Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO ESPORTIVA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504793471)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fisioterapia no esporte é uma área que se encontra em crescimento seja no âmbito amador, seja no de alta performance. Atuar juntamente a uma equipe multidisciplinar faz com que o desempenho do atleta seja de qualidade. Em meio a esse cenário, a Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor). Para que este trabalho seja ainda mais estreito entre a equipe mostra-se necessário uma aproximação da modalidade praticada. Por este motivo, marque a opção que mostra a necessidade do conhecimento do Fisioterapeuta na prática e na avaliação do atleta em questão.
		
	
	Conhecimento da equipe adversária, condições e dinâmicas de jogo, gestual desportivo.
	
	Gestual desportivo, vestimenta da atividade e aspectos ambientais.
	 
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo, individualidade do atleta e condições e dinâmicas de jogo.
	
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo e Conhecimento da equipe adversária.
	
	Aspectos ambientais, condições e dinâmicas de jogo e vestimenta da atividade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504793467)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com o objetivo preventivo junto ao desporto, alguns recursos poderão ser utilizados por Fisioterapeutas, afim de melhor realizar a profilaxia. Pensando nesta questão especificamente, responda: Quais os objetivos para o uso da bandagem desportiva?
		
	
	Proteger, permitir a instabilidade e repouso
	
	Criar isolamento e mobilizar a articulação
	
	Proteção, compressão e repouso da articulação
	 
	Proteger, limitar movimentos indesejáveis e estabilizar a articulação
	
	Limitar os movimentos e mobilizar a articulação
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505237723)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Fisioterapeuta ao atuar em determinada modalidade deve estar atento se a mesma apresenta grande propensão em desencadear lesões junto aos seus praticantes. Tendo em vista a realidade de cada modalidade, indique a ALTERNATIVA que COMPREENDE INTEGRALMENTE em ALTO RISCO para incidência de lesões desportivas:
		
	
	Boxe Tailandês, Futebol de Campo e Golf
	 
	Karatê, Basquete e Futsal
	
	Boxe Inglês, Salto Triplo e Arco e Flexa
	
	Hóquei na Grama, Handebol e Bocha
	
	Voleibol, Tiro e Salto à Distância
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504808217)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O consenso de crioterapia elaborado pelos membros da SONAFE que se encontravam presentes na reunião destinada a elaboração deste documento, durante o III Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da SONAFE, teve como objetivo nortear e homogeneizar a pratica da fisioterapia esportiva, tendo como foco a utilização da crioterapia.
O consenso cita alguns recursos crioterápicos tidos como eficazes e seguros na prática clínica. Assinale as alternativas que correspondam aos recursos citados pelo consenso:
		
	 
	Compressa de gelo com uso de toalha úmida limpa ou de saco plástico descartável.
	
	Ice spray.
	
	Gelo diretamente no corpo.
	
	Compressa de gelo seco com saco plástico reutilizável.
	
	Compressa de gel com uso de toalha úmida limpa ou de saco plástico descartável.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504808383)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma avaliação cinesiofuncional pré competição bem realizada fornece ao fisioterapeuta importantes informações uteis na elaboração de trabalhos futuros. Podemos considerar a avaliação cinesiofuncional pré competição importante para a montagem de um plano de:
		
	
	Treinamento específico com bola
	
	Avaliação pré cirúrgica
	 
	Prevenção de lesões
	
	Treinamento técnico tático
	
	Treinamento aeróbio especifico
	
	O Fisioterapeuta ao atuar em determinada modalidade deve estar atento se a mesma apresenta grande propensão em desencadear lesões junto aos seus praticantes. Tendo em vista a realidade de cada modalidade, indique a ALTERNATIVA que COMPREENDE INTEGRALMENTE em ALTO RISCO para incidência de lesões desportivas:
		
	
	Voleibol, Tiro e Salto à Distância
	
	Boxe Tailandês, Futebol de Campo e Golf
	
	Hóquei na Grama, Handebol e Bocha
	 
	Karatê, Basquete e Futsal
	
	Boxe Inglês, Salto Triplo e Arco e Flexa
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504808916)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você trabalha em uma clínica e vem a sua procura um atleta de jiu-jitsu para realizar recuperação do seu ombro que teve uma luxação. Em uma faze posterior da reabilitação você resolve que tem que acrescentar um trabalho de força para o ombro desse atleta, e segundo seu raciocínio decide por um trabalho de resistência muscular localizada por ser esse mais ideal nessa fase do tratamento.
Segundo o conhecimento adquirido durante a disciplina de esportes assinale a alternativa que corresponda às características do trabalho de resistência muscular localizada:
		
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	 
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 90% a 100% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 70% a 90% da máxima, o número de repetições de 30 a 40, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será rápida, e o número de série de 2 a 4.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505237577)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação ao raciocínio clínico para planejamento da APP. ( ) quanto menor a capacidade do tecido em absorver energia menor é a suscetibilidade de lesão, ( ) As lesões crônicas mais frequentes no voleibol são os estiramentos musculares e, no futebol, são as tendinopatias patelares, ( ) O estresse excessivo no sistema músculo esquelético (SME) do atleta depende do nível da competição ou treinamento do tipo de esporte, do uso de equipamento e da velocidade dos movimentos, ( ) Alterações no alinhamento entre os segmentos podem aumentar a demanda em um tecido biológico ou em uma articulação de cadeia cinética. A sequência correta é:
		
	
	F-F-F-F
	
	V-F-F-V
	 
	F-F-V-V
	
	F-V-V-V
	
	F-V-F-V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504806092)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Demétrio, 25 anos jogador de voleibol, ao retornar de um bloqueio, sofreu entorse de tornozelo esquerdo em eversão. Qual o ligamento afetado diretamente?
		
	
	Ligamento colateral lateral
	
	Ligamento fíbulo-calcâneo.
	
	Ligamento fibulo-talar anterior.
	
	Ligamento tíbio-fibular.
	 
	Ligamento deltóide.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505404656)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação do atleta é um ponto de suma importância para a prescrição do programa de reabilitação. Desta forma, qual dos itens abaixo está incorreto?
		
	 
	Verificar apenas a patologia
	
	Verificar o mecanismo de lesão
	
	Verificar se houve outros tratamentos realizados
	
	Verificar a presença de lesões pregressas
	
	Verificar tipo, frequência e intensidade de treinamento

Continue navegando