Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
1. O princípio que afirma que todos são iguais perante a lei é o:
- Princípio da Isonomia;
2. Considerando as características entre Moral e Direito podemos afirmar que:
- As normas jurídicas devem ser impostas obrigatoriamente;
3. Complete corretamente a frase: "______ é um conjunto de normas e princípios jurídicos que regem a vida em sociedade."
- Direito;
4. Analise a sequência considerando Verdadeiro ou Falso para cada uma das afirmativas. 
1- O termo Direito provém da palavra latina directum, que significa reto. E sendo sua definição nominal etimológica como sendo a qualidade daquilo que é regra. 
2- A Ética é um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral. É a teoria ou ciência do comportamento moral do homem em sociedade. 
3- A moral não é estática. É um fato histórico mutável e dinâmico que acompanha as mudanças políticas, econômicas e sociais e onde a existência de princípios absolutos se torna impossível. 
4- Pela leitura do parágrafo único do artigo 966CC, conclui-se que as atividades intelectuais, as de natureza cientifica, artística e literária, quando prestadas com teor de pessoalidade pelo seu titular, serão atividades disciplinadas pelas normas do direito civil. 
5- A capacidade civil é um instituto do Direito Civil que estabelece a condição legal para a pessoa exerce atividade da vida civil e empresarial de forma autônoma
- V, V, V, V, V.
5. Para obter os recursos necessários, o Estado utiliza do seu poder soberano, ou seja, o direito de tributar pelo qual pode fazer derivar para sus cofres uma parcela do patrimônio das pessoas sujeitas a sua administração, originando as: 
- Receitas Derivadas;
6. Complete a frase corretamente: "O Direito ______ representa as conquistas do indivíduo adquiridas ao longo da história."
- Subjetivo;
7. A utilização do dinheiro do erário público para objetivos públicos chama-se:
- Despesa Pública;
8. Sabemos que o homem é por natureza um ser social, pois que por si só é incapaz de prover todas as suas necessidades básicas de forma satisfatória, e, além disto, não tem somente as necessidades básicas, possui outras. O Estado é decorrência dessa natureza social do homem, visto que este ¿ o homem - abre mão de parte de sua liberdade em prol do bem comum e para ver as necessidades públicas satisfeitas. O Estado pode ser conceituado como conjunto de pessoas reunidas objetivando um fim comum, em um dado território, sob a tutela de um poder político soberano. Desse conceito podemos abstrair os elementos constitutivos dos Estados, quais sejam o povo, o território, a soberania e o poder. Para que o Estado alcance os seus objetivos ele necessita de recursos, utilizando-se para isto da sua atividade financeira, que pode ser resumida como sendo:
- A obtenção, a administração e a aplicação dos recursos financeiros;
AULA 2
1. Possui impedimento para exercer atividade empresarial enquanto empresário individual, exceto:
- profissional liberal, autônomos ou que exerçam atividade informal.
2. A empresa Lincoln Importação e Exportação Ltda. tem por objeto social a importação de equipamentos para a indústria naval. Em relação aos tributos aduaneiros incidentes em cada importação e ao Imposto de Renda pago mensalmente pela empresa, tem-se as seguintes modalidades de lançamento:
- Declaração e homologação
3. Para enfrentar as despesas extraordinárias provocadas pelas chuvas, o prefeito do município de Trairi no estado do Ceará instituiu empréstimo compulsório a ser cobrado dos seus munícipes. Essa medida é:
- Errada, porque só a União pode instituir empréstimo compulsório.
4. Nas sociedades de capital não há que se falar em aceitação pelos demais sócios a respeito da transferência de quotas ou das ações a incapaz, uma vez que esta se resolve diretamente com o Judiciário por meio de pedido de autorização para a manutenção da qualidade de sócio. Nesse caso, quem resguardará os interesses do sócio incapaz?
- Pais, genitor sobrevivente, tutor ou curador, conforme o caso.
5. Os seguintes tributos são de competência privativa da União Federal:
- Empréstimos compulsórios e contribuições de intervenção no domínio econômico
6. O STF já admitiu que uma taxa que remunera serviços notariais e de registro seja estabelecida em valores fixos alocados em faixas, a depender do valor do imóvel objeto do negócio, contudo, as taxas devem ter sua base de cálculo própria e não podem ter por base:
- a base de cálculo própria de imposto
7. A Teoria da Empresa instituiu no nosso ordenamento jurídico dois tipos de sociedades: a sociedade simples e a sociedade empresária. Estas duas espécies para serem consideradas regulares precisam de registro. Assinale a assertiva correta indicativa dos órgãos onde deverão registrar seus atos constitutivos:
- Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro Público de Empresas mercantis.
8. Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial
- Qualquer indivíduo que estiver em pleno gozo da capacidade civil
AULA 3
1. O Imposto sobre Produtos Industrializados é de competência:
- Da União
2. "Não se poderá admitir diferente tributação em razão de função ou ocupação profissional exercida pelo sujeito passivo", é texto que coaduna com qual limitação ao poder de tributar?
- Isonomia
3. Trata-se de tributo de competência privativa dos Municípios:
- A contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública
4. Sobre Lançamento, tem-se as opções: 
I) Trata-se de um procedimento administrativo que envolve a criação do tributo. 
II) É um procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador. 
III) É o procedimento em que se efetua o cálculo do crédito tributário. 
IV) É procedimento administrativo que formaliza a constituição do crédito tributário. 
V) É procedimento administrativo de iniciativa exclusiva da Autoridade tributária.
- Estão corretas as opções II, III e IV
5. O dever jurídico a que o sujeito passivo está submetido, devendo em razão deste pagar o tributo, denomina-se:
- Obrigação principal
6. Assinale a opção correta:
- É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade;
7. O sujeito passivo, entendido como tal aquele que tem o dever jurídico de adimplir as obrigações tributárias divide-se em:
- contribuinte e responsável
8. Considera-se por fundamental estabelecimento o:
- lugar onde o empresário centraliza as suas atividades e a administração de seu negócio.
AULA 4
1. As taxas segundo a Legislação Tributária e a Constituição Federal serão instituídas em razão de:
- Serviços.
2. Um tributo considerado não vinculado pelo fato de sua cobrança ser feita independente de uma contraprestação específica do Estado, podendo ser apenas cobrado por gerar riqueza:
- Imposto.
3. As-------------exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede.
- sociedades simples
4. O Empréstimo Compulsório poderá ser instituído em casos de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência e investimento público urgente e relevante ,obrigando a população ou parte dela a emprestar-lhe dinheiro com a promessa de devolvê-lo após o período determinado, ele pode ser instituído:
- Pela União Federal.
5. Qual a espécie societária que não admite firma para a formação do nome comercial?
- Sociedade
Anônima
6. O exercício do poder de polícia, pelo Estado, havendo lei instituidora, autoriza a cobrança de:
- taxas
7. O tributo é um gênero, que, segundo a Constituição Federal possui cinco espécies. Dentre as espécies abaixo, qual a que não é espécie tributária?
- Tarifa.
8. Assinale a alternativa correta, em relação aos direitos e deveres dos sócios:
- o contrato social não pode conter cláusula que exclua o sócio de participar das perdas referentes à sociedade empresária.
AULA 5
1. As Sociedades em Comanditas Simples tem duas categorias de sócios os comanditados e os comanditários. Sendo que os comanditários sua participar na sociedade é de:
- Um mero prestador de Capital e não participa da administração da sociedade.
2. Complete corretamente a lacuna com uma das opções abaixo: Na sociedade _____, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
- Limitada;
3. Conceituando doutrinariamente as sociedades não personificadas são divididas em dois grupos:
- Sociedades Comuns e Sociedades em Conta de Participação
4. O que se pode entender por uma sociedade despersonificada?
- Aquela que não possui seus atos constitutivos inscritos na Junta comercial
5. Dentre os impostos que são recolhidos em nosso país, quais são os impostos sujeitos ao princípio da não cumulatividade:
- O IPI e o ICMS
6. Assinale a alternativa incorreta, acerca dos tipos societários.
- A sociedade em comum é aquela que possui contrato social e este foi levado a registro. Portanto, esta sociedade possui personalidade jurídica.
7. O Artigo 2º da LICCB que trata dos critérios normativos para soluções de antinomias aparentes, que diz quando duas normas forem conflitantes, e do mesmo nível ou escalão, prevalecerá a que foi editada por último. Esta afirmativa está relacionada ao critério:
- Cronológico;
8. Assinale a alternativa correta, segundo o Código Tributário Nacional:
- A expressão legislação tributária compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.
