Buscar

Avaliação ParcialLEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE3487_AV_201602649839 » LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	PAULA ISABELLA MARUJO NUNES DA FONSECA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 07/06/2018 14:01:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201603842308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ramo da ética que analisa os deveres profissionais de um grupo, tendo por base os valores aceitos dentro de atividades profissionais. O ramo em questão trata-se da:
		
	
	biologia.
	
	bioética.
	
	legislação profissional.
	
	aplicação profissional.
	 
	deontologia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603842306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assim como outros profissionais, os enfermeiro possuem uma deontologia específica, elaborada pelos próprios profissionais da área. É responsável pela elaboração do Código de Ética:
		
	
	A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
	 
	O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)
	
	O Sindicato dos Enfermeiros
	
	O Conselho Regional de Enfermagem (COREN)
	
	O Legislativo Federal
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603841973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no Artigo 88, são consideradas infrações graves as que provoquem:
		
	
	desconforto físico.
	
	amputação.
	
	deformidade permanente.
	 
	perigo de vida.
	
	morte.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603842133)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Relativamente às situações limite do segredo profissional por nós colocadas, podemos constatar que em relação à situação limite do segredo profissional, em que uma parturiente VIH-positivo pede à equipa de enfermagem para não divulgar ao marido que é seropositiva, pois contraiu o vírus com o anterior companheiro, a maioria dos enfermeiros entende que não se deve divulgar ao marido, pois está em causa, uma quebra de segredo profissional. Em relação, à situações limite de uma mulher que se dirige ao serviço de urgência e demonstra marcas evidentes de ter sofrido agressões físicas, e confessa que foi agredida pelo marido, mas que não pretende efectuar queixa, e pede ao profissional de enfermagem para não o fazer. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, de acordo com o segredo profissional.
		
	
	Dos deveres para com a profissão Consciente de que a sua ação se repercute em toda a profissão, o enfermeiro assume o dever de revelar o segredo em qualquer circunstância, seja ela qual for a sua natureza.
	 
	Abster-se de receber benefícios ou gratificações além das remunerações a que tenha direito; e manter seguro o segredo profissional uma vez que lhe foi revelado e que não venha prejudicar a outra pessoa.Assim, o profissional não deverá revelar o segredo que lhe foi confiado.
	 
	Manter no desempenho das suas atividades, em todas as circunstâncias, um padrão de conduta pessoal que dignifique a profissão ou para prejudicar o paciente/cliente.
	
	Não ser solidário com os outros membros da profissão em ordem à elevação do nível profissional do enfermeiro, que constitui a revelação do segredo profissional.
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade e dando valor para os serviços do hospital e não respeitando o seu cliente/pacinte.e Assim, revelando o segredo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603842295)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As estratégias para prevenir, minimizar ou corrigir os problemas identificados na consulta refere-se:
		
	
	avaliação da assistência.
	
	prescrição de enfermagem.
	 
	consulta de enfermagem.
	
	rotinas de enfermagem.
	 
	planejamento da assistência.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603842251)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Tendo como base o Art. 1º da Resolução COFEN nº 1456/2014, assinale a alternativa correta:
		
	
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Medicina aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	 
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	 
	Art. 1Oº - É liberado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através somente de rádio, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas somente do profissional médico, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através somente de rádio, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603842076)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Enfermagem ¿ Cofen, no uso de suas atribuições legais e regimentais ,CONSIDERANDO o princípio da igualdade de direitos, preconizada pela Constituição Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988; CONSIDERANDO o disposto no art. 11, da Lei 7498, de 25 de junho de 1986, e o art. 8º do Decreto nº. 94406, de 28 de junho de 1987, que definem as atribuições do Enfermeiro; CONSIDERANDO o disposto na Lei 9394/96, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; CONSIDERANDO o disposto na Resolução Cofen 146/92, que dispõe sobre a obrigatoriedade de haver Enfermeiro em todas as unidades de serviço onde são desenvolvidas ações de enfermagem durante o período de funcionamento da instituição de saúde,CONSIDERANDO o disposto na Resolução CNE/CES 03/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da formação profissional do Enfermeiro. Na RESOLUÇÃO COFEN-303/2005 que Dispõe sobre a autorização para o Enfermeiro assumir a coordenação como Responsável Técnico do Plano de gerenciamento de Resíduo. Marque a opção correta.
		
	
	Art. 121 ¿ O requerimento da Anotação de Responsabilidade Técnica deverá estar acompanhado das seguintes documentações: Denominação e endereço do estabelecimento prestador de Assistência de Enfermagem a que se refere a ANOTAÇÃO, bem como da respectiva instituição ou empresa proprietária, mantenedora ou conveniente;Nome do(a) Enfermeiro(a) e número de inscrição no COREN; Endereço residencial do(a) Enfermeiro(a), bem como indicação precisa de sua jornada de trabalho; Cópia do comprovante de recolhimento, pelo enfermeiro(a), do valor da anuidade correspondente ao exercício anterior, caso estivesse inscrito, na Autarquia.
	
	Art. 1º Fixar os valores mínimos dos Honorários pela Prestação de Serviços de Enfermagem, constante da TABELA anexa ao Sindicato de Enfermagem de toda Jurisdição
	 
	Art. 2º ¿ O Enfermeiro quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do PGRSS, deverá apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica ¿ CRT, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem ao qual está jurisdicionado.
	
	3º ¿ As Instituições de Saúde, Públicas,particulares e Filantrópicas, não poderão requerer dispensa do recolhimento da taxa, referente à emissão da C.R.T.
	
	4º ¿ As Instituições de Saúde, Públicas, particulares e Filantrópicas, poderão requerer dispensa do recolhimento da taxa, referente à emissão da C.R.T.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603842317)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O sangue presente no cordão umbilical e na placenta possui um grande número de células-tronco hematopoéticas, que são fundamentais para o transplante de medula óssea. A Resolução COFEN de número 304 de 2005 normatiza a atuação do enfermeiro na coleta de sangue do cordão umbilical e placentário. Sobre a coleta de sangue umbilical e placentário assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	É obrigatória a participação do enfermeiro na Comissão Interna de Biossegurança ¿ CIBIO.
	
	O enfermeiro deve receber treinamento específico para coletar o material.
	
	A coleta de sangue umbilical e placentário deve obedecer às normas de Biossegurança.
	 
	O Enfermeiro deverá formalizar as atividades específicas em Protocolo Técnico Institucional.
	 
	O enfermeiro deve está consciente das responsabilidades civis e administrativa, pois a coleta oferece riscos à mãe e à criança.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603854495)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde que traz em seu bojo a prerrogativa de se trabalhar com determinadas normas e diretrizes que de certa forma dão sustentação à:
		
	
	procedimentos operacionais padrões.
	
	criação de protocolos.
	 
	normas e rotinas.
	
	análise de prontuários.
	 
	pesquisa em saúde.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603854588)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Código Penal, que intercala com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, que conceitua o crime de omissão de socorro destaca em seu artigo: Deixar de prestar assistência, quando possível de o fazer sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
Marque a opção CORRETA com o artigo abaixo:
		
	
	Artigo 140.
	 
	Artigo 135.
	
	Artigo 139.
	
	Artigo 137.
	 
	Artigo 136.

Continue navegando