Buscar

constitintes da atmosfera Ciencias do Ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MUDANÇAS CLIMÁTICAS
FATORES DA POLUIÇÃO
CONSTITUÍNTES DA ATMOSFERA
MUDANÇAS
CLIMÁTICAS
 As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registros científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o passar dos anos.
 
 São produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.
  
 São provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
 Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
AQUECIMENTO GLOBAL
 
EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL NO PLANETA
Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências:
DESERTIFICAÇÃO 
 Com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amazônica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana.
 DERRETIMENTO DAS GELEIRAS DOS PÓLOS DO PLANETA
 Este efeito já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
 Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais.
- PROBLEMAS NA AGRICULTURA
 O aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas na agricultura. Diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
- EPIDEMIAS
 O aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenças, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Pode também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, disseminando ainda mais estas doenças pelo mundo.
 De acordo com dados preliminares divulgados pelo IPCC em setembro de 2013, o clima brasileiro poderá sofrer os efeitos do aquecimento global até o final deste século. As regiões sul e sudeste poderão ter um aumento de até 0,5% na temperatura média até o final do século. Já as regiões centro-oeste, nordeste e norte poderão ter as temperaturas médias aumentadas em 1,5%. Estas projeções são para um cenário otimista, ou seja, com controle da emissão de gases do efeito estufa. Num cenário de grande aumento na emissão destes gases, a temperatura poderá se elevar mais do que o dobro em relação a estas projeções.
 De acordo com estas projeções, poderá também ocorrer ser mais frequente a formação de ondas de calor nas regiões Nordeste e na Amazônia.
AQUECIMENTO GLOBAL NO BRASIL
	Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
PROTOCOLO DE KYOTO
CONFERÊNCIA DE BALI
 Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
FATORES 
DE
POLUIÇÃO
RESIDÊNCIAS
 
 As residências também contribuem negativamente com o aumento da poluição, o lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo,  os EUA, por exemplo, produz cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, em geral as residências tem como principais agentes poluidores as embalagens descartáveis, a reutilizando e reciclagem desses produtos, seria grandes medidas a proporcionar resultados favoráveis. 
 
 Pois ao jogarem ao lixo todos os produtos não biodegradáveis, eles serão transportados aos lixões, os lixões são grandes depósitos de lixo a céu aberto, são ambientes com grande probabilidade de contração de doenças, e o mau cheiro chega a ser insuportável, pela decomposição dos elementos ali depositados, além de produzir chorume, que é um líquido resultante do lixo, esse possui coloração escura e é bastante ácido. Saiba quais são os tempos de alguns materiais na natureza, e procure fazer a diferença: 
Garrafa de vidro: 400 anos ou mais
Garrafa de plástico: mais de 100 anos
Lata de refrigerante: 10 anos
Chiclete mascado: 5 anos
Papel: 3 meses
Frutas: entre 6 a 12 meses
AUTOMÓVEIS 
 
 Outro causador da poluição, que vem sendo alvo de grandes preocupação são os carros, que devido ao grande aumento da população mundial eles foram sendo cada vez mais encontrados, e segundo o IBGE as principais causas da poluição são as queimadas de cana de açúcar em Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste e das matas no Centro-Oeste e Norte do Brasil, que aliado a crescente frota de veículos são responsáveis pela emissão dos poluentes que ajudam a destruir a camada de ozônio que protege o planeta e a intensificar o efeito estufa. 
 
 A emissão de gás carbônico por carros no Brasil cresceu consideravelmente e os fatores agravantes para este problema são vários, o aumento da frota de carros rodando nas estradas brasileiras nos últimos anos, de cerca de três milhões e meio de carro por ano, nos últimos dois anos, com isso ocasionam sérios problemas de saúde, especialmente doenças respiratórias e irritações nos olhos e nariz em crianças e adultos
ESGOTOS
 Os esgotos é considerado grande causa de poluição, pois ao não receber o tratamento adequado libera à natureza diversos poluentes que provocam a deterioração dos rios, lagos e oceano, além de outros diversos tipos de poluentes liberados através dos lixos, dos dejetos químicos industriais e pela mineração sem controle.
 De acordo com pesquisas feitas cerca de 77% dos poluentes vem de fontes terrestres e se concentram principalmente em regiões costeiras que são habitadas por considerável número de pessoas. Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos EUA estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (sem querer ou intencionalmente) nos oceanos todos os anos
 É no esgoto também que se encontra bactérias, vírus e larvas de parasitas que são considerados muitas vezes nocivos, mas entre essas bactérias que contém um grupo particular que é apontado como o grande causador
da poluição, existem pelo menos 30% das praias brasileiras que tem mais coliformes fecais do que deveriam – um sinal de que tem esgoto demais por ali.
 Existem muitas leis que proíbem a liberação de substancias prejudiciais ao meio ambiente, mas infelizmente poucas seguem-nas, e jogam grandes quantidades de resíduos tóxicos nos rios diariamente. 
De um modo geral, podemos classificar a poluição das águas em 3 tipos:
Química – ou seja proveniente de alguma substância química que não seja natural da água.
Orgânica – Proveniente de processos orgânicos, ou seja proveniente da vida que utiliza aquela água. Neste caso incluem-se tanto a vida no roi quanto nós que usamos a água como nosso esgoto.
Sedimentos ou mineral – Que refere-se aos minerais que encontram-se na água, portanto a areia do leito do rio quando revolvida e em suspensão torna a água não pura (cosiderando como puro apenas o H2O).
PROBLEMAS GERADOS PELA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
 Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável.Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
SOLUÇÕES 
 Como objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população,a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.
CONSTITUÍNTES 
DA
ATMOSFERA
		A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a terra e retida pela força da gravidade . A atmosfera terrestre protege a vida na terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa) e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
23
AS CAMADAS DA ATMOSFERA
O QUE AS DISTINGUE?
AS CINCO CAMADAS DA ATMOSFERA
1)	Troposfera 
As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos polos.
É a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente.
2)	Estratosfera 
- A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base à ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioletas do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio.
3)	Mesosfera 
- O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
4)	Termosfera 
- O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É acamada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
5)	Exosfera 
- A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).
 
 Gás
Porcentagem 
Partes por Milhão
Nitrogênio
78,08
780.000,0
Oxigênio
20,95
209.460,0
Argônio
0,93
9.340,0
Dióxido de carbono
0,035
350,0
Neônio
0,0018
18,0
Hélio
0,00052
5,2
Metano
0,00014
1,4
Kriptônio
0,00010
1,0
Óxido nitroso
0,00005
0,5
Hidrogênio
0,00005
0,5
Ozônio
0,000007
0,07
Xenônio
0,000009
0,09
TABELA DOS PRINCIPAIS GASES QUE CONSTITUI A ATMOSFERA
COMPOSIÇÃO DO AR SECO
Composição da Atmosfera 
  A composição do ar não é constante nem no tempo, nem no espaço. Contudo se removêssemos as partículas suspensas, vapor d'água e certos gases variáveis, presentes em pequenas quantidades, encontraríamos uma composição muito estável sobre a Terra, até uma altitude de ~ 80 km. 
Oxigênio; 21%
Outros; 1%
Nitrogênio
	 O nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte argônio. Embora estes elementos sejam abundantes na atmosfera o nitrogênio é frequentemente um nutriente limitante do crescimento das plantas. Isso acontece por que as plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob três formas sólidas: íons de amônio (NH4+) íons de nitrito (NO2) e íons de nitrato (NO3), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais comoa fixação e a nitrificação. A maioria das plantas obtém o nitrogênio através do nitrato, uma vez que o íons de amônio, lhes é toxico em grande concentração. 
IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPAIS CONSTITUINTES DA ATMOSFERA:
O CICLO DO AZOTO
OXIGÊNIO
Representado em aproximadamente em 20% da atmosfera terrestre na sua formula molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor,insípido,inodoro.Oxigênio é um dos elementos mais importante da química orgânica, sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.
IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPAIS CONSITUINTES DA ATMOSFERA
O CICLO DO OXIGÊNIO
IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPAIS CONSITUINTES DA ATMOSFERA
O CICLO DA ÁGUA
ENERGIA LIBERADA
ENERGIA ABSORVIDA
CIRCULAÇÃO DA ÁGUA
OZÔNIO
Uma outra molécula também formada por átomos de oxigênio é o ozônio (O3), cuja a presença na atmosfera é proteger a terra da incidência de radiação ultravioleta procedente do sol.
Camada de ozônio
É importante lembrar que não é o ozônio em si o responsável pela proteção contra os raios ultravioleta, mas o ciclo ozônio-oxigênio. Neste ciclo, há grande absorção da radiação solar transformada em energia térmica na atmosfera. 
No entanto o ozônio é um gás sensível e pode ser destruído com facilidade pelo contato com (CFCs) clorofluorcarbonos, que tem o papel de paralisar o ciclo.
CFCs E SEUS EFEITOS
 
 
	Desde os anos 70 tem havido contínua preocupação de uma redução da camada de ozônio na atmosfera pode estar acontecendo por interferência humana.
	Acredita-se que o maior impacto é causado por um grupo de produtos químicos conhecido por clorofluorcarbono. Que são usados como propelente na fabricação de spray aerosol na produção de certos plásticos e em equipamentos de refrigeração
A Austrália tem sido bastante castigada pelo aumento de penetração dos raios ultravioletas, proveniente da redução de ozônio, causando incidência elevada de câncer de pele na população local.
Observação: Embora os CFCs sejam gases do efeito estufa, sua ação neste fenômeno é pequena. Não deve-se confundir a questão do ozônio na atmosfera, relacionado a radiação ultravioleta com a questão do efeito estufa.
41
IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPAIS CONSITUINTES DA ATMOSFERA
O CICLO DO DIÓXIDO DE CARBONO
	Embora constitua apenas 0,03% da atmosfera, o dióxido de carbono é essencial para a fotossíntese: 
	Por ser um eficiente absorvedor de energia radiante (de onda longa) emitida pela Terra, ele influencia o fluxo de energia através da atmosfera, fazendo com que a baixa atmosfera retenha o calor, tornando a Terra própria à vida. O percentual de dióxido de carbono vem crescendo devido à queima de combustíveis fósseis tais como o carvão, petróleo e gás natural. 
É um efeito que ocorre quando uma parte da radiação
infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presente na atmosfera. Com consequência disso, parte do calor é irradiado para a superfície, não sendo liberado no espaço. O efeito estufa dentre uma determinada faixa é de vital importância, pois sem ele, a vida como conhecemos não poderia existir. Pois serve para manter o planeta terra aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida. 
EFEITO ESTUFA
IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPAIS CONSITUINTES DA ATMOSFERA
O EFEITO ESTUFA
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa, causado pelo aumento das emissões de gases poluentes, ocasionando desequilíbrio energético no planeta, dando origem a um fenômeno conhecido como aquecimento global.
AQUECIMENTO GLOBAL
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA
“Se o conhecimento pode criar problemas não é através da ignorância que podemos soluciona-los.” 
 Isaac Asimov
Isaac Pereira
 
 
Robson
Jesus
Rafael
Santos
 
 Tatiana Oliveira
GRUPO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando