Buscar

UMA IDEIA SUSTENTÁVEL QUE UTILIZA OS CICLOS DO CARBONO, DO NITROGÊNIO E DA ÁGUA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UMA IDEIA SUSTENTÁVEL QUE UTILIZA OS CICLOS DO CARBONO, DO NITROGÊNIO E DA ÁGUA
por Carolina Laurindo de Oliveira
Devemos sempre buscar o equilíbrio dos ciclos biogeoquímicos, e não é necessário nenhuma ideia mirabolante para se alcançar essa meta. Só basta o ser humano adotar uma vida voltada ao desenvolvimento sustentável, consumir alimentos mais naturais, reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera através de ações simples, como utilizar menos automóveis e usar lâmpadas econômicas, que talvez possamos reverter o quadro de destruição ambiental atual.
Os ciclos do carbono e do nitrogênio tem caminhos parecidos, e ambos passam pelas plantas. Elas são muito importantes no processo de sintetização desses elementos, que são abundantes na atmosfera terrestre. Uma sugestão óbvia e muito simples, que pode ser adotada por qualquer ser humano, e que não demanda gastos financeiros exorbitantes é somente o de plantio de hortas de leguminosas. Porquê?
Em relação ao nitrogênio, as plantas não conseguem extraí-lo na forma gasosa, então para que elas absorvam o nitrato, é necessário que haja todo um caminho através de bactérias presentes no solo, mas algumas bactérias presentes nas raízes das leguminosas (do gênero Rhizobium) podem encurtar o caminho tanto para as plantas quanto para a reposição do N2 na atmosfera. Além de fazer essa reposição e continuar o ciclo do nitrogênio, a utilização de leguminosas também é fonte de alimento para o ser humano, lembrando que esse tipo de planta não deve sofrer interferência de agrotóxicos e fertilizantes, pois os mesmos já contém quantidades absurdas de nitrogênio que não sendo totalmente aproveitado pelas plantas, escoa e para nos lençóis freáticos, causando vários desequilíbrios nas águas dos rios e lagos. Além de contribuir para o ciclo do nitrogênio elas também contribuem para o ciclo do carbono realizando a fotossíntese, que absorve o CO2 e devolve o oxigênio. Em relação à irrigação dessas hortas, algumas calhas simples e reservatórios poderiam resolver o problema, uma vez que estes poderiam captar água da chuva que é uma água menos aditivada em relação à água potável. O resultado seria um alimento mais saudável e que contribuiria com a manutenção de pelo menos três ciclos biogeoquímicos, além de ser uma ideia de baixo custo, e que pode ser utilizada na agricultura de subsistência ou agricultura comercial em pequena escala. Se o ser humano plantasse mais árvores ao invés de derrubá-las, e comesse alimentos mais naturais sem utilizar substâncias nocivas ao ambiente e ao próprio corpo, já seria de grande ajuda para diminuir o aquecimento global que poderia estar regredindo e não progredindo atualmente. São as pequenas ideias que fazem a diferença, pois não exigem um grau de comprometimento tão grande por parte das pessoas que em sua maioria já não se comprometem o mínimo possível com a causa.

Outros materiais