Buscar

DIREITO PREVIDENCIARIO 2018 avaliando

Prévia do material em texto

DIREITO PREVIDENCIARIO 2018.1 - AVALIANDO
1. Tício, marido de Martha, faleceu em julho de 2004, desempregado. Havia trabalhado como empregado durante 20 anos para a empresa Carro dos Sonhos Ltda, tendo terminado seu contrato de trabalho com a referida empresa em julho de 1999. Em agosto de 2004 Martha formulou requerimento administrativo de pensão por morte em uma agência da previdência social e teve seu pedido indeferido. A correta justificativa para o indeferimento da pensão por morte nesse caso é: 
R: Perda da qualidade de segurado do instituidor da pensão.
2. O plano custeio da Previdência Social e os planos benefícios da Previdência Social previstos no capítulo da Ordem Social da Constituição Federal em vigor, foram regulamentados, respectivamente, pelas leis:
R : n.ºs 8.212/91 e 8.213/91
3.O INSS, autarquia federal, resultou da fusão das seguintes autarquias:
R: IAPAS e INPS.
4. Segundo alguns doutrinadores a primeira expressão que deu origem tão falada Seguridade Social, isto é, a do amparo generalizado do cidadão contra riscos sociais em geral, ocorreu:
R: com o célere Social Security Act (1935), dos Estados Unidos
5 .Acerca das assertivas abaixo assinale qual foi o marco previdenciário moderno brasileiro;
R: Lei Eloy Chaves ( DL 4.682/23), com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões.
6. Considerando o conceito, a organização e os princípios da seguridade social no Brasil, assinale a opção correta.
R : A assistência social atende os hipossuficientes, por meio da concessão de benefícios, independentemente de contribuição.
7. Com relação à manutenção da qualidade de segurado, independentemente de contribuições, na forma da Lei nº 8213/91, é correto afirmar:
R: mantém-se a condição de segurado até 12 ( doze ) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração.
8. O marco inicial da Previdência Social propriamente dita no Brasil ocorreu com:
R: a Lei Eloy Chaves (que na verdade é um Decreto Legislativo nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923), criando para cada Estrada de Ferro do País uma Caixa de Aposentadoria e Pensões.
9. Com relação à tendência dos padrões contábeis internacionais, é correto afirmar que, atualmente, a legislação previdenciária brasileira.
R : converge em muitos aspectos no grau de harmonização entre as normas norte-americanas, internacionais e a brasileira
10. Acerca do Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS), que agrupou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Instituto Nacional de Administração da Previdência Social (IAPAS), pode-se afirmar corretamente.
R: Entre outras competências cabia ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como entidade do SINPAS, a concessão e manutenção de benefícios e outras prestações em dinheiro, inclusive aquelas que estavam a cargo do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
10. Segurados são sempre:
R: pessoas físicas, isto é, que contribuem para o regime previdenciário e, por isso, terão direito a prestações (benefício ou serviços) de natureza previdenciária.
11. Relativamente às condições instituídas para a aposentadoria do servidor integrante do Regime Próprio da Previdência Social, insertas na Lei Complementar nº 64, de 25 de março de 2002, é correto afirmar que:
R - é vedada qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício
12. Assinale a opção incorreta:
R - Os dados constantes no CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições não valem como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salário-de-contribuição.
13. Sobre as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social - RGPS, marque a alternativa correta.
R - A aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos de serviço, em razão de trabalho em condições nocivas à saúde e a integridade física do segurado, além da prova do trabalho nessas condições, depende de contribuição previdenciária adicional a cargo do trabalhador.
14. A cobertura previdenciária se destina
R - aos segurados e dependentes
15. Não é considerado filiado obrigatório ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade se segurado.
R - O carregador de bagagem em porto, que presta serviços sem subordinação nem horário fixo, a diversos, com a intermediação do sindicato da categoria.
16. De acordo com a Lei nº 8.213/1991, a concessão da pensão por morte e do auxílio reclusão
R - independem de carência
17. Acerca da manutenção e qualidade de segurado marque a opção correta:
R- O período, que independe do pagamento de contribuições e mantém a qualidade de segurado, foi denominado pela doutrina como período de graça.
18. No que se refere aos beneficiários do Regime de Previdência Social na condição de dependente do segurado, é incorreto afirmar:
R- O cônjuge para ser considerado dependente, deve provar sua dependência econômica em face do segurado junto à Previdência Social.
20. No que tange ao período de graça, marque a alternativa incorreta:
R- O segurado facultativo mantem esta qualidade perante a Previdência Social se deixar de contribuir por período de até 12 meses;
21. Acerca da perda e manutenção da qualidade de segurado marque a opção incorreta.
R – A qualidade de segurado é mantida, sempre, pela total ausência no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
22. Mário, contribuinte individual, após 2 anos de contribuição, interrompeu os pagamentos à Previdência Social em 31/12/2015. Recolheu, então, a última GPS em 15/01/2016, referente ao mês de dezembro de 2015. Quando ele perderá a qualidade de segurado?
R - dezembro de 2016
23. Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
R- Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
24. Marque a opção incorreta sobre o período de graça:
R- Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado jamais conserva os seus direitos perante a previdência social, conforme art. 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
25. São dependentes do segurado que necessitam comprovar dependência econômica:
R - Pais do segurado
26. A inscrição do (a) companheiro (a) do segurado no regime geral de previdência será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do companheiro (a), é suficiente a apresentação de:
R - Disposições testamentárias, prova de mesmo domicílio e conta bancária conjunta.
27. Marque a assertiva correta: João, trabalha na empresa J.J.LTDA, percebendo a importância de R$ 4.000,00 mensais, e é casado com Maria que trabalha percebendo a importância de R$ 3.000,00 mensais, ambos segurados do RGPS. O casal têm um filho em comum de 2 anos de idade e João o pai invalido que depende economicamente dele. É correto afirmar que são dependentes de João:
R - Maria e o filho de 2 anos.
28. Quanto aos dependentes, são consideradas prestações previdenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social:
R - auxílio-reclusão e pensão por morte.
29. Como se perde a qualidade de segurado?
R - transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
30. Há uma hierarquia entre as classes de dependentes, no sentido de que a existência de dependentes de uma classe anterior exclui os dependentes da classe seguinte. Diante desta asertiva é coreto afirmar que são os de primeira classe:
R - o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado em qualquercondição, menor de vinte e um anos ou inválido, gozam de presunção absoluta de dependência econômica.
31. Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
R: Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
32. Não é necessário comprovar dependência econômica dos seguintes dependentes do segurado da Previdência Social:
R - Cônjuge, companheiro(a), pais e o filho não emancipado do segurado.
33. Analise as opções e marque a incorreta quanto a contribuição previdenciária
R - Carlos advoga para diversas empresas na Justiça do Trabalho, sem manter vínculo de emprego, auferindo valores fixos mensais de cada uma delas. Nesta situação, o salário-de-contribuição de Carlos corresponde a soma de todas as remunerações recebidas, independente do teto limite de contribuição da Previdência Social.
34. De acordo com a Constituição Federal Brasileira, as contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidirão, dentre outras, sobre:
R - A folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.
35. Matheus aposentou-se, mas em razão de sua posentadoria não suprir as necessidades familiares, voltou ao mercado de trabalho. Neste caso, Matheus será segurado obrigatório?
R - sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado seja abrangida pelo RGPS.
36. Eládio é segurado facultativo da Previdência Social e está enfrentando graves problemas financeiros que o impossibilitaram de recolher as devidas contribuições dos últimos quatro meses. Neste caso, em regra, Eládio
R- mantém a qualidade de segurado até seis meses após a cessação das contribuições.
37. Não constitui receita das contribuições sociais:
R- as provenientes da União
38. A contribuição social sobre a receita de concursos de prognósticos é um exemplo específico do princípio constitucional da
R- diversidade da base de financiamento
39. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social
R- cabe a toda a sociedade, direta e indiretamente
40. O regime de previdência de caráter contributivo e solidário aplicável aos servidores efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios significa que o servidor público contribui
R - diretamente, além dos aportes de recursos do respectivo ente estatal, com o objetivo de assegurar recursos para pagamento dos proventos de aposentadoria e pensões.
41. Os segurados do REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (RGPS) estão classificados em segurados obrigatórios e segurados facultativos. Marque a opção que indica corretamente as cinco categorias dos segurados obrigatórios:
R - empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual e segurado especial.
