Buscar

Modelo de estrutura para atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uninassau 
Administração
Fundamentos Contábeis
Alessandra Brasiliano
Luciene cavalcanti
Clécia Maria Freitas
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Constrular.
Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
Esta atividade solicita que você relate quais princípios contábeis foram feridos pelo Sr José, justificar e sugerir uma medida adequada para solucionar o problema, já que o mesmo não separa as despesas das duas empresas (a dele e a da esposa).
A empresa Constrular e o escritório de arquitetura Requinte são duas empresa distintas mesmo que tenham o mesmo dono, mesma razão social, mesmo sócios etc. pelo Princípio da Entidade o patrimônio de cada empresa deve ser contabilizado de forma individual ,no entanto o senhor José não separa as contas da empresa Constrular e do escritório Requinte com essa falta de controle sob as contas haverá diminuição do ativo da Constrular e aumento dos gastos da mesma podendo causar até a falência por ter sempre um saldo credor sem o devido retorno a situação da empresa ficará negativa, já o escritório Requinte terá dinheiro a mais em caixa por não fazer a movimentação do dinheiro e nem o pagamento de suas contas e não saberá o que entrou e o que saiu de fato em nenhuma das duas empresas.
A Constrular usa o regime de caixa para controlar sua movimentação de créditos e débitos mas contabilizar receitas e despesas apenas quando forem recebidas ou pagas causara divergência no caixa . 
O princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem independentemente do recebimento ou pagamento. Os débitos e créditos devem ser lançados a partir do momento que forem realizados mesmo que tenham sido feitos a prazo. Desse modo terá o reconhecimento da origem do dinheiro.
Cada empresa deverá ter seu contador para fazer a avaliação de suas contas e um Balanço onde será lançado seus bens, direitos e obrigações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
http://contabeissemsegredos.com

Continue navegando