Buscar

2.2 Descreva as disciplinas jurídicas que envolvem o direito tributário. O Direito Financeiro é o estudo da normatização das atividades financeira...

2.2 Descreva as disciplinas jurídicas que envolvem o direito tributário.

O Direito Financeiro é o estudo da normatização das atividades financeiras do Estado.
O Direito Constitucional versa sobre o Sistema Tributário Nacional.
O Direito Administrativo empresta ao direito tributário uma importante base valorativa e principiológica, como: os princípios administrativos da legalidade, impessoalidade, segurança jurídica, publicidade, entre outros.
O Direito Civil contribui com diversos institutos e conceitos para o direito tributário.
O Direito Penal tem relação com o direito tributário especialmente à existência dos chamados crimes contra a ordem tributária.
O Direito Processual Penal colabora com os seus ritos utilizados para apuração e julgamento dos crimes contra a ordem tributária.
O Direito Empresarial possui pontos de conexão com o direito tributário especialmente no que diz respeito ao tema da responsabilidade tributária.

Essa pergunta também está no material:

Direito Tributário e Empresarial   Gabarito
14 pág.

Direito Tributario e Empresarial Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As disciplinas jurídicas que envolvem o direito tributário são: - Direito Financeiro: estuda a normatização das atividades financeiras do Estado; - Direito Constitucional: versa sobre o Sistema Tributário Nacional; - Direito Administrativo: empresta ao direito tributário uma importante base valorativa e principiológica, como: os princípios administrativos da legalidade, impessoalidade, segurança jurídica, publicidade, entre outros; - Direito Civil: contribui com diversos institutos e conceitos para o direito tributário; - Direito Penal: tem relação com o direito tributário especialmente à existência dos chamados crimes contra a ordem tributária; - Direito Processual Penal: colabora com os seus ritos utilizados para apuração e julgamento dos crimes contra a ordem tributária; - Direito Empresarial: possui pontos de conexão com o direito tributário especialmente no que diz respeito ao tema da responsabilidade tributária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais