tarde.
	
	Sua produção foi guiada estritamente pelos requerimentos da indústria, e seus alunos eram treinados a criar peças encomendadas pelo setor industrial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806253999)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Complete a frase a seguir de modo que se torne uma afirmação verdadeira: O jogo dinâmico de formas e volumes característico do ________________ se opõem à estabilidade e tranquilidade ________________.
		
	
	Românico - Gótico
	
	Grego - Romano
	
	Egípcio - Neoclássico
	 
	Barroco - Renascimento
	 
	Maneirismo - Rococó
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806237206)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa "École des Beaux-Arts", fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção. Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado
		
	
	Neoclassicismo
	
	Renascimento
	 
	Ecletismo
	
	Barroco
	
	Classicismo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando