Catálogo Vernizes, Tintas e Texturas
9 pág.

Catálogo Vernizes, Tintas e Texturas


DisciplinaDesign de Interiores756 materiais6.685 seguidores
Pré-visualização1 página
Vernizes
O verniz é um produto liquido utilizado na construção civil para dar acabamento em madeiras de casas e apartamentos. Podemos aplicar verniz nas seguintes superfícies: Madeira, concreto, deck de piscina, peças de artesanatos e outras superfícies.
	
	Verniz para madeira:
O verniz para madeira é usado para amaciar e alisar a madeira, proporcionando um fino acabamento.
	
	Verniz poliuretano:
O verniz de poliuretano é indicado e pode ser aplicado nas seguintes superfícies:
Madeiras internas e externas de casas e apartamentos.
	
	Verniz tingidor:
O verniz tingidor é um verniz utilizado para dar cor a madeira, ou melhor dizendo; podemos pegar uma madeira clara e tingir com verniz escuro.
	
	Verniz para concreto.
O verniz para concreto é usado para dar acabamento no concreto, deixando o mesmo aparente ou com cor.
	
	Verniz para deck de piscina:
Para deck de piscina tem que ser usado um verniz de alta durabilidade e resistência, pois o mesmo pegará chuva e sol 365 dias por ano.
	
	Verniz acrílico:
O verniz acrílico é a base de água e é usado em artesanatos.
Tipos de Tintas
	A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar. Quando a composição não contém pigmentos, é denominada verniz.
	
	Cal
É muito barata e de fácil aplicação, mas não é lavável, usada em muros e exteriores. O acabamento das paredes caiadas não é tão rebuscado claro. Mas dá um ar rústico de pintura e cumpre o papel de proteger a parede. Pode se misturar pigmentos naturais ou até de fábrica para embelezar a pintura.
	
	Tinta a Óleo
Fôsco ou brilhante, lavável, de excelente acabamento, muito durável e serve tanto para o interior quanto exterior. Devido à sua base com óleos, esta tinta ajuda a impermeabilizar. É muito usada em madeira, ferro, paredes etc.
	
	Tinta Esmalte
A esmalte comum ou sintética é usada quando se quer um acabamento de grande qualidade. As tintas esmalte diluem-se e limpam-se com aguarrás. Não são fáceis de utilizar, têm um cheiro de forte e secam lentamente. Hoje em dia já se fabricam tintas esmalte à base de água. Resistem melhor à luz,ás intempéries e á chuva. São especialmente indicadas para madeiras, metais e azulejos.
	
	Epóxi
Super resistente à chuva, sol e não se deixa atacar facilmente por produtos químicos. Requer conhecimento profissional para sua aplicação. A tinta epóxi é muito usada para acabamentos em pisos, como alguns pisos de garagem por exemplo, ou pisos de estabelecimentos comerciais com muito transito. Muito usada ainda em banheiros e azulejos.
	
	Acrílica
Tinta de alto padrão pelo acabamento. Muito usada em paredes, tanto de interior quanto de exterior. As tintas acrílicas diluem-se e limpam-se com água. Têm como vantagem não ter odor, secar rapidamente, não amarelam com o tempo e são de fácil utilização. Paredes pintadas com tintas acrílicas são facilmente laváveis.
	
	Látex ou Pva
Tinta à base de água indicada essencialmente para interiores.
É uma opção mais econômica. Indicado para reboco, fibrocimento, gesso e sobre superfícies com massa corrida.
	
	Emborrachadas
Indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e a retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede contra a umidade e contra a ação da chuva e do sol. São as mais indicadas para fachadas e muros.
	
	Isolante térmica
Indicada principalmente para atenuar o calor, a tinta isolante térmica é um revestimento à base de água flexível e resistente que incorpora em sua formulação polímeros acrílicos combinados com microesferas de cerâmica, e, com isso, reflete a maior parte da irradiação solar. Outra utilização da tinta é para impermeabilização de lajes, telhados, caixas d'água, paredes, galpões, depósitos. Magnética: é uma tinta semibrilho, geralmente cinza, densa e rugosa, com carga magnética, permitindo a aderência de ímãs. Deve ser aplicada sob a tinta desejada para que a área da parede fique imantada.
	
	Texturizada
Se você está procurando um acabamento rústico ou se deseja uma cobertura eficaz para superfícies com defeitos, a tinta texturizada fará esse trabalho. Algumas variedades vêm misturadas com partículas semelhantes à areia e são utilizadas como artifício decorativo. À cal: muito barata e de fácil aplicação, ela não é lavável e é usada em muros e paredes externas. A qualidade do acabamento não é das melhores.
Texturas
Entende-se por textura o aspecto ou rugosidade exterior que representam as superfícies de uma matéria ou de um objeto. Todo material tem em sua superfície uma textura própria que o diferencia de outro. A textura pode ser apreciada através do tacto ou da vista. Nossas experiências visuais nos permitem identificar os objetos pelo conhecimento da forma da textura. Outras vezes, necessitamos tocar a superfície do objeto para completar nossa informação.
	
	Grafiato é uma textura com um acabamento riscado. Embora, seja tratado como outro tipo de revestimento e não necessariamente como textura, o grafiato ainda entra nesse agrupamento. Ele é conhecido por sua aparência em veios mais profundos com um toque mais rústico e despojado.
	
	Chapiscado: sua aparência remete a algo mais disforme, como o tradicional efeito do cimento chapiscado. É ideal para evidenciar superfícies em jardins, paredes externas ou fachadas.
	
	Estuque Veneziano: também chamado de espatulado procura copiar o efeito de uma rocha e era adotado em templos e catedrais. Hoje, o estuque veneziano imita o aspecto do antigo processo, enriquecido pelo glamour do toque envelhecido. Permite um efeito marmorizado de elegância e beleza requintada.
	
	Efeito Leque 
	
	Textura Jeans
	
	Textura Linho
	
	Efeito Madeira
	
	Efeito Decorativo
	
	Textura em Alto Relevo
	
	Textura com Design
	
	Textura Efeito Trapeado
	
	Efeito Riscado
	
	Textura carimbada
	
	Textura de Ondas
Bibliografia
http://www.comopintar.com.br/tipos-de-verniz
http://www.tinsul.net/abc-da-pintura/o-que-e-tinta
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/tintas-ferramentas-para-pintar/
http://www.leroymerlin.com.br/dicas/conheca-os-diferentes-tipos-de-tintas-e-suas-aplicacoes?xdtoken=brasilia
http://pt.slideshare.net/lucianateixeira18/design-de-interiores-unid-iii-revestimentos?related=1
http://www.suamelhordecoracao.com.br/textura-de-parede-uma-forma-agradavel-revestimento/