AULA 6
1. Bruce, Oliver e Tony, amigos de longa data, decidem abrir uma sociedade empresária para explorar o ramo de segurança privada e patrimonial. Assim sendo, celebram o contrato social estipulando que cada um dos três milionários e amigos deverá contribuir para o capital social o valor de R$1.000.000,00 (Hum milhão de reais). Bruce e Tony já integralizaram o valor total correspondente a cada um, porém, Oliver não integralizou nada. Oliver foi oficialmente notificado de sua pendência e após 30 (trinta) dias da data da notificação, ainda não realizou a sua obrigação. Diante da narrativa apresentada, Oliver:
- Poderá ser excluído da sociedade, se assim desejarem os outros sócios;
2. O Novo Código Civil , desde 2002, partilhou em dois grandes grupos as sociedades , como: sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Sendo, assim, identifique as Sociedades de Personalidades Simples.
- Aquela Sociedade que será constituída mediante contrato por escrito, devendo conter, além das cláusulas livremente pactuadas entre os sócios;
3. Cada sócio responde pelo valor de sua quota-parte, mas todos são solidários pela integralização total do capital social. Esse conceito se refere à responsabilidade:
- Limitada
4. Quanto a participação e responsabilidade dos sócios, assinale abaixo a alternativa correta:
- Na sociedade limitada, a responsabilidade dos sócios está restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
5. Quanto aos sujeitos ativo e passivo da obrigação tributária: I. O sujeito ativo da obrigação tributária é a pessoa jurídica de direito público titular da competência legislativa para instituir o tributo. II. A capacidade tributária passiva das pessoas naturais depende da sua capacidade civil, bem como de não estarem sujeitas a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais. III. O sujeito ativo da obrigação tributária é a pessoa jurídica de direito público titular da capacidade ativa para exigir o seu cumprimento. IV. Salvo disposição de lei em contrário, as convenções particulares não podem ser opostas ao Fisco para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes. Assinale a resposta correta.
- Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
6. Assinale a alternativa correta. segundo a legislação tributária quando a obrigação tributária nasce:
- em função da prática do fato gerador.
7. Assinale a alternativa correta. A lei que institui um tributo e atribui a uma pessoa a obrigação de realizar o pagamento deste tributo será considerado de acordo com o Código Tributário Nacional:
- o sujeito passivo, independentemente de ter relação pessoal e direta com a situação vinculada ao fato gerador.
8. Dentre os Direitos dos Sócios nas Sociedades Limitadas podemos destacar:
- Fiscalizar a administração
AULA 7
1. Identifique e marque afirmativa correta do conceito de Consumidor:
- A lei o equipara ao conceito de consumidor, podendo com isso o agente se valer das proteções das regras consumeristas.
2. Identifique e marque a afirmativa correta do conceito de Fornecedor, com base no CDC:
- É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira e os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
3. Acerca dos tipos de lançamentos tributários, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
- No Lançamento por Declaração cabe ao sujeito ativo tomar a iniciativa e realizar, por si só, a verificação da ocorrência do fato gerador, identificação do sujeito passivo, cálculo do montante devido, formalização do crédito e notificação do sujeito passivo para pagamento.
4. O Supermercado Come Bem colocou nas prateleiras para circulação de vendas os produtos alimentos para bebês com prazo de validade vencidos e uma genitora distraída adquiriu o produto e utilizou na alimentação suplementar do seu filho com 04 (quatro) meses de idade ocasionando-lhe gastrenterite aguda. Pergunta quem responde na relação jurídica de reparação do dano causado ao Consumidor:
- Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Empresário e o Fabricante.
5. Quanto aos defeitos relativos à prestação de serviços, o § 1º, art. 14, do CDC., assim dispõe: " O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, ..." . Constata-se pelo enunciado que o defeito do produto ou do serviço estão intimamente ligados a falta de segurança que legitimamente e essencialmente o consumidor ou o usuário esperam. Das hipóteses abaixo qual a que indica vício de serviço?
- Má colocação de um kit gás em carro que acaba por produzir ferimentos no motorista
6. São causas de suspensão do crédito tributário, EXCETO:
- A Imunidade tributária.
7. Existem muitas práticas capazes de colocar em risco a oferta de produtos ou serviços, colocando o consumidor em condição de total vulnerabilidade, dentre elas destaca-se a publicidade enganosa que pode ser entendida como:
- aquela capaz de levar o consumidor ao erro ou ao engano, inclusive, por omissão de informações
8. Quanto a qualidade do produto ou serviço assinale a alternativa correta:
- O Fornecimento é perigoso se da utilização dos produtos ou serviços decorre dano, motivado pela insuficiência ou inadequação
das informações prestadas pelo fornecedor sobre os riscos a que se expõe o consumidor.
AULA 8
1. Em matéria tributária, a transação consiste na proposta de um acordo estabelecido pela administração Pública e leva-se em conta, entre outros fatores, a diminuição de despesas desnecessárias por parte do Estado. Assim, pode afirmar que:
- a transação é admitida apenas com o propósito de extinguir litígios de ordem administrativa
2. É todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título.
- Título de Crédito
3. Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim os Títulos de Crédito são classificados, quanto à estrutura como:
- Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador ¿ que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
4. Os Títulos de Crédito possuirão sempre obrigações autônomas. Isto quer dizer que:
- São obrigações independentes entre si
5. Qual o título de crédito que representa uma ordem de pagamento sempre à vista?
- Cheque
6. Observe o Conceito abaixo: " É o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado". Estamos nos referindo aos:
- Títulos de Crédito
7. O que você entende pelo Princípio da Cartularidade?
- Que o título deverá ser representado por uma cártula
8. Qual o título de Crédito que somente nascerá de uma compra e venda mercantil ou uma prestação de serviço?
- Duplicata
AULA 9
1. A isenção se dá somente antes da constituição do tributo. Depois de constituído, só se fala em:
- remissão
2. Os contratos que se concretizam com a entrega da coisa são considerados contratos:
- Reais
3. O Direito Tributário é o ramo do Direito que estuda as relações financeiras entre o Estado e os indivíduos, sejam estes pessoas naturais ou jurídicas. Aborda também os tributos, que são contribuições compulsórias efetuadas pelos indivíduos para que o Estado possa promover as suas atividades.Assinale a alternativa correta:
- a compensação tributária é uma das formas de extinção do crédito tributário.
4. Considerando que os contratos empresariais especificamente formam a relação jurídica dos empresários entre si, haja vista as demais relações apresentarem dispositivos legais próprios como as normas de consumidor, trabalhistas e tributárias. Sendo assim algumas características são comuns a todos os contratos, podendo mencionar para realização do contrato, vigor no mínimo:
- no mínimo duas pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer.
5. Quais os Contratos que envolvem as relações entre os empresários?
- Empresariais
6. A exclusão do Crédito Tributário, como ato jurídico perfeito depende da promulgação de:
- Lei
7. Acerca da Exclusão do Crédito Tributário é correto afirmar, EXCETO:
- A alíquota zero não se assemelha à isenção, que poderá ser concedida em caráter geral ou condicional.
8. O Mútuo é classificado como um Contrato:
- Unilateral
AULA 10
1. A expressão da figura do Síndico, na Lei de Falências anterior de 1945, foi substituída pela terminologia:
- Administrador Judicial.
2. Certificando-se que o sujeito passivo da obrigação tributária não cumpriu o seu dever de pagar tributos, a Administração Pública, de forma compulsória, poderá utilizar-se do:
- Processo Administrativo Fiscal.
3. Acerca do processo administrativo tributário, é correto afirmar EXCETO:
- Para que se configure a fase contenciosa é essencial o lançamento por homologação, exclusivamente, de qualquer tributo por parte da autoridade competente. Tal ato há de ser escrito, e dele ter conhecimento o sujeito passivo da obrigação tributária correspondente.
4. Na antiguidade a execução do devedor não se restringia somente ao patrimônio, atingindo, também, a sua pessoa, ocorrendo aprisionamento, escravidão e até, morte como sanção àqueles que não pagavam suas dívidas.Assim,o juízo competente para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência:
- será o do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa sediada fora do Brasil.
5. A Administração Tributária faz valer a função fiscal no âmbito da obtenção das receitas (tributos), ou seja, o cumprimento:
- da obrigação tributária
6. É o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor, a aplicação da penalidade cabível:
- Lançamento
7. Atualmente, aos atores do cenário falencial não só cabe fazer evoluir o procedimento falencial na forma da lei, mas também ter a sensibilidade empresarial e procurar recuperar o empreendimento.De acordo com o perfil dos atores envolvidos nas relações judiciais e extrajudiciais o comitê de credores.
- é um órgão facultativo na falência e na recuperação judicial.
8. Julgue as alternativas referentes à recuperação judicial e em seguida, assinale a alternativa correta. I ¿ A recuperação judicial está pautada nos princípios da economia processual e no princípio da celeridade processual. II ¿ A recuperação judicial pode ser pleiteada por qualquer empresário, independentemente de sua regularidade. III ¿ A recuperação judicial objetiva auxiliar o empresário a superar seu estado de crise econômica e financeira. Estão corretas as alternativas:
- Apenas III.
ATIVIDADES PROPOSTAS
AULA 1
1. ACERCA DE EMPRESA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
- A EMPRESA CARACTERIZA-SE PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE ORGANIZADA, ECONÔMICA E HABITUAL, INDEPENDENTEMENTE DE SER PRESTAÇÃO DE SERVIÇO OU CIRCULAÇÃO DE MERCADORIA.
2. CONSIDERE AS AFIRMATIVAS A RESPEITO DA FIGURA DA EIRELI:
I. A figura da EIRELI significa “empresa individual de responsabilidade limitada.” A pessoa natural que constituir uma empresa individual de responsabilidade limitada, em nenhuma hipótese poderá figurar em outra empresa dessa modalidade.
II. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 120 (cento e vinte) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
III. O Sr. João da Silva Pacheco constituiu uma EIRELI e utilizou o nome empresarial “JOÃO DA SILVA PACHECO EIRELI”; nesse caso, pode-se afirmar que o nome empresarial utilizado pelo empresário é uma firma.
IV. Empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram essa concentração.
MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS AFIRMATIVAS CORRETAS.
- APENAS AS AFIRMATIVAS I, III E IV.
3. DISCORRA SOBRE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL E SOCIEDADE EMPRESÁRIA.
- GABARITO
Em uma sociedade empresária seus sócios não são empresários e sim a própria sociedade é que se designa empresária e à qual é conferida personalidade com seus direitos e obrigações.
A diferença entre empresário individual e sociedade
empresária é que nesta a pessoa jurídica tem patrimônio próprio, e que não se mistura ao patrimônio dos sócios, e com isso não são executados por dívidas da sociedade.
Já o empresário individual não obtém essa separação patrimonial e responde pelos seus bens devido ao risco do empreendimento. Assim, na sociedade empresária a responsabilidade dos sócios é subsidiária, pode ser limitada, como por exemplo, nas sociedades limitadas e nas sociedades anônimas; enquanto a responsabilidade do empresário individual é direta, pois ele responde com todos seus bens por dívidas obtidas no exercício da atividade econômica, não tendo limite de responsabilização.
AULA 2
1. MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA UMA CARACTERÍSTICA DAS SOCIEDADES EM COMUM.
- NÃO APRESENTAM SEUS ATOS CONSTITUTIVOS ARQUIVADOS NO ÓRGÃO REGISTRAL.
2. COM REFERÊNCIA ÀS NORMAS DO DIREITO SOCIETÁRIO, EM RELAÇÃO ÀS SOCIEDADES EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO PODE-SE AFIRMAR:
- TODOS OS SÓCIOS RESPONDEM ILIMITADAMENTE.
3. EM RELAÇÃO ÀS SOCIEDADES EM COMANDITAS SIMPLES, PODE-SE AFIRMAR:
- PODEM SER SOCIEDADE SIMPLES OU EMPRESÁRIA.
4. (CESPE - 2010 - EMBASA - ANALISTA DE SANEAMENTO - ADVOGADO) A DISTINÇÃO ENTRE A SOCIEDADE SIMPLES E A EMPRESARIAL NÃO RESIDE NO INTUITO LUCRATIVO, POIS HÁ SOCIEDADE SIMPLES COM ESCOPO DE LUCRO. O QUE CARACTERIZA A PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO COMO EMPRESARIAL É O FATO DE EXPLORAR EMPRESARIALMENTE O SEU OBJETO SOCIAL. EMBORA HAJA ESSE CRITÉRIO, COMO REGRA, PARA FINS DE DISTINÇÃO, TODA COOPERATIVA É UMA SOCIEDADE SIMPLES E TODA SOCIEDADE ANÔNIMA É EMPRESARIAL, INDEPENDENTEMENTE DA FORMA PELA QUAL SEU OBJETO É EXPLORADO. 
COMENTE O ENUNCIADO.
- GABARITO
CERTO. As sociedades simples podem ser simples pura ou ter a roupagem das outras modalidades. O seu caráter simples advém de seus sujeitos que se enquadram na ALICI (Artístico, Literário, Científico). As sociedades simples podem SIM visar a obtenção de lucro. Ademais, as cooperativas são obrigatoriamente sociedades simples, bem como as sociedades por ações (S.A. e Comandita por Ações) serão obrigatoriamente empresárias, por determinação expressa do art. 982, parágrafo único do Código Civil.
5. (CESPE - 2011 - TRF - 2º REGIÃO - JUIZ FEDERAL) SE A ATIVIDADE EMPRESARIAL É EXERCIDA PELO EMPRESÁRIO, SUA REPRESENTAÇÃO PATRIMONIAL DENOMINA-SE ESTABELECIMENTO, QUE É A REUNIÃO DE TODOS OS BENS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL, TAMBÉM CHAMADA, SOB A INFLUÊNCIA DOS FRANCESES, FUNDO DE COMÉRCIO, OU, SOB A DOS ITALIANOS, AZIENDA. COM RELAÇÃO AO ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
- COM A VENDA DO ESTABELECIMENTO, ALTERA-SE A FIGURA DE SEU TITULAR, QUE PASSA A SER O COMPRADOR; COM A VENDA DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA, ENTRETANTO, NÃO EXISTE ALTERAÇÃO DO TITULAR DO ESTABELECIMENTO, QUE PERMANECE O MESMO.
AULA 3
1. RESPEITANDO AS NORMAS DO DIREITO SOCIETÁRIO, EM RELAÇÃO AOS SÓCIOS PODE-SE AFIRMAR:
- O SÓCIO NÃO É OBRIGADO A INTEGRALIZAR A SUA PARCELA DO CAPITAL SOCIAL.
2. PODE-SE AFIRMAR EM RELAÇÃO AOS ADMINISTRADORES DA SOCIEDADE:
- O ADMINISTRADOR PODERÁ SER PESSOA JURÍDICA OU PESSOA NATURAL.
3. (OAB/ES 2014 - CESPE/UnB) ACERCA DA ESCRITURAÇÃO DAS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS, ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA.
- EM CONFORMIDADE COM AS DISPOSIÇÕES DO ATUAL CÓDIGO CIVIL, AS MICROEMPRESAS E AS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE ESTÃO DISPENSADAS DE MANTER ESCRITURAÇÃO FISCAL E EMPRESARIAL.
4. CONSIDERANDO A LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS SOCIEDADES LIMITADAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS É SOLIDÁRIA E LIMITADA AO VALOR QUE FALTAR A SER INTEGRALIZADO NO CAPITAL SOCIAL.
5. A INSCRIÇÃO DO CONTRATO SOCIAL NO ÓRGÃO COMPETENTE CONFERE CAPACIDADE JURÍDICA ÀS SOCIEDADES, EXCETO À:
- SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO.
AULA 4
1. QUANTO ÀS RECEITAS PÚBLICAS É INCORRETO AFIRMAR:
- A RECEITA PÚBLICA EFETIVA É AQUELA EM QUE OS INGRESSOS DE DISPONIBILIDADES DE RECURSOS FORAM PRECEDIDOS DE EFETIVO REGISTRO DE RECONHECIMENTO DO DIREITO E CONSTITUEM EBRIGAÇÕES CORRESPONDENTES E POR ISTO ALTERAM A SITUAÇÃO LÍQUIDA PATRIMONIAL, COMO A RECEITA PROVENIENTE DE IMPOSTOS OU A RECEITA DECORRENTE DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
2. ANALISE OS ITENS A SEGUIR ELENCADOS E ASSINALE A SEQUÊNCIA CORRETA:
° A Receita Tributária envolve apenas os tributos, que, de acordo com a definição expressa na Constituição Federal de 1988, são os seguintes: impostos, taxas, contribuição de melhoria, contribuições previdenciárias e contribuições econômicas.
° As Receitas de Contribuições englobam as do tipo social (contribuições previdenciárias, salário-educação) e as do tipo econômico (cotas de contribuições sobre exportação).
