Buscar

U1 - Introdução ao estudo da patologia veterinária e lesões reversíveis e irreversíveis 9 Introdução à patologia veterinária e a etiopatogênese da...

U1 - Introdução ao estudo da patologia veterinária e lesões reversíveis e irreversíveis 9

Introdução à patologia veterinária e a etiopatogênese das lesões

Prezado, aluno! Cecília iniciou o seu tão esperado estágio curricular obrigatório no hospital-escola de sua faculdade. O seu primeiro contato foi com a patologia veterinária.

O laboratório de patologia animal, no qual Cecília realiza o seu estágio, presta serviço de diagnóstico para os outros setores do hospital-escola. Cecília se deparou com uma grande quantidade de solicitações de exames diagnósticos, dentre eles, com maior rotina, o exame necroscópico e a análise histopatológica de materiais coletados por biópsia ou durante as necropsias. O médico veterinário supervisor solicitou uma tarefa — revisar os principais casos e exames solicitados e atendidos pelo laboratório nos últimos dois anos. Nesta revisão, Cecília verificou inúmeros laudos com diagnósticos diversos, como as lesões e enfermidades causadas por agentes biológicos (por exemplo, vírus, bactérias, fungos e protozoários). Por mais diversa que a origem da lesão se apresente, as células e tecidos respondem inicialmente com a adaptação à nova situação. Sendo assim, quais os mecanismos adaptativos do organismo diante das agressões? Além dos agentes biológicos, quais seriam os outros possíveis agentes causadores de lesões?

Assim como Cecília, vamos buscar as respostas aprofundando o nosso estudo sobre a etiopatogênese geral das lesões, que abordará os tipos de agentes causadores de lesões (agentes etiológicos) e os mecanismos de alterações estruturais e funcionais da célula em resposta à agressão. Então, vamos lá!


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A patologia veterinária é o ramo da medicina veterinária que estuda as doenças nos animais. As lesões podem ser reversíveis ou irreversíveis, dependendo do grau de dano causado aos tecidos. Quando um organismo é agredido, ele pode responder de diferentes maneiras, através de mecanismos adaptativos. Além dos agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos e protozoários, outros agentes também podem causar lesões, como agentes físicos (traumas, queimaduras), agentes químicos (toxinas, substâncias corrosivas) e agentes nutricionais (deficiências ou excessos de nutrientes). É importante compreender a etiopatogênese das lesões para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais