Buscar

Exercícios de Modelagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Modelagem - 5
1) Uma firma vende produtos de limpeza, e deseja melhor controlar os produtos que vende, seus clientes e os pedidos. Cada produto é caracterizado por um código único, nome do produto, categoria (ex. detergente, sabão em pó, sabonete, etc), e seu preço. A categoria é uma classificação criada pela própria firma. A firma possui informações sobre todos seus clientes. Cada cliente é identificado por um código único (interno à firma), o nome do cliente, endereço (rua, nro, sala, cidade, cep, UF), telefone, o status do cliente ("bom", "médio", "ruim"), e o seu limite de crédito. Guarda-se igualmente a informação dos pedidos feitos pelos clientes. Cada pedido possui um número (único), e guarda-se a data de elaboração do pedido. Cada pedido pode envolver de 1 a vários produtos, e para cada produto, indica-se a quantidade pedida.
Atualmente, a firma usa o formulário abaixo para controle de pedidos, preenchido a título de exemplo. As demais informações são hoje mantidas pelos vendedores em listas em papel diversas.
2) A Gerência acadêmica de uma Universidade mantém um controle centralizado de alunos, cursos, disciplinas, turmas, professores e histórico escolar dos alunos. Os alunos admitidos na universidade devem estar matriculados em um único curso, que por sua vez pode ter vários alunos matriculados. Os cursos são compostos por muitas disciplinas, que podem ser classificadas em obrigatórias e optativas. Cabe destacar que uma disciplina pode ser obrigatória em um curso e optativa em outro. Uma disciplina pode ter no máximo três outras disciplinas como ter pré-requisitos, embora muitas disciplinas não tenham pré-requisito algum. As disciplinas são organizadas em turmas. Uma disciplina pode ser ensinada em várias turmas, e estas só podem estar associadas a uma única disciplina. Para ser aberta, uma turma necessita de um mínimo de dez alunos e pode abrigar no máximo cinqüenta alunos. Em um dado semestre, um aluno pode não estar matriculado em disciplina alguma, ou então cursar no máximo sete disciplinas. Os professores da universidade só podem lecionar um máximo de três disciplinas. Para isso, é necessário que eles estejam devidamente habilitados pelo Ministério da Educação. Logo, um professor só poderá lecionar uma disciplina se ele estiver devidamente habilitado para tal. Em um dado semestre é possível que um professor não esteja lecionando nenhuma disciplina. Outro requisito importante é conhecer, para cada turma, o professor que estará lecionando a disciplina. O histórico escolar é o conjunto de todas as disciplinas cursadas pelo aluno em toda a sua vida acadêmica. Ele contém, para cada vez que uma dada disciplina foi cursada pelo aluno, a nota final obtida, além do ano e do semestre nos quais a disciplina foi cursada. Outra regra importante é que um aluno pode repetir a mesma disciplina no máximo três vezes. No total, a Universidade possui 5.000 alunos matriculados em seus diversos cursos e a cada ano são admitidos 800 novos alunos. Formam-se no máximo 300 alunos por semestre. São oferecidos 10 cursos, 250 disciplinas e há disponíveis 100 professores. 
3) A empresa de alimentos congelados “Friocong” solicita à sua equipe que desenvolva o projeto de banco de dados para controlar as encomendas de pratos feitas à empresa. 
A empresa possui um conjunto de clientes que encomendam pratos disponíveis no cardápio. Sabe-se dos clientes o nome, cpf, rua número, complemento, bairro, cidade e cep. A cada encomenda feita registra-se o número sequencial da encomenda, a data em que esta foi feita e a data de entrega. Dos pratos sabe-se o nome, quantidade de calorias, peso, preço de custo, preço de venda e data de validade. Não há restrições quanto às encomendas, qualquer cliente pode pedir qualquer tipo de prato, devendo informar a quantidade desejada de cada prato.
 A empresa deseja também controlar o nível de satisfação dos clientes e, para isso, foi definido um conjunto de possíveis tipos de reclamações, dando a cada reclamação um código e uma breve descrição. Todas as reclamações feitas pelos clientes são registradas com a data, hora e relacionadas com a encomenda feita. O cliente informa o número da encomenda e informa a reclamação relativa àquela encomenda.
4) Uma operadora de TV a cabo deseja informatizar os procedimentos relacionados à venda de planos de assinatura para os clientes.
Os clientes realizam contato telefônico ou direto com os representantes. Em ambos os casos é preenchida uma ficha pré-numerada com um num_cliente, contendo os seguintes campos: nome, endereco, dois telefones residenciais e 2 telefones comerciais. Na ficha consta, ainda, uma lista de 1 ou mais cod_canal que o cliente deseja assinar; 
Cada canal é identificado pelo seu codigo, um nome e um número a ser sintonizado, Um canal oferece, com exclusividade, uma série de programas. Cada programa possui um cod_programa, um nome e uma descrição.; 
Ao assinar um canal, o cliente tem direito a todos os programas normais deste canal. Estes programas são apresentados em diversos horários regulares (dia da semana e horário),.

Outros materiais