° A Receita Patrimonial é oriunda da exploração econômica do patrimônio das instituições, especialmente aluguéis e dividendos e recebimentos da Dívida Ativa.
° As transferências correntes são os recursos financeiros recebidos de pessoas jurídicas ou físicas e que serão aplicados no atendimento de despesas correntes.
- F, V, F, V.
3. O TRIBUTO, CONSIDERADO COMO RECEITA PÚBLICA, É UMA:
- RECEITA DERIVADA.
4. AS RECEITAS PROVENIENTES DA COBRANÇA DE TRIBUTOS E DA ALIENAÇÃO DE BENS SÃO CLASSIFICADAS, RESPECTIVAMENTE:
- RECEITAS CORRENTES E RECEITAS DE CAPITAL.
AULA 5
1. ASSINALE A OPÇÃO QUE CONTENHA, NA ORDEM DEVIDA, AS RESPOSTAS CERTAS.
° De acordo com os princípios que emanam da Constituição da República e do Código Tributário Nacional, em relação ao imposto de renda retido na fonte, dos servidores do Estado do Piauí, no que concerne aos vencimentos destes, quem tem a competência para estabelecer-lhe a alíquota?
° A quem pertence o produto da arrecadação desse imposto retido pelo Estado do Piauí?
° Quem é o sujeito passivo da obrigação tributária principal?
° Qual é o ente responsável pela fiscalização do contribuinte, relativamente à declaração desses vencimentos?
- A UNIÃO, O ESTADO, O SERVIDOR, A UNIÃO.
2. A PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO TITULAR DA COMPETÊNCIA PARA EXIGIR O CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO É O:
- SUJEITO PASSIVO DA OBRIGAÇÃO PRINCIPAL.
3. A CAPACIDADE TRIBUTÁRIA:
- INDEPENDE DA CAPACIDADE CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS.
4. SEGUNDO O CTN, O CONTRIBUINTE E O RESPONSÁVEL SÃO, RESPECTIVAMENTE:
- O SUJEITO PASSIVO QUE TEM RELAÇÃO PESSOAL E DIRETA COM O FATO GERADOR E O SUJEITO PASSIVO QUE, SEM SE REVESTIR NA CONDIÇÃO DE CONTRIBUINTE, TENHA OBRIGAÇÃO DECORRENTE DE DISPOSIÇÃO EXPRESSA DE LEI.
5. A NATUREZA JURÍDICA DOS VÁRIOS TRIBUTOS DECORRE:
- DO FATO GERADOR DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA.
AULA 6
1. O crédito tributário prefere a qualquer outro, salvo:
- O crédito trabalhista.
2. É correto afirmar que:
- O crédito tributário não se sujeita ao processo de concordata preventiva.
3. Em quantos anos prescreve o direito de cobrar o crédito tributário?
- 5
4. São modalidades de lançamento do crédito tributário:
- Direto ou de oficio, por declaração e por homologação.
5. A ação para cobrança do crédito tributário está sujeita a prazo:
- Prescricional de 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituição definitiva.
AULA 7
1. A Constituição Federal, em seu artigo 150, incisos I e II, ao afirmar que os tributos não poderão ser exigidos ou aumentados sem lei que o estabeleça e que os contribuintes, em situação equivalente, não terão tratamento desigual, está dispondo sobre os princípios:
- Da Legalidade e da Isonomia.
AULA 8
1. A União Federal institui Imposto de Importação com alíquotas menores para as mercadorias importadas por uns estados, em relação a outros, sob a alegação de que aqueles estados são mais pobres e os demais, ricos. Essa diferenciação é legítima? Por que?
- Legítima, pois compete à União Federal a política de desenvolvimento dos estados mais pobres.
AULA 10 
1. Leia
as afirmativas e marque aquela que está correta quanto ao imposto sobre a renda.
- Juntamente com o imposto territorial rural, constitui os dois únicos impostos federais, disciplinados por lei ordinária, que se submetem ao princípio da anterioridade, previsto no art. 150, III, b, da CRFB.
2. Para efeito de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, O que é considerado imóvel urbano? Qual é sua incidência?
- É considerado imóvel urbano todo aquele que estiver localizado em zona urbana, conforme definida em lei municipal, desde que seja beneficiário de certos melhoramentos urbanos. Esse imposto é de incidência anual, porque seu fato gerador ocorre a todo dia 1° de janeiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando