Buscar

Modelo Trabalho 2018 1 trabalho mensal 1 bimestre 1 ano

Prévia do material em texto

COLÉGIO TABLEAU
FUNDAMENTAL, MÉDIO INTEGRADO E TÉCNICO
.
Rua 
Claudino Pinto, 9
3
 - Centro - Fone: (12) 3
203
-0199 - São José dos Campos
 
-
 
SP - CEP 12.210-010
.
Av. Dr. Nelson D´Ávi
la, 363 - Centro - Fone: (12) 3
2
0
2-
3100
 - São José dos Campos -
 
SP - CEP
 12245-030
.
Série
:
1
 ano
Nome:
Nota:
História
Disciplina
:
Prof.
:
Helder Ricardo Silva
Data:
Entre as transformações havidas na passagem da Pré-História para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:
Solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.
Difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque.
Entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.
Riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos.
(Enem) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo estreito de Bering, há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos, realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade. Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí:
Comprovam que grupos de origens de origem africana cruzaram o Oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.
Confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.
Confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o estreito de Bering há 18 mil anos.
Contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.
 Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:
As práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca.
Os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos.
Os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas.
Os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas.
Os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.
Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodominavam “as cabeças negras” e a região na qual habitavam denominavam de “terra de Sumer”. Sobre este povo, assinale o correto
Eram nômades, voltados para a guerra e a conquista de novos territórios. Ao contrário de outros povos repudiavam o comércio, não possuíam uma cultura definida ou uma religião organizada, com um panteão e seu ritos.
Oriundos de diversos grupos étnicos, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar aos poucos nos territórios da região mesopotâmica em busca de terras agriculturáveis. Eram conhecidos como pela sua habilidade no comércio
Eram sedentários. Agricultores, realizavam obras de irrigação e canalização de rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.
Eram, sobretudo, comerciantes e artesãos. Sem nenhuma aquisição cultural significativa. Fundaram um império unitário com um regime político único. Descendentes dos semitas foram os primeiros a buscar uma religião monoteísta
Porque o conceito de Pré-História entre o aparecimento da humanidade e escrita atualmente é visto com resalvas?
Como se deu o povoamento na América?
O que é estratificação Social? 
Como viviam os povos da Mesopotâmia?
Qual a importância da Babilônia para a formação das cidades estada do decorrer da história?
1

Continue navegando