Buscar

Bobbio Norberto Cap. 4 Democracia e ditadura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bobbio Norberto Cap. 4 Democracia e ditadura
1. A democracia na teoria das formas de governo
O termo democracia é designado como uma das muitas formas de governo. Especificamente, uma forma de poder político exercido pelo povo. Para individualizar o conceito e o caráter especifico da democracia deve-se relacionar a democracia com as outras formas de governo. Ou seja, o conceito de democracia pertence a um sistema de conceitos, que constitui a teoria das formas de governo, só assim para delimitar o seu conceito. Então considerar o conceito de democracia como parte de um sistema mais amplo das formas de governo permite dividir os usos. Esses são os 3 usos: descritivo (ou sistemático), prescritivo (ou axiológico) e histórico. (Bobbio, 1909)
Em seu uso descritivo ou sistemático, é a classificação e tipologia das formas de governo. 
Em seu uso prescritivo ou axiológico, as formas de governo são alinhadas de acordo com um juízo de valor, segundo a qual uma é julgada boa e a outra má, uma ótima e a outra péssima, uma melhor ou menos má do que a outra e assim por diante.
Pode-se enfim falar de uso histórico de uma teoria das formas de governo quando não serve somente para classificar ou atribuir valor, mas também para descrever os vários momentos sucessivos do desenvolvimento histórico considerado como uma passagem obrigatória de uma forma a outra. 
‘’ Quando o uso prescritivo e o uso histórico são ligados, como acontece com frequência, a descrição das diversas fases históricas resolve-se numa teoria do progresso ou do regresso, conforme esteja a forma melhor no final ou no princípio do ciclo.’’ (Bobbio, 1909)
2. O uso descritivo
A respeito do uso descritivo, a democracia é classificada com base no diverso número dos governantes. É a forma de governo em que o poder é exercido pelo povo, ou pela maioria, diferente da monarquia e aristocracia em que um governava ou poucos.
3. O uso prescritivo
A respeito do uso prescritivo, a democracia pode ser boa ou ruim, no sentindo bom recomendável ou no sentindo má, reprovada ou desaconselhável. Existem argumentos pró e contra a democracia. A preocupação é saber se ela é a melhor ou a pior.
4, O uso histórico
A respeito do uso histórico se trata do posto em que a democracia ocupou no grande sistema. Pois o uso histórico é traçar as linhas de desenvolvimento do curso histórico da humanidade entendido como um suceder-se de uma determinada constituição a outra seguindo um certo ritmo. Existem duas etapas, uma sucessiva em que o sentindo é o aperfeiçoamento e uma regressiva em que a monarquia ficaria em primeiro lugar e a democracia em último. (Bobbio, 1909)
5. A democracia dos modernos
.....

Continue navegando