Buscar

O Direito Internacional Privado é considerado um ramo do direito interno

Prévia do material em texto

O Direito Internacional Privado é considerado um ramo do direito interno, pois suas normas são de natureza essencialmente nacionais. Tais normas são ainda de natureza indicativa, se prestam a determinar à lei aplicável ao caso concreto e não a resolução do mérito em si. Isso porque o objeto do Direito Internacional Privado é a resolução de conflitos de leis estrangeiras no espaço decorrentes que relações jurídicas que possuam conexão internacional.      
Com base nisso, responda: 1. No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional? Explique e exemplifique. 2. No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço? Explique e exemplifique. 3. No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente. 
1) O nexo causal, no Direito Internacional, é lei que possibilita a determinação de qual legislação poderá ser aplicada no caso, seja a nacional ou estrangeira.  No Brasil, temos a LINDB, que traz os fundamentos necessários para que tal escolha seja possível em cada caso. 
2) O conflito de leis estrangeiras no espaço acontece quando não é possível distinguir qual legislação poderá resolver uma situação, um exemplo desse conflito é quando uma das partes de um contrato é alguma empresa estrangeira, porém sem representante no Brasil.
3) Apenas o judiciário brasileiro será competente para conhecer ações pertencentes a imóveis localizados no território brasileiro, conforme determina a LINDB. Caso o imóvel seja localizado em país estrangeiro, compete à autoridade judiciária do local em questão.

Continue navegando