Buscar

Observação das células sanguíneas com corante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório da aula pratica II
Observação das células sanguíneas com corante
Introdução
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma, parte líquida na qual estão suspensos os glóbulos sanguíneos. Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos, plaquetas e diversos tipos de leucócitos e glóbulos brancos. Para que fosse feita a observação destas células fez-se o uso da técnica de esfregaço na qual consiste em espalhar um volume de sangue sobre uma lâmina de vidro. O processo de coloração e imersão desta em soluções específicas permitirá diferenciar as células presentes na camada através das diferentes cores e facilitará também a diferenciação através das diferentes formas que as células e seus componentes celulares possuem.
Objetivo
Ter o primeiro contato com amostras de sangue, e realizar a técnica do esfregaço sanguíneo para identificar os seguintes componentes do sangue humano: linfócitos, neutrófilos, monócitos, basófilos e eosinófilos.
Revisão de Literatura
Os linfócitos são células pequenas e esféricas, seu núcleo é muito condensado, ocupando quase toda a célula. Eles têm como funções secretar anticorpos, destruir células e às vezes diminuir a resposta imunológica. 
Os monócitos são um dos tipos principais de leucócitos do sangue, eles têm grande tamanho e seu núcleo em forma de rim. Fazem parte de um grupo de células que tem a função de defender o organismo de corpos estranhos. 
 Os eosinófilos são leucócitos granulares com um núcleo que usualmente apresenta dois lobos conectados por um filamento delgado de cromatina. Essas células fagocitam e eliminam complexos de antígenos com anticorpo que aparecem em casos de alergia, como a asma brônquica. 
Basófilos são leucócitos granulares muito grandes, chegando a mascarar o núcleo, que é volumoso.
Neutrófilos são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem ás áreas de inflamação. Possuem um núcleo geralmente trilobulado.
Materiais e métodos
Pipeta de Pateur
Microscópio óptico
2 lamina (uma extensora)
Corante ácido e base
Fixador
Com o uso da pipeta retirou-se certa quantidade de sangue do tubo a vácuo (contendo anticoagulante EDTA), utilizou-se duas laminas sendo uma extensora, com o auxilio da pipeta colocou-se o sangue no centro da lamina e com a lamina extensora mais ou menos em um ângulo de 45° graus, encosta-se o sangue na extensora e logo em seguida arrasta-se em movimento continuo sobre a lamina, após a secagem do esfregaço foi-se mergulhado a lamina em um fixador, e logo depois mergulhou-se nos corantes ácidos e básicos e após a secagem da lamina, levou-se o material pra ser feita a visualização no microscópio óptico.
Resultados e discussão
Os resultados do experimento foram parcialmente satisfatórios, pois nas lâminas observadas não foi possível observar basófilos, devido à sua pequena porcentagem no sangue, mas foi possível identificar eosinófilos, monócitos, linfócitos e neutrófilos. De acordo com a tabela a seguir:
Tabela de quantas células foram achadas na amostra
	
	1º
	2º
	3º
	4º
	5º
	6º
	7º
	8º
	9º
	10º
	Neutrófilo
	1
	0
	1
	0
	0
	0
	1
	0
	0
	1
	Eosinófolo
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	1
	0
	0
	1
	Basófilo
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	Linfócito
	1
	1
	0
	2
	1
	2
	1
	0
	1
	2
	Monócito
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	1
	0
	0
	0
Conclusão
Foi possível concluir que é preciso um pouco de técnica e prática para que o esfregaço sanguíneo seja satisfatório. Visualizando varias laminas foi-se observado que a quantidade de linfócitos e neutrófilos presentes no sangue é bem maior que a de monócitos, eosinófilos, e basófilos.
Bibliografia
Livro: Sonia Lopes, Biologia vol. 1

Outros materiais