Buscar

SOROS E VACINAS

Prévia do material em texto

SOROS E VACINAS
1)IMUNIZAÇÃO PASSIVA: soro
Ocorre através da transferência de anticorpos provenientes de um indivíduo que foi previamente imunizado para um indivíduo receptor. Uma característica muito importante da imunização passiva é que ela confere proteção imediata, ou seja, logo após a administração dos anticorpos . Além disso, a imunização passiva não ativa células do sistema imune, não gerando, portanto, células de memória, sendo então, este tipo e imunidade transiente, ou seja, de curta duração. Ela pode ser dividida em natural e artificial.
IMUNIZAÇÃO PASSIVA NATURAL: quando ocorre a transferência de anticorpos da mãe para o bebê, seja através da placenta (transferindo anticorpos IgG), seja através do colostro.
IMUNIZAÇÃO PASSIVA ARTIFICIAL: é a administração de anticorpos na forma de soros. Os anticorpos são obtidos de cavalos, que são imunizados com os patógenos contra os quais se deseja produzir o soro. Existindo a possibilidade de resposta imune do corpo o receptor que poderá inutilizar os anticorpos ou gerar processos inflamatórios como alergias ou doenças do soro. 
 
2)IMUNIZAÇÃO ATIVA: vacina 
É o resultado da produção de anticorpos, bem como ativação de linfócitos T, dirigida contra o agente infeccioso ou contra seus próprios tóxicos. Esse tipo e imunização confere proteção de longa duração, pois induz a geração de linfócito de memória, que podem perdurar por muitos anos. Porém, a proteção conferida por esse tipo de imunização não é imediata, diferente dos processos de imunização passiva, levando algumas semanas até que ela se desenvolva completamente. Ela pode ser dividida em natural e artificial.
1.1)IMUNIZAÇÃO ATIVA NATURAL: acontece quando o indivíduo adquire uma infecção e se cura, tratando, portanto, de uma imunização não intencional. Em muitas infecções , quando o indivíduo se cura, ele permanece com um a resposta imune protetora por muitos anos e, caso venha a entrar novamente em contato com aquele agente infeccioso, não adoecerá novamente. É por isso que algumas doenças, como a catapora, caxumba e rubéola, são adquiridas somente uma vez na vida. 
PRÉ-REQUEQUISITOS PARA PRODUZIR UMA VACINA:
Conhecer o mecanismo de resposta imune adequada ao patógeno. 
Entender quais estruturas do microrganismo são imunogênicas.
Entender o ciclo de vida do patógeno (encontrar o melhor estágio para servir de alvo).
PROPRIEDADES DO ANTIGENO (IMUNOGÉNO):
Não estabelecer latência
Não sofrer variação antigênica
Não interferir na resposta imune do hospedeiro
VACINA IDEAL o Ag tem que ser entregue efetivamente= APCs
Tanto LT e LB tem que ser estimulados 
Estimular linfócitos para uma proteção longínqua.

Continue navegando