Buscar

APOL 1 ESTRUTURA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Abordagens Teóricas da Contabilidade
Estrutura da Contabilidade Brasileira
	Data de início:
	29/06/2018 17:50
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	29/06/2018 18:06
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Sendo a contabilidade uma ciência social, as suas especificidades giram sobre os Princípios Contábeis, os quais podem ser definidos como:
Nota: 20.0
	
	A
	As regras fundamentais para controlar investimentos internacionais.
	
	B
	As regras fundamentais que caracterizam os débitos e créditos.
	
	C
	As regras fundamentais admitidas como base, validadas para todos os patrimônios.
Você acertou!
GABARITO:  ALTERNATIVA   C     Capítulo 1 – pág: 21 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015) e tema 01 da aula 02 da disciplina Estrutura Brasileira da Contabilidade, que diz que os princípios contábeis são as regras fundamentais admitidas como base, validadas para todos os patrimônios. Eles são a essência ou o núcleo central da teoria contábil e estruturam a forma como os registros devem ocorrer para que a contabilidade atinja seu objetivo.
	
	D
	Normas para controlar as contas à pagar e à receber que uma empresa possui.
	
	E
	A orientação sobre a gestão financeira e econômica da empresa
Questão 2/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Quando damos menção aos usuários da informação contábil, devemos entender que as informações contábeis prestadas pelas entidades devem ser ampla, fidedigna e suficiente, pois estes fatores são fundamentais para avaliação da situação patrimonial e as ocorrências sofridas no Patrimônio Líquido. Com isso, ocorre uma classificação nos usuários, os quais são nomeados de Shareholders e Stakeholders. Referente aos usuários denominados de Shareholders indique a alternativa CORRETA que corresponde aos seus interesses.
Nota: 20.0
	
	A
	Aplicam dinheiro na empresa a fim de obterem um lucro, devido a isso analisam a rentabilidade financeira da empresa, por meio das informações contábeis.
Você acertou!
GABARITO:  ALTERNATIVA   A     Capítulo 1 – pág: 25 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015), que define os shareholders como aqueles que estão interessados no retorno da empresa, pois aplicam o dinheiro a fim de obter retorno (lucro) e por isso desejam analisar a rentabilidade da empresa por meio da informação contábil.
	
	B
	Analisam a empresa para verificar o grau de risco de inadimplência, com isso conseguem prever variações no balanço patrimonial uma vez que são caracterizados como usuários externos.
	
	C
	São considerados os usuários externos, os quais possuem interesse na disponibilidade de crédito que a empresa possa oferecer.
	
	D
	São todas as entidades financeiras e administrativas, tais como: bancos, instituições filantrópicas e o próprio governo.
	
	E
	Referem-se aos profissionais que atuam na CVM e que possuem interesses nas informações das organizações.
Questão 3/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A partir de 2007, entrou em vigor no Brasil a Lei 11.638/07 com o objetivo de convergir as normas brasileiras às normas internacionais de Contabilidade. Essa normatização é definida pelo Internacional Accounting Standards Board (IASB), sendo a principal função dessa normatização expressa na alternativa:
Nota: 20.0
	
	A
	Desenvolver um conjunto de ideias que revolucionem o mercado global, impulsionando assim a economia mundial, por meio de ações contábeis tributáveis.
	
	B
	Desenvolver um conjunto único de pronunciamentos contábeis de alta qualidade, compreensíveis, exequíveis e aceitáveis globalmente.
Você acertou!
GABARITO:  ALTERNATIVA   B     Capítulo 1 – pág: 27 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015), apresenta o objetivo da Iasb de acordo com IFRS (2011), como sendo o de desenvolver, com base em princípios claramente articulados, um conjunto único de pronunciamentos contábeis de alta qualidade, compreensíveis, exequíveis e aceitáveis globalmente.
	
	C
	Desenvolver um mecanismo financeiro que impulsione os países emergentes a obterem um aumento de sua receita, através de políticas mercantilistas.
	
	D
	Criar e gerenciar um fundo internacional financeiro que seja utilizado como um amparo contábil para resguardar os países com dificuldade de controlar suas comodities.
	
	E
	Criar e executar projetos voltados para CVM e Banco Central.
Questão 4/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Conforme Gelbcke, Iudícibus e Martins(2007), o objetivo científico da contabilidade infere-se na:
Nota: 20.0
	
	A
	Apresentação correta do patrimônio e na compreensão e na análise correta das suas mutações.
Você acertou!
GABARITO:  ALTERNATIVA   A     Capítulo 1 – pág: 23 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015), que cita Gelbcke, Iudícibus e Martins (2007), que apresentam o objetivo científico da contabilidade como sendo a apresentação correta do patrimônio e na compreensão e na análise correta das suas mutações.
	
	B
	Apresentação correta do patrimônio e na análise dos lucros operacionais.
	
	C
	Apresentação correta do patrimônio e a previsão futura dos gastos operacionais.
	
	D
	Compreensão dos valores contábeis e na obtenção de equipamentos e utensílios para empresa.
	
	E
	Correta apuração dos tributos a serem apurados pelas organizações.
Questão 5/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A contabilidade tem como principal objetivo o fornecimento de informações aos seus diferentes tipos de usuários, sendo essas de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações. Sobre a natureza econômica da empresa, podemos afirmar que a alternativa CORRETA que  corresponde a sua aplicabilidade é:
Nota: 20.0
	
	A
	Utilizada para garantir recursos da empresa para o meio ambiente, possibilitando assim, a elevação do comércio internacional.
	
	B
	Utilizada para resgatar receitas não contabilizadas, sendo que estas não alteram o balanço patrimonial.
	
	C
	
Utilizada para explicar o processo de formação do resultado, os quais alteram o valor do Patrimônio Líquido.
Você acertou!
GABARITO:  ALTERNATIVA   C     Capítulo 1 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria. – pág: 23, que diz que "A natureza econômica é utilizada para explicar o processo de formação de resultado, ou seja, as mutações tanto quantitativas quanto qualitativas que alteram o valor do PL, sejam elas mais ou menos conhecidas, como as receitas e as despesas."
	
	D
	Utilizada para explicar a origem da empresa, tanto no quesito de produção e comercialização de seus produtos.
	
	E
	Utilizada para demonstrar o valor total de recursos de disponibilidade imediata da empresa em determinada data.

Outros materiais