Buscar

AD2 Marketing Digital 16 2º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – Atividade da AD2
Período - 2016/2º
Disciplina: Marketing Digital
Coordenadora: Flávia Galindo
ALUNO: Ismael Cleverson da Silva Bazilio MATR: 11215060162
	
Boa Atividade!!!
�
Questão Única (10,0 pontos):
Branded content: o tamanho desse negócio
Vlogueira Gabbie Fadel no Snapchat do HuffPost Brasil: influenciadora foi uma das convidadas para o projeto "100% Carioca" feito pelo estúdio Abril Branded Content para PayPal
Nunca foi tão difícil capturar a atenção das pessoas. Diante da oferta quase infinita de informação, passamos a editar o que consumimos. A batalha das marcas não é mais apenas pela audiência, mas pela atenção exclusiva do usuário.
Os publishers e as grandes marcas sabem que só conteúdos que entregam um valor real são percebidos. Não importa se é editorial ou se é patrocinado por uma marca: precisa ser útil, informativo, educativo e/ou divertido. Este é o princípio do branded content, o conteúdo feito para (e pelas) marcas com foco em seus clientes e consumidores.
Diferente da publicidade tradicional, este tipo de conteúdo propicia às marcas uma interação mais orgânica e menos interruptiva com o público. E por isso, estabelece uma relação de confiança e transparência.
"O branded content é menos centrado no que a marca quer prometer, vender e dizer sobre si mesma e mais orientado às pessoas. Com o máximo de relevância e propósito", explica Patrícia Weiss, chairman do Branded Content Marketing Association (BCMA), consultora e produtora executiva da asas.br.com.
Não à toa, este mercado está em franco crescimento no mundo todo. De acordo com a divisão de inteligência do site Business Insider, no mercado americano o faturamento com branded content saltará de U$ 8 bilhões em 2015 para U$ 21 bilhões em 2018.
Outro estudo, mais recente, realizado com 140 executivos de editoras de revistas em 39 países, mostra a expectativa de que 33% da receita de publicidade dos publishers virá de branded content nos próximos dois anos. A pesquisa Native Advertising Trends 2016 - uma parceria do Native Advertising Institute e da FIPP Network for Global Media - mostra também que 52% dos publishers já oferecem branded content e outros 37% acham provável incluí-lo em seus planejamentos de marketing.
Mercado brasileiro
No Brasil, a Editora Abril, líder do mercado de revistas, estima que 30% de suas propostas comerciais envolvam branded content por meio de seu estúdio, o Abril Branded Content.
“Por aqui, o foco ainda é sempre em impacto, volume e multidão, e menos na experiência de como provocar e expandir a conversa e o relacionamento com a audiência a partir de um conteúdo relevante”, ressalta Patrícia Weiss.
Seguindo a tendência do mercado americano, os principais publishers brasileiros - Estadão, Folha, Globo e Abril - criaram áreas especializadas em produção de conteúdo para marcas.
“Marcas que se associam a um publisher para fazer branded content ganham credibilidade, alcance, contexto e a expertise de contar boas histórias”, explica o jornalista Edward Pimenta, diretor do Abril Branded Content. “Em um ano, produzimos mais de 1200 conteúdos para 140 marcas. E a tendência é só crescer”, finaliza Pimenta.
FONTE: Portal Exame
QUESTÕES:
1 - Pesquise e explique os significados dos termos “Publisher” (1,0 ponto) e “Branded Content” (1,0 ponto). Não se esqueça de dizer as fontes de sua conceituação.
Publisher é o personagem que faz a ligação entre os setores comercial e editorial. Na linguagem popular, ele é quem faz o meio campo entre os dados/informações e a distribuição desses em forma de produto.
Na verdade, a maior parte das fontes pesquisadas não ousou cravar uma definição, sempre demonstrando que a tarefa do Publisher não é engessada sendo, ao contrário, muito dinâmica.
Apesar de não ter sido a única fonte de pesquisa, o artigo “quem são eles? – publishers conquistam seu espaço nas editoras e mostra que vieram para ficar.”, publicado no portal UOL, chamou bastante a atenção no seguinte trecho: Duplamente brilhante, Luce conquistou a façanha de criar a Life, semanal ilustrada que mudou para sempre o modo de fazer revistas no mundo. Essa capacidade de articular os interesses editoriais e comerciais da publicação lhe rendeu o título de “Publisher”, quando Gabriela Araújo referiu-se ao profissional Henry Luce da revista Luce.
Fontes:http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/43/artigo212403-1.asp , http://www.boladafoca.com/2013/02/a-diferenca-entre-publisher-e-criador-de-conteudo.html , 
Brendend Content ocorre quando uma marca confunde-se com uma bandeira, quando um consumidor sente-se representado pela exposição daquele produto devido à mensagem que ele “entrega ao mundo”. O Brended Content está intimamente ligado à identificação do consumidor como o produto (ou sua marca). 
