Buscar

AV SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0487_AV_201201202639 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201201202639 - GLAUCILENE ARANTES CHAVES 
	Professor:
	MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 12/11/2014 16:18:26 
	�
	 1a Questão (Ref.: 201201473437)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental atende às necessidades atuais de sua população em relação a alimentos, água e ar limpos, abrigo e outros recursos básicos sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades. Viver de forma sustentável significa:
	
	
Resposta: Viver de forma sustentável,significa ter consciência do seu próprio consumo, fazer as seguines perguntas ao adquirir um produto: porque estou comprando, quanto tempo vai durar, praque estou comprando e que utilidade vai me trazer.Viver de forma sustentàvel é saber reciclar, reaproveitar os elementos ao meu redor, colaborar no consumo de energia, podendo se beneficiar do sistema solar, colaborar no consumo da água que já está visível seu esgotamento, procurar de forma mais saudável não afetar a natureza e o meio ambiente, tirando deles nossa sustentabilidade.
	
Gabarito: Sobreviver da renda natural fornecida pelo solo, pelas plantas, pelo ar e pela água e não exaurir ou degradar as dotações de capital natural da Terra, que fornecem essa renda biológica (Miller Junior, 2007).
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201201463862)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O conceito de ecoeficiência para a sustentabilidade já vem sendo aplicado a alguns anos, em especial no ambiente industrial, dando oportunidade para a aplicação de indicadores de desempenho ambiental. Quais os indicadores de ecoeficiência mais aplicados na atualidade?
	
	
Resposta: Os indicadores de ecoeficiência mais aplicados são a reciclabilidade, menos consumo de energia, produtos de qualidade com mais durabilidade,menos disperção de produtos tóxicos, mais eficiência com menos danos ao ambiente, e com diminuição da degradação ambiental, não desmatar as florestas, não agredir a fauna e flora. Procurando usar as tecnologias limpas para ter um bom resultado para a empresa e para o meio ambiente que se for cuidado pode nos oferecer mais recursos naturais para a nossa sobrevivência.
	
Gabarito: São aqueles que expressam estratégias de melhoria de processos, tais como reduzir intensidade de material; reduzir intensidade de energia; reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; ampliar a reciclabilidade; maximizar o uso de fontes renováveis; aumentar a durabilidade do produto; aumentar a intensidade dos serviços.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201201794581)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Complete a frase com a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
 Outro problema a ser considerado é o da interpretação. Na bibliografia sobre o tema excedem as definições de desenvolvimento sustentável incorretas ou distorcidas que, frequentemente, alteram a ideia original. Por exemplo, uma grande parte da literatura disponível tende a reduzir o conceito a   ____________________ .
	
	
	a um termo político 
	
	um enfoque puramente social
	
	uma mera sustentabilidade ecológica 
	
	a uma literatura pobre em politica
	
	uma questão somente econômica 
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201201324829)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O modelo de _____________deve ser capaz não só de contribuir para a superação dos atuais problemas, mas também de garantir a própria vida, por meio da proteção e manutenção dos sistemas naturais que a tornam possível. Qual alternativa completa a frase?
	
	
	consumo consciente
	
	desenvolvimento sustentável 
	
	desenvolvimento econômico
	
	meio ambiente
	
	direito ambiental
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201201504551)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O crescimento populacional vem sendo analisado por cientistas como razão do uso intensivo dos recursos naturais. Os estudos demonstram que os países em crescimento demográfico vêm enfrentando dificuldades para gerar um desenvolvimento econômico sustentável. O desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano são considerados determinantes para as mudanças ambientais. 
Considerando esta afirmativa, assinale a opção que NÃO exemplifica uma ação de desenvolvimento sustentável. 
	
	
	Reciclar
	
	Consumir menos água 
	
	Evitar desperdício
	
	Escovar os dentes com a torneira aberta
	
	Economizar energia elétrica
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201201326621)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Complete as lacunas da frase com a alternativa que tenha as palavras corretas, respectivamente. Os recursos ________________que compõem parte do capital ____________da Terra, podem nos fornecer uma renda biológica_____________________, desde que não usemos esses recursos mais rápido do que a natureza o renova. 
	
	
	Renováveis; natural; indefinidamente renovável 
	
	Renováveis, econômico; pobre 
	
	De intervenção indireta, progressivo; enorme 
	
	Renováveis; social, pobre 
	
	Não Renováveis; cultural; sustentável 
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201201454436)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Os princípios para a sustentabilidade surgem no contexto internacional nas discussões a respeito dos direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável em conferências organizadas pela ONU e outros organismos internacionais como como OIT e PNUD. Nessas reuniões buscou-se estruturar princípios sustentáveis que contivessem as dimensões clássicas: econômica, social e ambiental, do modelo do Triple BottonLine. Ao longo das discussões foram apresentados os princípios de sustentabilidade, destacando-se: 
	
	
	Somente Pacto Global - Projeto Sigma - Princípios Globais de Sullivan;
	
	Somente Agenda 21 - Pacto Global - Projeto Sigma;
	
	Somente Natural Step - Agenda 21 - Pacto Global;
	
	Somente Natural Step - Agenda 21 - Pacto Global - Projeto Sigma - Princípios Globais de Sullivan.
	
	Somente Agenda 21 - Pacto Global - Projeto Sigma - Princípios Globais de Sullivan
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201201798503)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Considerando as Politicas Públicas relacionadas ao Meio Ambiente, assinale a alternativa ERRADA: 
	
	
	Na escravatura, a degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar com o trabalho escravo.
	
	Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem.
	
	No Brasil a adesão aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. 
	
	Tomando como critério a ineficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 2014 como o início de uma política ambiental efetiva. 
	
	Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201201472823)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Alguns acreditam que devemos ir além de focar nas espécies: Uma das visões de mundo centradas na Terra é chamada visão de mundo de sabedoria ambiental. Em muitos aspectos, ela é o oposto da visão de mundo de gestão planetária. Porque: De acordo com essa visão de mundo, não fazemos parte e por isso estamos isolados da comunidade de vida e dos processos ecológicos que sustentam todas as formas vivas. 
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e não justifica a segunda afirmativa.
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.
	
	A primeira afirmativaé verdadeira e justifica a segunda afirmativa.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201201472842)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação ao Consumo consciente e consumo sustentável, destacam-se: I ¿ Que o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente pouco viável. II - Ele também reflete a respeito de seus atos de consumo e como irão repercutir sobre si mesmo, nas relações sociais, na economia e na natureza. III - Busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que grandes gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações. Estão corretas as afirmativas acima. 
	
	
	Somente I, II e III
	
	Somente a II
	
	Somente a III 
	
	Somente I e II
	
	Somente I e III

Outros materiais