Buscar

AV PARCIAL HIST. COMTEPORANEA I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
	Avaliação Parcial: CEL0491_SM_201605114243 V.1 
	Aluno(a): JOSÉ ANTÔNIO SCHELCK ESTEFANELLI
	Matrícula: 201605114243
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 23/06/2018 11:03:12 (Finalizada)
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201605227501)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Concluído em 1815, o Congresso de Viena, baseou-se em três princípios políticos fundamentais:
	
	
	 Certo
	Restauração, legitimidade e equilíbrio europeu
	
	Escravismo, industrialismo e protecionismo
	
	Democracia, liberalismo e controle estatal
	
	Industrialismo, republicanismo e restauração
	
	Relações multipolares, federalismo e republicanismo
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201605998027)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No processo revolucionário francês, a Convenção deu ensejo a constituição da Junta de Salvação Pública, que assume funções executivas. Inicialmente liderada por Danton, passa ao comando de Robespierre. A esse período específico são tomadas as seguintes medidas, exceto:
	
	
	 Certo
	Abolição dos direitos feudais; igualdade de todos perante a lei (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão); secularização dos bens do clero.
	
	Instala as chamadas ¿Medidas de Salvação Pública¿, dentre elas: Uma Lei dos Suspeitos, na prática um mecanismo de aprisionar adversários e simpatizantes do regime monárquico ou moderado; Requisição em massa, colocando todos os maiores de 18 anos a disposição do exército; Empréstimos Forçados, tomado aos mais abastados e a Lei do Máximo Geral, fixando o preço dos gêneros de consumo.
	
	O culto a Deusa Razão é instituído e os religiosos,católicos em especial, são duramente perseguidos. O calendário gregoriano é substituído pelo republicano (vendémiaire, brumaire, frimaire, nivôse, pluviôse, ventôse, germinal, floréal, prairial, messidor, thermidor e fructidor).
	
	Os Girondinos foram proscritos e expulsos da cena política. Condenação em massa à guilhotina de adversários como Luís Egalité, Maria Antonieta e aliados como Lavoisier e Danton
	
	Uma nova constituição é elaborada em 1793, instituindo o mecanismo do referendo, o sufrágio universal, reconhecendo e consolidando, desse modo, a soberania do povo.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201605368370)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Inglaterra se tornou o berço da industrialização a partir do século XVIII e vários fatores contribuíram para isso, com exceção do:
	
	
	
	acúmulo de capitais.
	 Errado
	crescimento populacional.
	
	jazidas de carvão.
	 Certo
	controle religioso.
	
	posição geográfica.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201605221248)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere o trecho abaixo de autoria de Aléxis Tocqueville acerca da cidade inglesa de Manchester,em 1835 ao responder a questão. 
"Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem." 
(Tocqueville, Aléxis In: HOBSBAWN, Eric J. A. A Era das Revoluções: Europa 1789 - 1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 43). 
Relacionando o trecho acima às transformações sociais e econômicas que se operaram na Inglaterra nesse período histórico, pode-se afirmar que:
	
	
	
	o texto reflete sobre o papel do ouro descoberto na Califórnia no financiamento das mudanças industriais ocorridas no capitalismo inglês nesse período.
	 Certo
	o salto civilizatório correspondente à expansão do capitalismo industrial inglês realizou-se sob a égide de novas relações sociais marcadas pela da superexploração da mão-de-obra.
	
	o processo de Revolução Industrial teve altíssimos custos sociais na Inglaterra enquanto em outros países pode realizar-se no modelo de ¿Estado do bem-estar-social¿.
	
	historicamente a industrialização capitalista implantou-se sem violência social na Inglaterra e França harmonizando as relações entre civilização e povos pré-feudais.
	
	a Revolução Industrial inglesa levou à regressão econômica imensas áreas de terra que retomaram as características da barbárie feudal.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201605747551)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando falamos sobre o Liberalismo, logo, lembramos da "Mão Invisível do Mercado" de Adam Smith. Entretanto, existe uma premissa fundamental do liberalismo. Sobre essa questão, podemos afirmar que:
	
	
	
	A premissa principal desse pensamento é a forte decisão de divisão dos meios de produção entre as pessoas.
	