42. De acordo com a Lei no 8213/91, mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições,
R - até seis meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo
43. Joaquina trabalha como diarista quatro dias na semana em casas diferentes e recebe por dia o valor de 130,00. Vale asseverar que Joaquina é considerado trabalhadora autônomo. Ela deseja contribuir para a Previdência Social. Neste caso, marque a opção correta que diz respeito a espécie de contribuinte que Joaquina é:
R - contribuinte obrigatória da Previdência Social
44. Segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social, é todo aquele que exerce atividade remunerada e não se vincula por força de lei e outro regime de previdência social. São segurados obrigatórios a Previdência Social, entre outros:
R - Doméstico, o titular de firma individual urbana ou rural, trabalhador avulso
45. A contribuição social previdenciária de 8%, 9% ou 11% sobre o respectivo salário-de-contribuição mensal é aplicada aos segurados:
R - empregado, inclusive o doméstico, e trabalhador avulso, de forma não cumulativa
46. Considerando-se que Marília trabalha como costureira de uma confecção e possui Carteira Profissional regida pela CLT. Marque a opção correta com relação e espécie de contribuinte de Marília é no caso concreto:
R - contribuinte obrigatória da Previdência Social
47. A Lei n. 8.213/91, que dispõe sobre o Plano de Benefícios da Previdência Social, estabelece que, os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social classificam-se como segurados e dependentes. Diante do exposto é correto afirmar:
R - Os dependentes são pessoas físicas, cujo vínculo jurídico com o segurado autoriza que a proteção previdenciária seja estendida de forma reflexa.
48. São segurados obrigatórios:
R - todos os que exerçam atividade remunerada, de natureza urbana, com ou sem vínculo empregatício: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso ou segurado esoecial.
49. Em relação ao reconhecimento do acidente de trabalho, segundo a legislação previdenciária:
R- reconhece-se o acidente de trabalho ocorrido na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
50. A empresa deverá comunicar a ocorrência de acidente de trabalho no prazo de:
R - ao INSS até o primeiro dia útil seguinte ao do acidente e de imediato, à autoridade competente, no caso de falecimento;
51. Segundo as regras do Regime Geral da Previdência Social, o benefício da aposentadoria por invalidez é benefício.
R - não programado; reclama carência, exceto se decorrente de acidente de trabalho; substitui os salários e não permite o retorno ao trabalho, durante sua concessão.
52. Em relação ao reconhecimento do acidente de trabalho, segundo a legislação previdenciária:
R - reconhece-se o acidente de trabalho ocorrido na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
53. Um acidente de trânsito que tenha como vítima um segurado empregado ao se dirigir do trabalho para casa, sem desvio de trajeto, será considerado como acidente do trabalho?
R - sim, uma vez que não houve nenhum desvio de seu trajeto
54. A empresa deverá comunicar a ocorrência de acidente de trabalho no prazo de:
R - ao INSS até o primeiro dia útil seguinte ao do acidente e de imediato, à autoridade competente, no caso de falecimento
55. De acordo com a Lei nº 8.213/1991, a concessão da pensão por morte e do auxílio reclusão:
R - independem de carência
56. Indique a ordem de prioridade correta no que se refere as pessoas encaminhadas para o Programa de Reabilitação Profissional: 
I. o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzida sua capacidade funcional em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa; 
II. aposentado por invalidez; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário não-previdenciário; 
III. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade civil; o dependente pensionista inválido; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição que, em atividade laborativa tenha reduzida capacidade funcional em decorrência de acidente de qualquer natureza ou causa
 IV. o dependente maior de 18 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário; 
V. o segurado sem carência para auxílio doença previdenciário, portador de incapacidade; odependente pensionista inválido; o dependente maior de 16 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência
R: as assertivas I e V estão corretas
57. A quem compete julgar recurso das decisões do INSS de processos dos beneficiários e dependentes, em âmbito interno:
R - Conselho de Recursos da previdência
58. Flaviano, gerente de uma grande multinacional de lanches fast food, onde não há risco ambiental do trabalho, recebe salário mensal de R$10.000,00. Calcule a contribuição descontada de Flaviano pela empresa:
R - R$ 430,78 (11% de R$ 3.916,20 - teto previdenciário).
59. Quanto aos benefícios da Lei 8.213/91, considere o que segue: 
I. O concedido, como indenização ao segurado quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. 
II. O devido, uma vez cumprida a carência devida nessa Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física ou mental, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme dispuser a lei. 
III. O devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nessa Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos. Esses benefícios previdenciários referem-se, respectivamente,
R . ao auxílio-acidente; à aposentadoria especial; e ao auxílio-doença.
60. Quanto ao período de carência para a concessão de benefícios previdenciários, está correto:
R - pensão por morte, salário-família e auxílio-acidente: independem de carência
61. A respeito da alíquota de contribuição da Previdência Social, dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso é.
R - contribuição social previdenciária dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso é calculada mediante a aplicação da alíquota de oito, nove ou onze por cento sobre o seu salário de contribuição, de acordo com a faixa salarial constante da tabela publicada periodicamente pelo Ministério da Previdência Social (MPS)
62. Segundo a legislação previdenciária NÃO é considerado caso de suspensão ou de cancelamento automático do benefício previdenciário
R - o exercício de atividade remunerada pelo segurado recluso em cumprimento de pena em regime fechado ou semi-aberto que contribuir na condição de segurado contribuinte individual ou facultativo, em relação ao recebimento do auxílio-reclusão pelos seus dependente.
63. De acordo com INSS, o benefício que só poderá ser concedido após o cumprimento do período de carência é
R- a aposentadoria por invalidez.
64. Nos termos do Regime Geral da Previdência Social, período de carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício. Neste sentido, dependem de período de carência os benefícios de
R - auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição
65. A aposentadoria por invalidez decorrente de doença profissional
R - independe de carência;
66. É exigível comprovação do período de carência para concessão de
R - aposentadoria por tempo de contribuição a segurado especial.
67. José recebe aposentadoria especial no Regime Geral de Previdência Social. Nessa situação, José
R - não poderá retornar ao mercado de trabalho.
68. Joana é dona de casa e contribui como segurada facultativa da Previdência Social. Ela contribuía há aproximadamente cinco anos e agora esta acometida por uma doença que necessita de recebimento de benefício previdenciário. No caso concreto comprovando-se a doença qual o benefício que Joana deve requerer. Marque a opção correta:
R - auxílio doença
69. Maria no seu primeiro emprego trabalhou de 02 de janeiro de 2012 a 02 de julho de 2012 como empregada de uma empresa, vindo a contrair moléstia não relacionada ao trabalho, com prejuízo do exercício de suas atividades habituais. Nessa situação, Maria
R - não terá direito ao recebimento do auxílio-doença, por ausência do cumprimento da carência.
70. Maria é advogada, empregada de uma empresa desde 1990 e, a caminho do Fórum, bateu seu automóvel por cruzar o farol vermelho, sofrendo ferimentos que se agravaram em razão de Maria ser portadora de diabetes e a incapacitaram para suas atividades habituais, por mais de 15 ( quinze ) dias. Nessa situação, Maria
R - receberá auxílio-doença acidentário
71. Havendo admissão ou demissão de empregado no curso do mês, o SalárioFamília ser-lhe-á pago:
R - proporcionalmente aos dias trabalhados
72. No caso de empregado aposentado por tempo de serviço, que volta a trabalhar em outro emprego, é correto afirmar
R - Caso seja demitido sem justa causa é vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com o beneficio de aposentadoria por tempo de serviço.
73. São considerados serviços da Previdência Social:
R - o serviço social, a perícia médica e a reabilitação profissional
74. Havendo admissão ou demissão de empregado no curso do mês, o Salário Família ser lhe á pago:
R - proporcionalmente aos dias trabalhados
75. Caio, em maio de 2008, separou-se judicialmente de Maria. Na referida separação, acordou-se judicialmente que Caio só iria pagar pensão alimentícia para Ana, filha do casal, de 19 anos. Em agosto de 2010, Caio conhece Teresa, com a qual vem a morar e manter união estável. Em agosto de 2012, Caio falece. Quem tem direito à pensão por morte, na qualidade de dependente de Caio?
R - Teresa.
76. Analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA: 
I. Serão considerados, para cálculo do salário-de benefício, os ganhos habituais do empregado sob a forma de utilidades sobre os quais tenha incidido contribuição previdenciária. 
II. A Previdência Social compreende apenas o denominado Regime Geral de Previdência Social.
III. Mesmo as entidades beneficentes de assistência social não são imunes às contribuições de seguridade social, porque esta deve ser financiada por toda a sociedade.
 IV. O sócio de indústria, na sociedade de capital e indústria, é segurado obrigatório do regime geral de previdência social, na condição de contribuinte individual. 
V. O Regime Geral de Previdência Social concede as seguintes prestações aos segurados: aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição e especial), auxílio-doença, saláriofamília, salário-maternidade, auxílio-acidente e reabilitação profissional.
R - As assertivas II e III estão incorretas.
77. Maria e João são empregados da empresa X. Maria possui três dependentes enquanto João não possui dependentes. Na qualidade de segurada Maria recebe o benefício salário-família enquanto João apesar de segurado não recebe. Neste caso específico está sendo aplicado o princípio constitucional da
R - seletividade da prestação dos benefícios

Continue navegando