QUESTÕES DE PROVA -ETIOPATOGÊNESE GERAL DAS LESÕES- Patologia BÁSICA
4 pág.

QUESTÕES DE PROVA -ETIOPATOGÊNESE GERAL DAS LESÕES- Patologia BÁSICA


DisciplinaPatologia Básica2.446 materiais27.901 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina: SDE0139 - PATOLOGIA BÁSICA 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado alunos, para melhor estudo da Disciplina, recomendamos que salve essas questões.
	
	
	
		
	
		1.
		Uma paciente, com 25 anos de idade, há três dias apresenta febre, cefaléia intensa retroorbital, mialgia e exantema cutâneo morbiliforme. Há oito dias retornou de Fortaleza e há um dia começou a apresentar petéquias, epistaxe e teste do torniquete positivo. Sua pressão arterial é de 120/70 mmHg e sua pulsação, de 80 bpm, a temperatura é de 36,7º C. Os exames laboratoriais mostraram plaquetas de 80.000, leucopenia, tempos de protrombina e tromboplastina parcial normais e sorologia para dengue (IgM) positiva. Diante do quadro da paciente, a provável etiologia da patogênese é:
	
	
	
	
	Química
	
	 
	Biológica
	
	
	Física
	
	 
	Hereditária
	
	
	Nutricional
	
	
	
		
	
		2.
		A variedade e possíveis mecanismos de lesão celular são quase infinitos, mas as respostas celulares a vários tipos de lesão são relativamente estereotipadas. Na verdade, muitas respostas à lesão são comuns a quase todos os tipos de células, embora o grau da resposta provocada varie muito entre diferentes tipos (X). A incógnita X pode ser corretamente substituída pela alternativa:
	
	
	
	
	metabólicos
	
	 
	orgânicos
	
	
	moleculares
	
	
	teciduais
	
	 
	celulares
	
	
	
		
	
		3.
		Leia as situações descritas abaixo e preencha os parênteses com o número que indica corretamente o tipo de agente agressor que foi responsável por cada lesão.
(   ) O paciente R. B. S. foi socorrido na emergência do hospital de referência da região apresentando paralisia de todo o lado direito do corpo, após um mergulho prolongado nas águas profundas da praia de Muriú.
(   ) Durante um experimento no laboratório de produtos fitoterápicos o estudante de mestrado sofreu um acidente ao manipular ácido sulfúrico tendo resultado em queimaduras de terceiro grau.
(   ) No transcorrer da cirurgia abdominal de J.G.V. foi necessário o aumento da área cirúrgica resultando numa lesão que precisou de 20 pontos para que fosse realizada a completa sutura.
(   ) Durante o atendimento ambulatorial desta quinta-feira no hospital Giselda Trigueiro foi diagnosticado mais um caso de tuberculose no estado do Rio Grande do Norte.
(   ) Um turista europeu desavisado da intensidade solar que acontece na cidade de Natal durante o período do verão, ficou exposto ao sol durante todo o dia sendo atendido na emergência hospitalar do PAPI com queimaduras de segundo grau em todo o corpo.
 
(1) Agente físico - Força Mecânica - Laceração
(2) Agente biológico
(3) Agente físico - Alterações da Temperatura
(4) Agente químico
(5) Agente físico - Força Mecânica - Incisão
(6) Agente físico - Alteração da pressão atmosférica
(7) Agente físico - Radiação
(8) Agente físico - Força Mecânica - Perfuração
Marque a alternativa que contenha a sequência correta da associação:
	
	
	
	 
	(2) (5) (3) (7) (1)
	
	
	(6) (3) (5) (1) (7)
	
	 
	(6) (4) (5) (2) (7)
	
	
	(6) (3) (5) (2) (1)
	
	
	(6) (4) (8) (2) (7)
	
	
	
		
	
		4.
		O trecho destacado abaixo refere-se ao conceito de: "Consiste em reações inespecíficas destinadas à adaptação do organismo frente a uma agressão, seja por facilitar os mecanismos de fuga física, seja por eliminar o agressor ou tentar minimizar seus efeitos lesivos. Apresentando envolvimento hormonal e alterações em vários níveis"
	
	
	
	
	Respostas localizadas às agressões sistêmicas
	
	
	Respostas aleatórias às agressões localizadas
	
	 
	Respostas sistêmicas às agressões localizadas
	
	
	Respostas aleatórias às agressões sistêmicas
	
	
	Respostas consequentes às agressões sistêmicas
	
	
	
		
	
		5.
		É um termo médico que significa deficiência ou ausência de suprimento sanguíneo e, consequentemente, de oxigênio, em determinado tecido ou órgão.
	
	
	
	
	Anóxia
	
	
	Hipóxia
	
	
	Hiperemia
	
	 
	Isquemia
	
	 
	Anemia
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		É a morte celular geneticamente programada, não seguida de autólise (destruição das células pelas enzimas do próprio indivíduo). Trata-se de um tipo de autodestruição celular ordenada com uma finalidade biológica definida e que demanda certo gasto de energia para a sua execução, não havendo desta forma uma simples degeneração. Pode também ser causada por um estímulo patológico não fisiológico, como a lesão ao DNA celular, por exemplo. Este processo envolve uma série de alterações morfológicas da célula que leva à inativação e fragmentação dela, ao final de seu ciclo, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual. Os restos celulares são fagocitados (englobados e digeridos) por macrófagos teciduais, sem danos para as demais células do tecido. O parágrafo refere-se à:
	
	
	
	
	inflamação
	
	
	cariólise
	
	
	picnose
	
	 
	apoptose
	
	 
	necrose
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		São agentes biológicos de agressão:
	
	
	
	
	Vibrio cholerae, contusão, incisão.
	
	 
	Bacillus cereus, Vibrio cholerae, Candida parapsilosis.
	
	
	Bisfenol-A, Candida albicans, Trichomonas vaginalis.
	
	
	Escherichia coli, Pseudomonas sp., Benzeno.
	
	
	Pseudomonas sp, Cryptococcus neoformans, traumatismo.
	
	
	
		
	
		8.
		É o conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nos tecidos após agressão:
	
	
	
	
	Disfunção
	
	
	Inflamação
	
	
	Doença
	
	 
	Lesão
	
	 
	Infecção
	
	Gabarito Coment.