Buscar

ANATOMIA HUMANA MÃO

Prévia do material em texto

Mão
O retináculo dos mm.flexores formado pelo espessamento da fáscia na mão forma um túnel, chamado túnel do carpo, por onde passam os tendões dos mm. flexores dos dedos superficial e profundo, m. flexor longo do carpo e n.mediano, o m. flexor radial do carpo ocupa compartimento isolado no túnel. O retináculo é um retentor dos tendões no carpo.
A aponeurose palmar em sua margem distal se divide em quatro faixas transversais que cobrem os tendões flexores dos quatro dedos mediais e se inserem na bainha flexora de cada dedo, esta está entre o tendão e sua bainha sinovial e possui a função de permitir o deslizamento dos tendões. 
Além das bainhas flexoras, há as sinoviais das articulações das falanges. Anteriormente ao punho, há três bainhas sinoviais: a do m.flexor radial do carpo que é curta, a do mm. flexores dos dedos sendo uma bainha comum a todos os dedos, e uma para o m.flexor longo do polegar. São chamadas de bolsas ulnar (a bainha flexora comum) e radial (bainhas para o polegar e m. flexor radial do carpo). Somente no polegar e 5º dedo as bainhas se estendem até a falange distal, os 2º,3º e 4º dedos possuem bainhas digitais que vão até os ossos metacarpais. Dessa forma, a infecção da bainha digital do polegar ou do 5º dedo podem se difundir para a palma e antebraço, já no 2º,3º e 4º dedos a infecção é localizada.
Contratura de Dupuytren: encurtamento e espessamento patológico da aponeurose palmar resultam na flexão dos dedos, exceto do polegar, pois a aponeurose não chega.
No compartimento extensor há o retináculo dos mm.extensores, bainhas sinoviais extensoras, todavia não há bainhas digitais.
Músculos
Eminência tenar: mm. abdutor curto do polegar, oponente do polegar e flexor curto do polegar (são os mais laterais, o adutor do polegar não faz parte porque já é mais medial)
M.flexor curto do polegar: 
Cabeça superficial: n.mediano
Cabeça profunda: n.ulnar
M.adutor do polegar: cabeça oblíqua e transversa. N. ulnar
M.abdutor curto : N.mediano
M.oponente do polegar: N.mediano
Eminência hipotenar: mm.abdutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo e oponente do dedo mínimo. Todos inervados pelo ramo profundo do n.ulnar
Mm. lumbricais: 1 a 4 de lateral para medial. N.mediano supre 1º e 2º lumbricais, ramo profundo do n.ulnar supre 3º e 4º lumbricais
Mm. interósseos palmares: PAD palmares fazem adução dos dedos em uma linha que passa no dedo médio. São 4, enumerados de lateral para medial. Supridos pelo ramo profundo do n.ulnar.
Mm. interósseos dorsais: DAB dorsais fazem abdução. São 4, supridos pelo ramo profundo do n.ulnar.

Continue navegando