Buscar

Direito contitucional AV1 ESTUDO DIRIGIDO

Prévia do material em texto

Constitucional AV1
1. A respeito dos brasileiros natos e naturalizados assinale a alternativa CORRETA: 
A. O brasileiro naturalizado poderá ser extraditado se cometer crime comum no estrangeiro antes da aquisição da nacionalidade brasileira.
B. A extradição do brasileiro naturalizado a pedido de Estado estrangeiro vai ocorrer independente do crime cometido e da época da prática do delito. 
C. De acordo com constituição brasileira de 1988 todos os cargos políticos que podem ser ocupados pelos brasileiros natos também podem ser ocupados pelos brasileiros naturalizados. 
D. Não há nenhuma hipótese constitucional e legal que autorize a extradição de brasileiro naturalizado. 
E. Brasileiros natos e naturalizados possuem idênticos direitos.
 
2. Analise cada item a seguir. 
I. A primeira dimensão dos direitos fundamentais se caracteriza pela sua aplicabilidade ligada ao conceito de mínimo existencial e da busca da igualdade material; 
II. Com relação ao mínimo existencial, a melhor doutrina e a jurisprudência pátria já reconhecem sua plena justiciabilidade perante o poder judiciário;
III. Se é certo que os direitos estatais prestacionais são de eficácia progressiva, isso não significa dizer que possam ser considerados como meras normas de eficácia diferida, programática, limitada. Certamente não. São direitos que produzem, pelo simples reconhecimento constitucional, uma eficácia mínima; 
IV. A meta central das Constituições modernas, e da Carta brasileira de 1988 em particular, pode ser resumida, na promoção exclusiva dos direitos individuais. 
Somente é CORRETO o que se afirma em: 
A. II e III;
B. I e III; 
C. III e IV; 
D. I, II e III. 
3. Diz-se que a Constituição brasileira de 1988 é rígida porque: 
A. não admite a ocorrência do fenômeno da mutação constitucional; 
B. foi promulgada por Assembleia Nacional Constituinte convocada na forma de Emenda à Constituição anterior; 
C. classifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros;
D. estabelece penalidades severas para os crimes de responsabilidade; 
E. prevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis;
4. Acerca dos Direitos e Garantias Fundamentais, conforme expressamente exposto na Constituição da República Federativa do Brasil CRFB/88, pode-se afirmar, exceto: 
A. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
B. É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. 
C. É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inexistindo vedações. 
D. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. 
E. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. 
5. No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção CORRETA. 
A. Em nenhuma hipótese brasileiro nato pode perder a nacionalidade brasileira.
B. Brasileiro naturalizado pode ser extraditado por se envolver, antes da naturalização, com o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
C. São privativos de brasileiro nato, entre outros, os cargos da carreira diplomática, de Senador da República e de Procurador-Geral da República. 
D. De acordo com a Constituição da República, são brasileiros natos os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral. 
E. Nacionalidade é uma concessão deliberativa do Estado e nunca um direito humano. 
6. O princípio do "jus solis" significa que serão brasileiros os que nascerem em qualquer parte do nosso domicílio. Assim sendo, são brasileiros natos: 
A. os nascidos no brasil, com exceção dos filhos de pai e mãe estrangeiros, desde que estes estejam a serviço de seu país
B. os nascidos em navio de guerra brasileiro, onde quer que se encontre independentemente da nacionalidade de seus pais.
C. todos aqueles que nascem em território brasileiro.
D. estão corretos os itens "a" e "d".
E. os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros desde que qualquer deles esteja a serviço de seu país. 
7. Acerca da disciplina constitucional dos direitos fundamentais, analise as seguintes afirmativas: 
I Garantias dos direitos fundamentais são instituições jurídicas criadas em favor do indivíduo para que ele possa usufruir dos direitos fundamentais propriamente ditos. 
II Os direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira gerações, como são conhecidos, sucederam-se, historicamente, de maneira que os direitos fundamentais de primeira geração hoje não são mais aplicados. 
III Os direitos fundamentais de primeira geração estão associados à liberdade; os de segunda, à igualdade; os de terceira, à fraternidade. 
IV A possibilidade de indenização de dano moral, que a Constituição eleva à categoria de direito fundamental, assiste apenas às pessoas naturais. 
V A Constituição de 1988 protege o direito à vida e não tolera, em circunstância alguma, a pena de morte. 
