Buscar

Biologia Celular Digestão Intracelular

Prévia do material em texto

APRESENTAÇÃO BIOLOGIA CELULAR
DIGESTÃO INTRACELULAR
HETEROFAGIA: Nesse processo, uma cavidade é formada na membrana plasmática, que engloba uma partícula do meio externo. Essa cavidade, o fagossomo, se descola da membrana e direciona-se para o meio interno da célula, onde sofrerá uma fusão com o lisossomo, originando o fagossomo secundário, também chamado de vacúolo digestivo. A partícula ingerida nesse momento sofrerá a ação das enzimas, sendo, então, digerida. As partículas de interesse celular sofrerão difusão para o citoplasma, enquanto os resíduos permanecerão no interior do vacúolo, agora chamado de vacúolo ou corpo residual.
Esse corpo pode ser eliminado por exocitose na superfície da célula, como ocorre em protozoários, ou acumular-se no citoplasma, como ocorre nas células do tecido nervoso, nas células do fígado e nos glóbulos brancos. O acúmulo de corpos residuais pode levar à morte dos glóbulos brancos que fagocitam bactérias e substâncias tóxicas. (LINHARES, 1997, p. 141).
O processo de heterofagia pode ocorrer tanto para partículas sólidas quanto para partículas líquidas, recebendo os nomes de Fagocitose (sólidos) ou Pinocitose (líquidos).
VACÚOLOS DIGESTÓRIOS: Os vacúolos digestórios são responsáveis pela digestão intracelular e surgem do processo de endocitose, no qual o alimento é capturado pela célula e forma o pinossomo ou fagossomo, que nada mais é do que um vacúolo com alimento em seu interior. Um lisossomo então se une a essa estrutura e forma um vacúolo digestório.
Um tipo especial de vacúolo digestivo é o vacúolo autofágico.
ENDOCITOSE: Este processo permite o transporte de substâncias do meio extra- para o intracelular, através de vesículas limitadas por membranas, a que se dá o nome de vesículas de endocitose ou endocíticas. Estas são formadas por invaginação da membrana plasmática, seguida de fusão e separação de um segmento da mesma.
FAGOCITOSE: corresponde a internalização de partículas relativamente maiores em estado sólido através da associação do lisossomo com o fagossomo (vesícula contendo a partícula a ser ingerida denomina-se fagossomo). Em organismos unicelulares, a fagocitose corresponde a um processo importante para a obtenção de nutrientes. Já nos multicelulares, desempenha um papel importante na defesa contra microrganismos, na eliminação de células danificadas, envelhecidas ou em processo de morte celular. Nesse processo, há uma participação efetiva dos filamentos de actina.
Fagocitose em uma célula APC (célula apresentadora de antígeno), um tipo de célula do sistema imunitário.
Quando a célula precisa digerir substâncias vindas do meio externo, ela realiza fagocitose. Por exemplo, no caso das células do sistema imunitário humano que atacam células inimigas chamadas antígenos.
PINOCITOSE: Pinocitose é um processo pelo qual uma célula ingere macromoléculas diluídas em água. Geralmente, estas macromoléculas são proteínas ou polissacarídeos. Este processo ocorre em diversos tipos de células e funciona como um sistema complementar de alimentação celular.
O mecanismo pinocítico envolve gasto de energia e é muito seletivo para certas substâncias, como os sais, aminoácidos e certas proteínas, todas elas solúveis em água.
Como ocorre a Pinocitose (etapas):
1º - Macromoléculas dissolvidas em água ficam próximas da membrana plasmática da célula.
2º - Ocorre uma invaginação na membrana plasmática, que envolve as macromoléculas.
3º - A membrana plasmática fecha e forma-se, no interior do citoplasma, o pinossomo.
4º - Os pinossomos são pequenas vesículas (espécies de pequenos sacos) com o material ingerido em seu interior. é o vacúolo formado na pinocitose
5º - Os pinossomos podem ser digeridos pela célula (caso sirvam de alimento).
ENDOCITOSE MEDIADA POR RECEPTORES: processo pelo qual as células introduzem moléculas em uma dada membrana celular e formando invaginações por meio de uma vesícula (endocitose), utilizando um receptor de membrana específico para a molécula que vai ser digerida. permite às células a internalização de moléculas pela formação de vesículas de maneira bastante específica. Essa especificidade depende da existência de receptores da membrana plasmática. Primeiramente, ao se ligar aos receptores, as moléculas são concentradas junto a superfície da célula, reduzindo o volume de fluido a ser ingerido pela célula. Depois, os receptores e seus ligantes são concentrados no plano da membrana, reduzindo o segmento de membrana a ser ingerido.

Continue navegando

Outros materiais