Buscar

VALORES IMOBILIÁRIOS

Prévia do material em texto

VALORES IMOBILIÁRIOS – AÇÕES arts. 11 à 22 da Lei 6.404/76
CONCEITO: As ações são representadas pela menor parcela que divide o capital de uma empresa organizada como uma sociedade anônima. São elas que legalizam a participação do sócio na empresa, sendo um título patrimonial que concede direitos e deveres aos acionistas, de acordo com as ações possuídas. Isso acontece porque a ação representa um valor mobiliário, isto é, parte do capital da sociedade anônima. 
Apesar de todas as companhias terem seu capital dividido em ações, apenas aquelas que tem as ações registradas na CVM podem negociar de forma pública no mercado de valores. Quando elas fazem esse registro são chamadas de companhias abertas.
NÚMERO E VALOR DAS AÇÕES:
Preço de Emissão: O preço de emissão significa o valor da ação no ato da subscrição (lançar novas ações para aumento do capital). Os emissores de ações de uma companhia devem estabelecer um valor fixo de emissão de suas ações. Depois disso, a assembleia ou o conselho de administração deverão aprovar esse preço.
Valor nominal – é o valor atribuído previsto no estatuto social da companhia devendo esse valor ser igual para todas as ações da empresa. 
Uma ação pode ser emitida sem valor nominal, sempre de acordo com o regulamentado no estatuto social. Na hipótese de emissão de ações sem valor nominal, todas as ações deverão ter o mesmo valor, não sendo permitidas ainda novas emissões com valores diferentes (ASSAF NETO, 2008). 
Valor patrimonial – é o valor obtido pela divisão do patrimônio líquido e o número de ações de uma companhia. 
Valor de mercado – é o valor mais atualizado de uma ação negociada em Bolsa de Valores, podendo ser superior ou inferior ao seu valor patrimonial. Representa o efetivo preço de negociação da ação e não coincide, necessariamente, com seu valor intrínseco.
CLASSICAÇÃO: 
Ações ordinárias: Dão aos acionistas direitos de sócios comuns, sem restrições ou privilégios. Aquele que possui esse tipo de ação tem o direito de participar das decisões da assembleia geral, ou seja, tem o poder de decidir sobre o futuro da companhia. Quando possui mais da metade dessas ações, ele é o controlador da empresa. Nessa ação, pode-se dizer a que traz mais direitos ao acionista, traz os seguintes direitos: a) a participação nos lucros; b) o direito ao voto e o c) o direito de preferência, ou seja, comprar as novas ações antes de lançar no mercado.
Ações preferenciais: o detentor dessas ações tem um tratamento diferente daquele direcionado ao acionista dono de ações ordinárias. Uma das vantagens que possuem esses sócios é a prioridade na divisão dos dividendos, no mínimo superior a 10% ao que for atribuído às ordinárias. Porém, apesar de todas as vantagens de receber seus dividendos fixos em toda e qualquer situação da empresa, os acionistas preferenciais não têm direito de voto; podem, sim, fiscalizar, mas sem interferir nas decisões da empresa. a) a participação dos lucros e o b) o direito de preferência.
Ações de gozo ou de fruição: A lei 6.404 (Lei das AS) não define ou prevê normas para ações de fruição. Segundo a doutrina de Rubens Requião, as ações de fruição resultam da amortização das ações comuns ou preferenciais. O artigo 44, parágrafo 5º, da Lei das S/A, estabelece que as ações integralmente amortizadas poderão ser substituídas por ações de fruição, com as restrições fixadas no estatuto da sociedade ou pela assembléia geral que poderá deliberar sobre a amortização. Em qualquer caso, ocorrendo a liquidação da companhia, as ações amortizadas só concorrerão ao acervo líquido depois de assegurado às ações não-amortizadas valor igual ao da amortização, corrigido monetariamente.Portanto, as ações de fruição, decorrentes da amortização das ações, devolvem ao acionista o valor de seu investimento. A Participação nos lucros.
Ações com Valor Nominal: São ações que possuem um valor representativo. Quando estabelecido o valor do capital social, ele é dividido pelo número total de ações emitidas pela sociedade anônima. A partir dessa operação matemática, sabe-se o valor nominal das ações. A principal função da ação nominal é impedir que o patrimônio do acionista desvalorize porque a lei não permite que novas ações sejam emitidas com preço menor que o valor nominal. O estatuto da companhia determina se suas ações possuem ou não valor nominal. Segundo a legislação que regulariza as S.A., o valor nominal das ações de sociedade anônima aberta não pode ser menor que o mínimo estabelecido pela CVM.
Ações sem Valor Nominal: São ações para as quais não foram fixados valores de emissão; fica estabelecido o preço de mercado das ações por ocasião do lançamento. A constituição da empresa é responsável por dizer se suas ações serão sem valor nominal.
Pode-se dizer que o valor dessas ações é flutuante porque sem o valor nominal, elas podem aumentar e diminuir de acordo com o mercado. Investir em uma empresa com ações sem valor nominal pode trazer alguns prejuízos, como a falta de critério para calcular o número de ações a serem emitidas quando o capital aumenta, por causa de incorporações.

Continue navegando