Fontes: http://www.emcontexto.com/2012/08/o-que-e-branded-content/, http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-branded-content/ .
2 – Pesquise de que forma as marcas abaixo optaram por colocar o branded content como centro de sua estratégia de negócios:
	2.1. Red Bull (1,0 ponto)
A Red Bull, claramente, optou por associar-se à imagem de esportes radicais. A empresa que está no mercado há aproximadamente 30 anos, ao longo de sua história, abriu mão de patrocínios ditos tradicionais como esportes de massa(futebol, basketibol, voley...) e grandes estandes em eventos comerciais. Foi pioneira no seguimento de bebidas energéticas. Ela buscou construir sua própria identidade, construiu e associou seu nome a esportes como corrida aérea, corridas de lanchas speeds, skate e até a fórmula 1. 
	2.2. Coca-Cola (1,0 ponto)	
Há quem defenda que a Coca Cola é um símbolo do capitalismo americano. Porém, apesar da escassez de informações oficiais da Companhia, não há um projeto de desenvolvimento da marca com este propósito. E, muito pelo contrário, ela optou pelo Brandend Content vinculando sua imagem a questões sociais. Exemplos claros foram, no natal de 2012, ela levou filipinos que moravam longe de suas famílias para passar o natal em seus país junto de seus familiares. Uma outra ação marcante foi a distribuição de camisinhas no continente africano. Bastante impactante!
2.3. O Boticário (1,0 ponto) 
O Boticário seguiu a mesma linha que a Coca Cola - explorar ações ligadas ao social. O exemplo mais latente foi a parceria firma com a UPP do morro da Providência, na região portuária do Rio de Janeiro. A empresa produziu um grande baile de debutantes para 17 jovens da comunidade com direito a camarim para convidadas e toda a linha de produtos a disposições das debutantes.
Fontes: https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/26832/o-presente-e-o-futuro-do-brand-content-cases-coca-cola-e-o-boticario.html
http://www.revistahsm.com.br/marketing-e-vendas/red-bull-um-estudo-de-caso-de-branded-content/
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/o-presente-e-o-futuro-do-brand-content
3 – “Branded Content” tem algo a ver com o que você aprendeu nas aulas 08, 09 e 10 sobre comportamento do consumidor, direito eletrônico e gestão de conteúdo? Elabore um pequeno texto de no mínimo 10 linhas construindo essas conexões. (5,0 pontos)	
Sim. O Branded Content tem muito a ver com Comportamento do Consumidor, direito eletrônico e gestão de conteúdo. Aliás, tem tudo a ver. 
 Nós tratamos na aula oito sobre o Comportamento do Consumidor, logo no início dessa aula, está colocada uma fala da professora Ângela Rocha, onde ela diz: ”comportamento dos consumidores é uma importante variável que pode afetar o ajustamento entre oferta e demanda”. O Branded Content tem foco neste comportamento, com ele, busca-se que o consumidor tenha reflexo de identificação com uma marca toda vez que pensar em consumo de determinadoproduto.
 Também tratamos na aula nove sobre direito eletrônico de questões ligadas ao Branded Content, porém vamos nos apegar somente a um trecho encontrado na página vinte e quatro – Os gestores de marketing que não souberem como agir eticamente poderão comprometer a execução de seus projetos. Nós temos bem claro a diferença entre o marketing e o Branded Content, por isso, sabemos que um marketing danoso pode destruir um trabalho de Branded Content que levara muitos anos para ser solidificado e, com a velocidade da internet, essa destruição pode ocorrer em pouquíssimo tempo.
Na aula dez, falamos sobre a gestão de conteúdo. Para ser práticos, podemos utilizar o Branded Content da Red Bull. Eles usam a gestão de conteúdo do seu canal no You Tube para fornecer ao seu publico consumidor, efetivo e potencial, informações que eles sabem que tem a ver com a marca . Pode se dizer que a gestão do conteúdo está intrínseca ao Branded Content.
Orientações para a atividade:
A Atividade da AD2 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. Não será mais permitido postá-la pelos correios ou entregá-la nos pólos. 
A atividade é INDIVIDUAL.
Esta atividade está relacionada com as aulas 8, 9 e 10 e vale 10,0 pontos.
Apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, textos copiados na íntegra e sem citação do autor constituirão plágio e a nota será zerada. 
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao tutor a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 12/10/2016).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
Não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.

Continue navegando