Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Resumo da Cartilha BPC (Benefício de Prestação continuada da Assistência Social)
Diante das informações contidas na cartilha na qual esclarece sobre o BPC a sua real importância perante a necessidade dos usuários deste benefício. Considerando que o mesmo é um benefício não vitalício e intransferível que garante transferência de um salário mínimo ao idoso com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos a longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais desprovidos de se manter. Este por sua vez está integrado à Proteção Social Básica no sistema 
Único de Assistência Social – SUAS. 
O BPC não é aposentadoria e nem pensão e também não dá direito a 13º salário mínimo. Idosos e deficientes tem direito a benefício, para requere-lo deve se dirigir ao Centro de Assistência Social – CRAS, Secretaria Municipal de Assistência Social, Agencias do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS. Todos esses órgãos estão disponibilizados, sendo necessário fazer o cad-único. Não é necessários atravessadores, após procurar esses órgãos serão preenchidos todos os papéis necessário para recurso do benefício. Também de constar todos os componentes familiares, renda familiar a qual menos um quarto de salário mínimo por pessoa. Deve se levar todos documentos necessários (certidão de nascimento ou casamento, certificado de reservista, careteira de identidade, ou carteira de trabalho e previdência social). E importante ter o CPF cadastro de pessoa física pois o benefício sai com número deste documento e será apresentado com documento com foto, já pessoas em situação de rua o endereço será do serviço de rede socioassistencial pelo qual esteja sendo acompanhado ou na falta deste, de pessoas as quais tenha proximidade. 
 O BPC de idosos serão reconhecidos após a comprovação da idade e da renda familiar, conforme previsto em legislação. Já em consideração ás deficiências terá avaliação medica, e em casos de impossibilidade de deslocamento a avaliação médica será feita no domicílio ou instituição em que estiver o beneficiário. Consideram componentes familiares vivendo sob mesmo teto (o ou a cônjuge, companheiro, os pais e na ausência deles a madrasta e padrasto, irmãos solteiros, menores tutelados conforme alterações na LOAS introduzidas pela lei nº 12.435, de 06/07/2011. Em situações de rua também tem que ser considerados os parentes descritos a cima desde que convivam na mesma situação de rua. Importante esclarecer que o BPC da pessoa idosa não entra como cálculo da renda mensal para concessão do benefício de acordo com o estatuto do idoso, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, ainda remuneração como aprendiz, recursos provenientes de Programas De transferência de renda como Bolsa Família, benefícios e auxílios assistências. 
Ainda para a concessão do mesmo deve ser comprovada a renda de todos membros familiares perante documentos (carteira de trabalho e previdência sócias, contracheque de pagamento ou documento expedido, guia da previdência social no caso de contribuinte, extrato de pagamento ou declaração fornecida). No caso de precisar de um representante para requerer o BPC o beneficiário terá uma procuração, termo de guarda, tutela ou curatela. Lembrando que em caso de concessão ou indeferimento pode se apresentar recurso desde que atenda aos critérios. Ainda assim quando reavaliado um benefício e constatar que não atente mais aos critérios este será suspenso ou cessado, isso pode ocorrer no caso de contrato de trabalho, ingresso no mercado de trabalho no caso, se não mais tiver essa atividade poderá recorrer ao INSS novamente. O CRAS trabalha com o BPC na escola trazendo o direito e objetivo de promover o acesso à educação e a elevação da qualidade de vida aos deficientes além do BPC trabalho que ingressa as pessoas com deficiência na faixa etária de 16 a 45 anos. Todos beneficiários do BPC devem fazer o cadastro único para assim terem acesso a outros benefícios, por exemplo o desconto na tarifa de energia elétrica, isenção em concursos etc. Lembrando que não há necessidade de atravessadores para que se consiga o benefício, pois é de direito do beneficiário, basta procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência de Assistência Social e a Agência do INSS ou discando 135 Instituto Nacional do Seguro Social.
Jequitinhonha 24/04/2018
Vilma Porto Prates Souza, Universidade Pitágoras Unopar
Estagio Curricular Obrigatório I, Serviço Social, Centro de Referência De Assistência Social /CRAS

Mais conteúdos dessa disciplina