Buscar

AV INTRODUÇÃO A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE3498_AV_INTRODUÇÃO A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: LARISSA BITTENCOURT 
	Professor:
	ERVYLENE 
JOELMA 
	Turma: 
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 05/06/2018 21:09:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201804284449)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1903, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, Diretor-Geral de Saúde Pública com a missão de combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: febre amarela, peste bubônica e varíola. Em 1904 foi publicada uma lei sobre a vacinação contra a varíola, gerando uma revolta popular, denominada Revolta da Vacina. Aponte as principais características desse episódio e sua correlação com a vacinação.
		
	 
	Movimentos estudantis e populares iniciaram as manifestações, sob a liderança de políticos governistas ao governo e médicos favoráveis à vacina.
	 
	O modelo de saúde desse período que envolve uma abordagem coletiva e ambiental da doença e caracteriza-se pela prática autoritária recebe o nome de sanitarismo campanhista.
	
	A vacinação obrigatória foi aceita pela população, sem nenhum tipo de manifestação contrária.
	
	A aprovação dessa lei permitia a entrada das brigadas sanitárias acompanhadas por policiais nas residências para a vacinação com o apoio da população.
	
	Após o episódio a vacinação tornou-se obrigatória e passado algum tempo, com aceitação dessa medida, a epidemia de varíola foi controlada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201806142368)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi o órgão que foi criado em 1967, unificando todos os Institutos, concentrando recursos financeiros e ampliando a compra de serviços da rede privada.
		
	
	Instituto Soroterápico Federal (ISF)
	 
	Instituto Nacional da Previdência Social (INPS)
	
	Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAPs)
	
	Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
	
	Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201804035192)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi feita pela:
		
	
	Constituição Federal.
	
	8ª Conferência Nacional de Saúde.
	 
	Lei nº 8080/90.
	
	Decreto nº 99438/90.
	
	Lei nº 8142/90.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201804135444)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pode-se definir Doenças Negligenciadas como sendo:
		
	
	Doenças como câncer, doenças cardiovasculares, doenças mentais e distúrbios neurológicos que constituem a maior concentração de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria farmacêutica. Afetam tanto os países desenvolvidos tanto quanto os em desenvolvimento.
	
	Doenças que afetam de forma indistinta as populações tanto dos países desenvolvidos. como em desenvolvimento e subdesenvolvidos. A indústria farmacêutica desenvolve produtos para essas doenças só nos países em desenvolvimento.
	
	Doenças de baixo impacto social, afetando a camada mais rica da população brasileira, atraindo a pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica.
	 
	Doenças que afetam as camadas mais pobres da população dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Interesse marginal da indústria farmacêutica em descobrir novos produtos.
	
	Doenças como a doença do sono, a de Chagas e a leishmaniose, que afetam exclusivamente as populações dos países em desenvolvimento. Atraem o interesse da indústria farmacêutica para a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201803417229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual das alternativas não representa um fundamento no processo de reorientação da Assistência farmacêutica?
		
	
	c) Na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público.
	
	nenhuma das alternativas acima
	 
	d) Desorganização dos serviços farmacêuticos.
	
	a) Na descentralização da gestão.
	
	b) Na promoção do uso racional dos medicamentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201804066962)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A política Nacional da Assistência Farmacêutica foi um grande marco na profissão farmacêutica, como é definida a assistência Farmacêutica segundo a política?
		
	
	É o conjunto de ações voltadas somente na prevenção de doenças, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, para a melhoria da qualidade de vida da população.
	
	É o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo secundário e visando ao acesso e ao seu uso irracional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, para a melhoria da qualidade de vida da população.
	
	É o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve somente a pesquisa e a garantia da qualidade dos produtos.
	
	É o conjunto de ações voltadas à promoção do paciente, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo não essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, para a melhoria da qualidade de vida da população.
	 
	É o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, para a melhoria da qualidade de vida da população.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201806142370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de desenvolvimento de novos medicamentos ocorre através de várias etapas que seguem uma determinada seqüência:
		
	
	Testes clínicos, testes pré-clínicos, registro e síntese e purificação.
	
	Testes pré-clínicos, testes clínicos, registro e síntese e purificação.
	
	Experimentos em seres humanos, Síntese e purificação, testes pré-clínicos, testes clínicos e registro.
	
	Síntese e purificação, testes clínicos, testes pré-clínicos, e registro.
	 
	Síntese e purificação, testes pré-clínicos, testes clínicos e registro.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201804135504)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 9787/99 introduz os Medicamentos Genéricos no Brasil. Pode-se afirmar que a partir dessa legislação:
		
	
	Medicamentos Similares assim como os Genéricos são Intercambiáveis.
	
	Medicamentos Similares são medicamentos que contem o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), apresentam a mesma concentração, fórmula farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do Medicamento Genérico registrado pela ANVISA.
	
	Não há diferença no registro na ANVISA de medicamentos genéricos, similares e de referência.
	
	Medicamento de Referência é definido como um produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária ecomercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade não foi comprovada junto a ANVISA, por ocasião do registro;
	 
	Medicamento Genérico é definido como um medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201806142382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No exercício de sua atividade é necessário que o farmacêutico obedeça ao Código de Ética da profissão. Qual alternativa apresenta o que o farmacêutico não deve fazer?
		
	 
	Exercer sua profissão com objetivo exclusivamente comercial.
	
	Cumprir as disposições legais que disciplinam a prática profissional no país.
	
	Manter seus conhecimentos técnicos e científicos atualizados.
	
	Zelar pelo perfeito desempenho ético da farmácia.
	
	Atuar sempre com o maior respeito à vida humana.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201803417606)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Atenção Farmacêutica. I - O termo ¿Atenção Farmacêutica¿ é derivado da filosofia que inspirou a criação da Farmácia Hospitalar. II - A filosofia contida na Atenção Farmacêutica é prestar orientação ao usuário, mas dentro de uma visão integral, complexa, profunda do paciente em sua relação com o medicamento. III - Através da Atenção Farmacêutica há a detecção de efeitos adversos ao medicamento e apresentação de sugestões para atenuá-los. IV - A Atenção Farmacêutica atua somente no campo hospitalar. São corretas somente as afirmativas:
		
	 
	a) II e III
	
	b) I e IV
	
	e) I, III e IV
	
	c) I, II e III
	
	d) I, II e IV

Continue navegando