Somente é CORRETO o que afirma em:
A. III e V 
B. I e IV 
C. II e IV 
D. I e III 
8. A perda dos direitos políticos se dará no seguinte caso: 
A. cancelamento da naturalização, por sentença transitada em julgado.
B. condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. 
C. incapacidade civil absoluta.
D. improbidade administrativa. 
9. Sobre o direito fundamental de propriedade previsto na Constituição brasileira de 1988, assinale a alternativa correta: 
A. no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. 
B. aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
C. são assegurados, nos termos da lei, a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas 
D. é garantido o direito de propriedade, que deverá, necessariamente, atender à sua função social. 
E. todas as alternativas anteriores estão corretas. 
10. Rafael é brasileiro naturalizado e casado com Letícia, de nacionalidade italiana. Rafael foi transferido pela empresa onde trabalha para a filial na Argentina, estabelecendo-se com sua esposa em Córdoba. Em 02/03/2009, lá nasceu Valentina, filha do casal, que foi registrada na repartição consular do Brasil. De acordo com as normas constitucionais vigentes, assinale a afirmativa correta. 
A. Valentina é brasileira nata, não constituindo óbice o fato de seu pai ser brasileiro naturalizado e sua mãe, estrangeira.
B. Valentina somente será brasileira nata se vier a residir no Brasil e fizer a opção pela nacionalidade brasileira após atingir a maioridade. 
C. Valentina não pode ser considerada brasileira nata, em virtude de a nacionalidade brasileira de seu pai ter sido adquirida de modo derivado e pelo fato de sua mãe ser estrangeira.
D. Valentina é brasileira nata, pelo simples fato de seu pai, brasileiro, se ter deslocado por motivo de trabalho, em nada influenciando o modo como Rafael adquiriu a nacionalidade. 
11. A respeito dos Direitos Políticos previstos na Constituição da República, assinale a alternativa CORRETA: 
A. São inelegíveis somente os inalistáveis. 
B. São condições de elegibilidade, na forma da lei, ser brasileiro nato, o pleno exercíciodos direitos políticos, o alistamento eleitoral, a residência na circunscrição, e a filiação partidária. 
C. O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de sessenta e cinco anos, e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
D. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular. 
E. Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período em que estiverem nas Forças Armadas, os soldados.
19. O Poder Executivo, no caso brasileiro, tem como função típica:
A) solucionar os atritos sociais, mediante provocação.
B) administrar o Estado e zelar pela manutenção da ordem pública.
C) redigir as leis, em harmonia com os anseios populares.
D) controlar o Poder Judiciário.
20. O Poder Legislativo, no caso brasileiro, tem como função típica:
A) solucionar os atritos sociais, mediante provocação.
B) administrar o Estado e zelar pela manutenção da ordem pública.
C) redigir as leis, em harmonia com os anseios populares.
D) controlar o Poder Judiciário.
37. O Poder Judiciário, no caso brasileiro, tem como função típica:
A) solucionar os atritos sociais, mediante provocação.
B) administrar o Estado e zelar pela manutenção da ordem pública.
C) redigir as leis, em harmonia com os anseios populares.
D) controlar o Poder Executivo.
38. Quanto às emendas constitucionais é CORRETO afirmar que:
A) consiste em uma mutação à Constituição.
B) o Presidente da República pode propor emenda constitucional.
C) é a mesma coisa que revisão constitucional.
D) qualquer pessoa do povo pode propor emenda constitucional através de Mandado de Injunção.
39. Se uma Constituição determinar que o exercício das funções do Poder Executivo dar-se-á por uma única pessoa que atuará como Chefe de Estado e como Chefe de Governo; que essa pessoa é escolhida por voto direto do povo; e que suas atribuições são totalmente independentes do Poder Legislativo. É CORRETO afirmar que:
A) tal Constituição determina a soberania e autonomia de cada Estado membro da Federação.
B) tal Constituição determina a forma Federativa de Estado.
C) tal Constituição determina o sistema Parlamentarista de Governo com independência dos poderes.
D) tal Constituição determina o sistema Presidencialista de Governo com independência dos poderes.
40. Uma Constituição determinar que há competência legislativa, administrativa e política para seus Estados membros, porém, subordinada a preceitos de imposição nacional. É CORRETO afirmar que:
A) tal Constituição determina a soberania e autonomia de cada Estado membro da Federação.
B) tal Constituição determina a forma Federativa de Estado.
C) tal Constituição determina o sistema Parlamentarista de Governo com independência dos poderes.
D) tal Constituição determina o sistema Presidencialista de Governo com independência dos poderes.
41. Marque a alternativa CORRETA:
A) a soberania, povo, território são os elementos de Estado.
B) o Brasil adota o sistema Tricameral, com o Legislativo, Executivo e Judiciário harmônicos e independentes entre si.
C) não pode haver tratamento legal distinto entre homens e mulheres, mesmo se acompanharem a determinação constitucional de proteção à mulher para promover a inclusão social e não a exclusão. 
D) erradicar o pobre e o marginal é um dos objetivos fundamentais previstos na Constituição da República.
42. Na Semana Jurídica da Estácio – Venda Nova, o Prof. João Mhá Neé, defendeu que concurso público deveria ser limitado à população local, já que o Brasil é composto por Estados-membros com autonomia entre si, portanto, tais critérios seriam constitucionais.
Você era o debatedor e afirmou que, segundo a Constituição Federal de 1988:
A) tal proposta não poderia ocorrer, pois agrediria um dos fundamentos da República Federativa do Brasil que é igualdades de direitos, além de haver a expressa vedação aos entes federados de criarem distinções entre os brasileiros, nos termos do art. 19 da CR.
B) tal proposta seria possível de ocorrer, pois ao definir prerrogativas de caráter local estará diminuindo as desigualdades regionais, nos termos do art. 3º da CR.
C) tal proposta não poderia ocorrer, pois agride a previsão de igualdade entre os Estados previsto no art. 4º da CR.
D) tal proposta seria possível, pois atende ao Princípio Constitucional da Discriminação Positiva, implícito em todo o texto constitucional por lógica de hermenêutica aplicada.
43. O professor de determinada matéria, com receio da possibilidade dos alunos “colarem”, determinou que todos tirassem suas roupas, ficando apenas em trajes íntimos, só podendo voltarem a se vestirem quando terminada a prova por todos os alunos. É CORRETO afirmar que: 
A) o professor estará certo caso haja tal previsão no regulamento da instituição de ensino, restando aos alunos cumprirem a ordem.
B) para que os alunos se negassem a cumprir essa ordem, teriam que fundamentar sua resistência em algum artigo da Constituição da República. 
C) os alunos poderão resistir, porém, terá que ser vontade da maioria, em virtude de conceitos democráticos.
D) os alunos poderão se recusar a cumprir tal ordem por ser abusiva e terem o direito de preservarem sua intimidade, trata-se de caso típico de Princípios Constitucionais, que impõem-se a qualquer ordenamento infra-constitucional e independente de expressa previsão.
44. O Presidente Nicolau Thá Maduro tem a maioria do Parlamento. Apresentou, no Parlamento, o projeto de governar através de Decreto. Esse projeto foi aprovado e a partir de então, ele governará através de Decreto. Você é um famoso jurista e está em Rede Nacional explicando o ocorrido. 
Entre as alternativas, escolha a CORRETA:
A) nos regimes democráticos essa prática é possível, pois não fere a independência e harmonia dos Poderes, já que o Legislativo permanecerá no exercício de suas atribuições sem a interferência do Executivo.
B) o simples afastamento do Legislativo de suas atribuições põe em cheque a Teoria de Freios e Contra-Pesos, e por conseqüência a própria democracia, já que haverá um desequilíbrio de forças entre os Poderes.
C) esse procedimento é típico dos países com democracia madura, republicanos, presidencialistas e organizados em forma federativa de Estado.
D) é uma tendência do mundo ocidental, como forma de prevenir o abuso legislativo dos parlamentares e de dar capacidade de governabilidade ao Executivo. 
45. O “Estado Islâmico” vem espalhando o terror pelo mundo. Seus líderes defendem a religião mulçumana e a intolerância a outras formas de vida distintas daquela que eles acreditam. Afirmam que seu povo está no mundo todo e que seu território vai até aonde houver um mulçumano. 
No livro que você publicou, intitulado “Estado Islâmico: atestado de fanatismo”, seguindo as doutrinas constitucionais, você afirmou que:
A) o Estado Islâmico deve ser respeito internacionalmente pelo Brasil, em atenção ao preceito constitucional da autodeterminação dos povos, da não intervenção e da igualdade entre os Estados.
B) a intolerância religiosa é característica legitima de Estados religiosos ao estilo do Vaticano e do Estado Islâmico, e propagar suas crenças e liturgias no Brasil, é uma garantia constitucional sem limites jurídicos.
C) para os Estados organizados com o regime democrático, portanto, com o respeito mútuo a todas as religiões, a solução aplicada foi a de se declararem Estados laicos, a exemplo do Brasil.
D) o Estado Islâmico tem o direito de divulgar seus ideais no Brasil, de converterem pessoas e de se associarem livremente com fins paramilitares.
46. A separação de Poderes é um critério funcional de limitação de poder:
A) compatível com o Estado Democrático de Direito.
B) incompatível com os Estados organizados como federações.
C) incompatível com os Estados regidos por constituições rígidas.
D) compatível com as monarquias absolutistas.
13. Os atosdo Estado regem-se por Princípios Constitucionais que garantem sua validade. Em caso de abuso do Estado, qual alternativa está CORRETA:
A) cabe ao Estado fazer as vontades populares, independente de eventuais direitos resguardados aos indivíduos, já que o direito coletivo prevalece sobre o direito individual.
B) no Estado de Direito a vontade do direito prevalece sobre a vontade do individuo, assim, é possível o ato de abuso do Estado desde que devidamente fundamentado e motivado pela autoridade coatora, mesmo quando esta for um particular.
C) no Estado de comunhão social a coletividade estará sempre acima da vontade individual, portanto, basta ser vontade da maioria que não há como se falar em abuso de autoridade.
D) no Estado Democrático de Direito deve haver previsão constitucional de mecanismo de proteção aos Direitos Individuais, comumente chamados pela doutrina de “remédios Constitucionais”. 
47. A Constituição brasileira garante o direito de livre locomoção no território nacional:
A) apenas para as pessoas de paz.
B) aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Brasil. 
C) a qualquer cidadão em tempos de paz.
D) a qualquer pessoa que tenha bens.
48. Ao definir pelo direito à intimidade e pela proteção ao lar, o legislador pretendeu:
A) fazer a distinção entre invasão de propriedade e invasão de privacidade, quanto ao primeiro; e quanto ao segundo a distinção entre posse e propriedade. 
B) resguardar o Estado das possíveis demandas privadas vinculadas à vida intima da pessoa e sua moradia. 
C) assegurar ao individuo espaço reservado da ação do Estado, que somente poderá agir em casos extremos definidos pela própria Constituição, tais como flagrante delito, ordem judicial ou ainda, se autorizado pelo morador. 
D) fazer a dicotomia entre o Direito Público e o Direito Privado. 
49. Marque a alternativa CORRETA:
A) é plena a liberdade de associação para fins paramilitares, vedada a de caráter ilícito. 
B) ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo penal.
C) é assegurado ao preso a integridade física e moral.
D) ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade condicional, com ou sem fiança.
50. O detentor da nacionalidade brasileira primária, de origem ou originária é, do ponto de vista técnico jurídico, denominado de:
A. Cidadão Brasileiro
B. Brasileiro Naturalizado
C. Brasileiro Legítimo
D. Brasileiro Nato
E. Brasileiro Original
51. Julgamento do Supremo Tribunal Federal consignou sobre a incidência das normas de direitos fundamentais às relações privadas o que segue ementado: “Sociedade civil sem fins lucrativos. União brasileira de compositores. Exclusão de sócio sem garantia da ampla defesa e do contraditório. Eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas. Recurso desprovido.”
Com base no julgado acima, e à luz do regime constitucional dos direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que:
A. O julgamento reitera o modelo adotado pelo direito constitucional pátrio, que aponta para a dimensão valorativa dos direitos que não acarreta sua incidência direta nas relações privadas, mas apenas implica a necessidade de que sejam levados em conta pelo Estado na criação legislativa ou na interpretação do direito privado.
B. A autonomia da vontade, constitucionalmente consignada, é inoponível à proteção das liberdades e garantias fundamentais.
C. Para o STF, a violação do devido processo legal não restringe a liberdade de exercício profissional do sócio em decorrência de seu caráter público, que deve contar com envolvimento estatal direto para ser oponível e limitadora da liberdade associativa.
D. O julgado reforça a chamada “eficácia horizontal” dos direitos fundamentais, que pugna que os direitos fundamentais assegurados pela Constituição vinculam diretamente não apenas os poderes públicos, estando direcionados, também, à proteção dos particulares em relação com outros particulares.
E. Os direitos fundamentais assegurados pela Constituição vinculam diretamente só os poderes públicos, estando direcionados mediatamente à proteção dos particulares e apenas em face dos chamados poderes privados.
52. Não é um conjunto de princípios de avaliação da evidência, cânones para julgar a adequação de explicações propostas, critérios para solucionar hipóteses, mas um modo de pensar por problemas, a partir deles e em direção deles. Assim, num campo teórico como o jurídico, pensar topicamente significa manter princípios, conceitos, postulados, com um caráter problemático, na medida em que jamais perdem sua qualidade de tentativa. Como tentativas, as figuras doutrinárias do Direito são abertas, delimitadas sem maior rigor lógico, assumindo significações em função dos problemas a resolver, constituindo verdadeiras 'fórmulas de procura' de solução do conflito. Noções chave como 'interesse público', 'vontade contratual', 'autonomia da vontade', bem como princípios básicos como 'não tirar proveito da própria ilicitude', 'dar a cada um o que é seu', 'indubio pro reo' guardam um sentido vago que se determina em função de problemas como a relação entre a sociedade e indivíduo, proteção do indivíduo em face do Estado, do indivíduo de boa fé, distribuição dos bens numa situação de escassez etc., problemas estes que se reduzem, de certo modo, a uma aporia nuclear, isto é, a uma questão sempre posta e renovadamente discutida e que anima toda a jurisprudência: a aporia da justiça. FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Prefácio. In: VIEHWEG, Theodor. Tópica e Jurisprudência. Tradução Tercio Sampaio Ferraz Jr. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1979, p. 3.
A partir da leitura, analise as assertivas abaixo:
I - O método tópico de Viehweg é aplicado ao problema, isto é, tem por base o raciocínio voltado para o problema e não para a norma em si.
II - O pensamento tópico problemático se pauta na racionalidade subsuntiva que parte do caso geral para o caso particular.
III – A tópica é um processo especial de tratamento de problemas, ou seja, é uma técnica do pensamento problemático mediante o emprego exclusivo do método silogístico.
IV – Na centralidade do método tópico viehwegiano encontrasse o contexto semântico da norma.
V – A tópica viehwegiana tem caráter indutivo e se pauta nos elementos juridicamente relevantes advindos do caso concreto (fatos portadores de juridicidade).
Somente é CORRETO o que se afirma em:
A. III e IV;
B. II e IV;
C. II, III e IV;
D. I e V;
E. I, II e IV.
4. Ao estrangeiro, naturalizado brasileiro, é vedado:
A. prestar concurso público para ingressar no serviço público federal
B. filiar-se a partido político
C. ser presidente do Senado Federal
D. ser contratado como professor de universidade pública
53. Afirma-se que a constituição da República Federativa do Brasil em vigor:
A. Autoriza a criação, pelos Municípios, de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas, inseridos nas suas respectivas estruturas orgânicas, de sorte a viabilizar a fiscalização deferida às Câmaras Municipais, mediante controle externo, a exemplo do que ocorre nos planos Federal e Estaduais;
B. Ao prover acerca da Organização do Estado Federal, insere entre as entidades federativas a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a primeira soberana e as demais autônomas, nos termos da lei;
C. Inclui entre os Direitos e Garantias Fundamentais, em Título próprio, os direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, a nacionalidade, os direitos políticos e os partidos políticos;
D. Faculta a intervenção da União Federal, em hipóteses que menciona, nos Estados, no Distrito Federal, e nos Municípios dos Estados.
54. Considerando as normas da Constituição Federal que tratam da extradição, assinale a alternativa correta:
A. O cidadão português não pode ser extraditado por crime de terrorismo, independentemente de quando foi cometido, uma vez que o Supremo Tribunal Federal já assentou que este se equipara ao crime político.
B. O brasileiro nato não pode ser extraditado, exceto se tivernacionalidade primária do país no qual o crime foi cometido e se houver reciprocidade estabelecida em tratado internacional.
C. O brasileiro naturalizado pode ser extraditado pela prática de crime comum antes da naturalização, sendo necessário, porém, para esse fim, que haja anulação da naturalização.
D. O estrangeiro pode ser extraditado, havendo vedação apenas em relação aos crimes político e de opinião, ressalvas estas que não são incompatíveis com a situação de asilado político do estrangeiro no país.
55. Referindo-se ao poder constituinte originário, o preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 1937, dizia que o Presidente da República, atendendo às legitimas aspirações do povo brasileiro à paz política e social (...) e atendendo a outras circunstâncias, resolvia assegurar à Nação a sua unidade, o respeito à sua honra e à sua independência, e ao povo brasileiro, sob um regime de paz política e social, as condições necessárias à sua segurança, ao seu bem estar e à sua prosperidade, decretando a seguinte Constituição, que se cumprirá desde hoje em todo o País. Considerando tal preâmbulo, como classificar a Carta, quanto à origem? Por quê?
Outorgada. A constituição em apreço não foi elaborada por uma assembléia eleita popurlamente pata tal fim, foi ao contrário, imposta pelo titular do poder.
57. Soldado do Exército Brasileiro, indignado por ter uma remuneração inferior ao salário mínimo, fato que contrariaria o art. 7º, IV da CRFB/88, lhe procura para saber da constitucionalidade dessa remuneração inferior ao salário mínimo. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudência.
O soldado pode receber sua remuneração menor que um salário mínimo, pois não possui a relação contratual regido pela CLT por se tratar de vinculo técnico.
58. João da Silva Smith, filho de Ana Maria da Silva, brasileira, natural dos Estados Unidos da América, cometeu um homicídio em Nova York em 26 de janeiro de 2000. No dia 28 de janeiro de 2000 fugiu para o Brasil. Ao chegar aqui, João da Silva Smith opta pela nacionalidade brasileira na Justiça Federal de acordo com os artigos 12, I, c e 109, X da CRFB/88. No ano de 2001, antes de se concluir o processo de opção de nacionalidade, o governo norte americano pede a extradição de João da Silva Smith ao Brasil pelo homicídio cometido em 2000. Pergunta-se: o Brasil vai extraditá-lo?
Não, o art.5º permite que seja julgado no país onde esta fixado.
12. Tramita no Congresso Nacional proposta de Emenda Constitucional convocando uma nova Revisão Constitucional nos moldes do artigo 3º da ADCT. A referida proposta de Emenda Constitucional prevê a realização de Referendo para a entrada em vigor dos dispositivos alterados pela Assembleia Revisora. É legítima tal proposta? Não, pois não ha possibilidade de realização de outra, pois a constituição só prevê uma unica versão.
14. Consoante o Art. 5º, iniciso XLV, da Constituição da República Federativa do Brasil, "nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido". Com os olhos voltados à classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que a interpretação desse comando normativo dá origem a uma norma constitucional de eficácia plena e aplicabilidade limitada. Julgue e fundamente. 
Está errado. A interpretação desse comando normativo dá origem a uma forma concstitucional de eficácia contida e aplicabilidade direta. 
16. Marco Fiori, italiano pelo critério do jus sanguinis e brasileiro pelo critério do jus soli, e domiciliado no Rio de Janeiro, viaja a Roma onde comete um furto de duas obras de arte e retorna ao Brasil. O governo italiano pede a sua extradição. Pergunta-se: o Supremo Tribunal Federal vai conceder a extradição? Por quê? 
Não, com o credito do jus soli, Marco tem o direito de ficar no Brasil e responder há uma ação neste mesmo, ou seja, ele é nascido e mora no país.
17. Gevásio, estudante de Direito, realizou amplas pesquisas a respeito dos requisitos de fruição e dos beneficiários dos direitos e garantias fundamentais, isso com o objetivo de passar o seu conhecimento aos moradores da localidade em que reside. À luz da teoria dos direitos fundamentais e da sistemática da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que nenhum direito previsto na Constituição pode ser exercido sem que a lei o regulamente. Julgue e fundamente. 
O parágrafo primeiro do art.5º da CF informa que a aplicação aos direitos fundamentais é imediata, porém a aplicabilidade pode ser gradual conforme a teoria de José Afonso da Silva que possuiu a explicação de aplicabilidade em relação a produção de efeitos de forma plena, contida ou limitada.
18. Determinado Prefeito Municipal tinha a intenção de encaminhar projeto de lei à Câmara dos Vereadores disciplinando a concessão de direitos sociais a certa camada da população. No entanto, tinha dúvidas a respeito da compatibilidade dessa iniciativa com a ordem constitucional, mais especificamente com o princípio da igualdade, consagrado no Art. 5º, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil. Em seu entender, a igualdade exigiria que os direitos sociais fossem igualitariamente oferecidos a todos, independentemente de suas características pessoais. Para sanar suas dúvidas, solicitou o pronunciamento da Procuradoria do Município, que exarou alentado parecer a respeito dessa temática. À luz da presente narrativa, o conceito de igualdade, tal qual consagrado na Constituição, não se projeta sobre as políticas públicas a cargo do Poder Executivo. Julgue se correta ou errada e fundamente. 
Errada, pois as políticas públicas a cargo do poder executivo também devem observar o rpincípio da igualdade. 
A igualdade material ampara a realização de acões afirmativas pelo poder público. Assim a concessão de direitos sociais a camadas menos favorecidas da popula~ção é compatível com a CF/88.

Continue navegando