Buscar

PAPER ESTAGIO 19 06 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO
Autor: Luciano de Oliveira Palheta
Tutor Externo: Fabricio Luz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Informática – Estágio
22/06/2018
RESUMO 
O presente artigo, tem como intuito descrever a experiência vivida ao longo desses dias no colégio Madre Celeste, o ensino da matéria informática é realizado através de um roteiro particular e único, livros direcionados e classificados conforme a série escolar do aluno, atualizado de ano a ano por uma editora, senti e vivenciei um dos melhores estágios, percebi que se tratava de uma das melhores escolas particulares existentes em Belém. Descrevendo particularidades no aprendizado tanto para docentes quanto a discentes, recursos facilitadores afim de obter o máximo proveito de ensino e aprendizado, estrutura pedagógica e material humano capacitado para desempenhar esse importante papel, que é o de envolvimento com o saber e conhecer, afim de tornar alunos aptos para novas etapas escolares. Na descrição desse artigo há também o relato dos temas abordados com alunos do ensino médio, no qual é pedido nessa fase do estágio, a relação interpessoal da supervisora e também professora, com seus alunos, a forma e técnica de ensino utilizada para manter e deter a atenção dos mesmos. 
Palavras-chave: informática, estrutura pedagógica, estágio, técnica de ensino.
1 INTRODUÇÃO
O artigo em questão nessa fase do estágio, revela experiência docente do ensino médio, pude perceber uma importância maior de uma escola possuir recursos pedagógicos para alunos, afim de poder proporcionar uma sensação de enriquecimento do saber. A escola possui livros didáticos especialmente direcionados e tratados para se obter de forma ímpar, o conhecimento ideal sobre o determinado assunto o qual o aluno(a) deva aprender naquela fase de aprendizado. A edição do livro possui um comprometimento com a escola afim de manter atualizado ano a ano cada edição publicada. O estágio nessa fase me fez amadurecer mais ainda o envolvimento e características de docente, direcionamentos e particularidades ímpares de educador. A escola Madre Celeste ou mais conhecida ESMAC, criada em 14 de dezembro de 2001, a mesma possui desde o ensino fundamental até o superior com ótimos cursos disponíveis. A ESMAC possui laboratório de informática com 24 computadores, todos conectados à internet banda larga, possui sistema de Wifi ligado em vários pontos da escola, possui biblioteca, quadra de esportes coberta, parque infantil, laboratório de ciências, cantina, elevador, prédio adaptado afim de receber o aluno com PNE, apoio psicopedagógico, supervisoras atentas nos movimentos dos alunos dentro da escola e direção com total apoio direcionado a pais e alunos. A escola dispõe de ótimos professores em suas particularidades de ensino em cada matéria exercida no Âmbito escolar, possui em especial a professora de informática, Prof.ª Gleyse, a qual pôde me passar sua experiência docente no laboratório de informática, onde atua com dinamismo e organização, mostrando-me sobre suas aulas a serem projetados nos computadores, experiências diárias vividas de perto e acompanhamento do desenvolvimento escolar de cada aluno diante de tarefas a serem criadas e executadas por softwares do computador, dentre os quais pude participar ativamente na produção de desenvolvimento a um jornal( planejamento), após, sua montagem, utilizando ferramentas e aplicativos, dentre os quais, Word, Scribus, internet para pesquisas.
2 AREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
Nesse tópico, retorno e reforço a importância de recursos didáticos, em especial exemplo, um laboratório preparado com computadores e softwares educacionais instalados, óbvio que não existe aprendizado de informática senão praticando e projetando o conhecimento teórico alcançado através dos livros educacionais e docentes da área da informática. A forma com que pude ganhar mais experiência, me proporcionou uma soma enriquecedora para futuros projetos pedagógicos a serem alcançados, fundamentação teórica e desenvolvimento do mesmo, explica uma fórmula de sucesso no ensino docente de cada área, em especial essa a qual me projeto, de ensinar através dos computadores, métodos e técnicas para um melhor aprendizado, sem dúvida, garante um excelente ensino a cada aluno.
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
Nesse tópico, relato aqui o desenvolvimento do estágio dentro do laboratório de informática a forma com que pude me relacionar diretamente com cada aluno e a necessidade do aprendizado que cada um precisava, estava eu lá expondo o meu conhecimento, repassando para jovens e adolescentes, carentes do aprendizado da informática, alguns possuíam dificuldades, lentidão no manuseio do microcomputador, outros não mostravam interesse pelo aprendizado naquele momento, enfim, pude perceber que até diante de um microcomputador, precisa-se de técnicas afim de prender a atenção e desejo do aprendizado para cada um, essa experiência vivida trouxe a mim mais uma intimidade em ser professor.
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais)
Concluo aqui o artigo, expressando enorme alegria por ter realizado e participado ativamente desse estágio, o qual trouxe grande contribuição para meu ingresso na vida docente. Discorro aqui grande satisfação do alcance dos objetivos nesse estágio, senti uma renovação e abrir dos olhos ao futuro que há de sobrevir na vida docente, enfim mais uma experiência aqui alcançada, espero adquirir mais conhecimento para poder alçar voos esperados e sonhados.

Outros materiais