Buscar

3 Copenhague na Dinamarca é um bom exemplo de mobilidade por meio de bicicletas

Prévia do material em texto

3 - http://www.urb.puc-rio.br/dissertacao/dissertacao_alziro_carvalho.pdf
3 Copenhague na Dinamarca é um bom exemplo de mobilidade por meio de bicicletas com politicas voltadas para o desenvolvimento desse recurso como meio de transporte, através de investimentos que fortalecem o uso do mesmo, com isso a maioria dos percursos são realizados de bicicleta somando uma estimativa de cerca de 55% da população que usa esse recurso diariamente para se locomover. (RYBARCZYK; WU, 2010; EUROPEAN COMMISSION, 2014).
Algumas ruas muito movimentadas foram adaptadas e fechadas para o transporte motorizado sendo de uso exclusivo de pedestres e ciclistas, foram feitas rodas que levam para o centro da cidade além de acesso a áreas verdes com faixas exclusivas para os ciclistas garantindo aproximadamente 350 km de faixas exclusivas e ciclovias que facilitam o acesso a varias áreas da cidade (AZEVEDO NETO, 2014)
A geografia espacial da cidade é plana o que favorece o uso das bicicletas além de planejamento urbano preocupado com a mobilidade voltada principalmente pedestres e ciclistas, onde espaços são pensados e até adaptados para eles. 
Essas ações garantem uma melhor dinâmica de funcionamento já que a mobilidade urbana por meio de bicicletas já é previamente pensada para garantir o seu bom funcionamento e segurança dos usuários. (AZEVEDO NETO, 2014)
Amsterdã Holanda também é uma referencia no uso de bicicletas para transporte, o governo investiu fortemente em ciclovias como solução para o transito e população se adaptou bem a ideia, usando esse veiculo para trajetos diariamente o que gerou benefícios até mesmo pela queda de acidentes decorrentes de outros tipos de transporte (PASSAFARO et al., 2014).
Cerca de 55% da população de Amsterdã usa a bicicleta para ir para o trabalho e 33% para ir para escola percorrendo uma distancia de aproximadamente 7.5km por dia (RONEY, 2008). Foram adotadas o governo criou plano diretor o Bicycle Master Plan, voltado a melhorias nos espaços para os usuários de bicicletas (MARTENS, 2007).
Atualmente são cerca de 810.000 bicicletas e esse grande sucesso se da principalmente pelo interesse publico em investir em ciclovias, na segurança e em ações de conscientização da população. São 500Km de ciclovias e estacionamentos para bicicletas distribuídos por toda cidade(AMSTERDÃ, 2014).
http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/MarianaOliveiraDaSilveira.pdf
Bogotá na Colômbia esta entre uma das cidades que mais usam a bicicleta. Foi criado ciclovias chamadas de Ciclo-Rota um plano diretor que auxilio o processo para que as bicicletas pudessem ser vista e utilizada como meio de transporte pela população. 
Em 2008 a cidade possuía 344 km de ciclovias e era utilizada por 285.000 pessoas todos os dias e metas para ampliações (BOGOTÁ POSITIVA, 2008b)
As ciclovias fazem uma intergração por toda cidade
Foram criadas campanhas de doação de bicicletas nas escolas para incentivar as crianças sobre a importância da bicicleta com transporte além de ensinar como utilizar as ciclovias e a proposta objetiva o uso das bicicletas em locais em processo de urbanização onde não se é favorecido com os transportes regulares (SILVEIRA OLIVEIRA 2010)
, chamadas de Ciclorrutas, que complementariam todo o sistema proposto e interligariam toda a cidade

Continue navegando