Buscar

O PODER DO IMPONDERÁVEL

Prévia do material em texto

O PODER DO IMPONDERÁVEL
Em uma vida que não existe ,onde tudo é relacional , desde o presente que se desfaz entre o passado e o futuro até o futuro que é para sempre imaginário... Valorizar o imponderável , parece ser o mais ajustado ,nesta inexata equação da vida. 
O que é o imponderável...? É aquilo que não podemos simplesmente esquecer no armário !!
Imponderável , é o voltar para casa e abraçar seus entes queridos, fazer festa no seu cachorro , comer em família , deitar e dormir ,sem se ater na necessidade de encontrar uma formula que mensure quanto tudo isto vale.
O ponderável é o que se faz de esforço e o que se consegue de compensação para alcançar um determinado resultado mensurável.
Devemos valorizar o imponderável , pois sem isto viveremos em uma vida que terá pesos e medidas . será baseada em ações e reações de mesmo valor..nada será maior qu eo que se vê .
Aquilo que não conseguimos ponderar é exatamente o que inconscientemente buscamos como nossa recompensa...Poderíamos chamar de auto sabotagem do bem.
Até o mal que fazemos a nós mesmos , nos violentando em auto-atribuições não prazerosas , pode ser compensado por algo de valor intangível , que de alguma forma transforma esta ação nociva em algo compensatório, que em geral nos leva a repetir este ato de sabotagem, pois de alguma forma encontramos em seu resultado uma maneira de obter prazer não mensurável, que quebra esta lógica do esforço e da recompensa...pois não há pagamento ,nem esforço consciente que nos impeça de buscar o prazer inconsciente . 
O ser humano foi treinado a buscar a sobrevivência , compensação justa e a continuidade em tudo que faz . Isto está em sua morfologia ,na sua lógica.
Mas ,por detrás desta equação , existem fatores que são incalculáveis , que de fato o diferenciam dos animais irracionais..Este homem precisa e também busca o prazer e isto ele não consegue medir e nem garantir a continuidade.
Ai nasce a dicotomia do ponderável e do imponderável . É neste momento que este ser se torna ambíguo em sua maior significância. Neste instante ele realiza que sua existência não pode ser realimentada somente com o que ele consegue medir . ele precisa de algo mais..algo etéreo , sem forma, sem peso e sem medida . Nasce então a imponderabilidade da vida.
Quando a consciência de que a vida e nada a sua volta de fato existe , na forma consciente e mensurável que o homem foi moldado a crer . Neste exato momento , com esta nova consciência, é quando ele realmente começa a maior trajetória de sua vida ...O caminho para o infindável !!
Neste novo caminho de alternativas infinitas, este novo ser , necessita reaprender como pode transformar seus esforços e ganhos finitos em algo que ele não consegue comparar ,medir ou ponderar .
Quando entendemos que o que não conseguimos racionalizar, é o que nos move para continuar fazendo o que racionalizamos , entendemos de fato o que devemos escolher como valor vigente em nossas vidas. 
Um calçado confortável que nos habilita caminhar com prazer , vale por todos os outros que permanecem guardados no armário sem este valor imponderável a seu favor.
Da mesma forma um presente dado ou recebido que gere felicidade com o resultado do seu uso ou pelo simples fato do reconhecimento , não pode ser comparado a nenhum outro que só gere status e uma aparência de valor transitório.
Neste caso não estamos comparando valores monetários , que podem ser maiores ou menores. Mas sim destacando o que catalisam em nós ou nos outros , que possui uma dimensão não armazenável em nada físico . Algo que não se pode ponderar.
Temos muito que aprender com os animais, principalmente os domésticos, que nos dão carinho de forma incansável ,sem a menor compreensão racional do porque ... e se contentam em receber como retribuição , apenas um afago e uma proteção.
isto se dá , por que eles não sabem ponderar seus atos , apenas o fazem para receber prazer como compensação.
Em termos relativos, sociais, o homem é o que vale para os seus semelhantes. E é na busca desta medida que ele vive sua eterna busca pela felicidade.
E também durante nesta jornada que ele descobre que nunca vai ser feliz por completo...se insistir em transformar o ponderável sucesso na imponderável felicidade !!!

Continue navegando