	A premissa principal é o ataque a livre consciência dos indivíduos.
	
	A premissa principal é o papel intervencionista do Estado na Economia.
	 Certo
	A premissa principal é defesa da liberdade, frente a intervenção do Estado na economia.
	
	A premissa principal é o cerceamento da burguesia e ao acúmulo excessivo de capitais.
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201606230389)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia, com atenção, o texto a seguir: ¿A iniciativa privada deve agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores leva não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.¿ Assinale, abaixo, a ideologia em que pode ser enquadrado o texto acima:
	
	
	
	Socialismo Científico.
	
	Socialismo Utópico.
	
	Anarquismo.
	 Certo
	Liberalismo.
	
	Catolicismo Social.
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201606230388)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na França, depois da queda de Napoleão, a monarquia foi restaurada subindo ao trono o rei Luís XVIII, da dinastia Bourbon. O novo rei outorgou uma nova Constituição mantendo a divisão dos três poderes, exercendo apenas o Poder Executivo, mas restabeleceu o voto censitário (por renda), diminuindo drasticamente o número de eleitores na França. Nesse contexto, surgem três grupos que se destacaram no cenário político. Leia, atentamente, as opções a seguir:
	
	
	
	b) Ultrarrealistas, Liberais, Bonapartistas.
	
	c) Liberais, Conservadores, Ultrarrealistas
	 Certo
	e) Ultrarrealistas, Liberais, Constitucionalistas.
	
	a) Ultrarrealistas, Constitucionalistas, Restauradores.
	
	d) Liberais, Jacobinos, Girondinos.
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201605394170)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a conjuntura história na qual foi elaborada uma nova Constituição para a França, no governo de Luís XVIII (1815-1824), podemos concluir que:
	
	
	
	os grupos políticos dos liberais e dos constitucionalistas uniram suas forças em torno de um projeto de lei que substituísse a monarquia por um regime parlamentarista.
	
	as leis instituídas representavam a vitória definitiva do pensamento ilustrado na França, já que a igualdade de direitos podia ser traduzida através do voto universal.
	
	os ultrarrealistas, liderados por Guizot, defendiam o retorno do jacobinismo na França.
	
	a Constituição era uma clara retomada das instituições aristocráticas que governaram a França antes da Revolução, marcando o retorno daquele país ao antigo Regime.
	 Certo
	a nova Constituição trazia em suas leis algumas conquistas iluministas, como a igualdade jurídica, mas mantinha traços aristocráticos, como a instituição do voto censitário.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:201606034503)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(UFMG) Leia o texto. "O bem estar de grande número, único fim legítimo, deve ser a única preocupação também do governo. Como preliminar
essencial a estas reformas e a outras para assegurar ao povo os meios pelos quais seus interesses poderão ser eficazmente defendidos e assegurados, pedimos que, na confecção das leis, a voz de todos possa, sem entraves, ser ouvida." (PETIÇÃO CARTISTA, Inglaterra, 1838) Todas as alternativas apresentam reformas defendidas pelo Movimento Cartista, EXCETO:
	
	
	
	c) A realização de eleições anuais.
	
	e) O sufrágio universal.
	 Certo
	b) A extinção do bicameralismo.
	 Errado
	d) O pagamento aos deputados.
	
	a) A abolição do voto censitário.
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:201605368399)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Movimento de quebra de máquinas empreendido pelos trabalhadores ingleses como forma de protesto contra as condições que viviam:
	
	
	
	Anarquismo
	
	Taylorismo
	
	Cartismo
	
	Fordismo
	 Certo
	Ludismo
	
	
	Gabarito Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais