Buscar

REVISÃO AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ÁREA CONTABILIDADE SOCIÉTARIA
*
LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA
É o conjunto de normas ou leis que versam sobre a constituição, legalização, estruturação, funcionamento, contabilização, reorganização, dissolução, liquidação e extinção das sociedades em geral.
*
*
SOCIEDADE ANÔNIMA 
É uma forma jurídica de constituição de empresas na qual o capital social  não se encontra atribuído a um nome em específico, mas está dividido em ações que podem ser transacionadas livremente, sem necessidade de escritura pública ou outro ato notarial. Por ser uma cidade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas.
*
*
ESPÉCIES DE SOCIEDADE ANÔNIMA 
Há duas espécies de sociedades anônimas:
As de Capital Aberto;e
As de Capital fechado.
*
*
COMPANHIA DE CAPITAL ABERTO
Uma empresa em que valores mobiliários de sua emissão depois de registrados na comissão de valores mobiliários,podem ser negociados na bolsa de valores ou no mercado de balcão.
*
*
COMPANHIA DE CAPITAL ABERTO
Vantagens
Opção de captar recursos financeiros mediante a emissão e a colocação no mercado acionário, dos valores mobiliários, sem precisar recorrer ao crédito bancário com juros muito altos e capazes de inviabilizar a atividade dos tomadores de empréstimos se não forem bem administrados.
*
*
COMPANHIA DE CAPITAL FECHADO
Sociedade na qual o capital social  representado pelas ações está normalmente dividido entre poucos acionistas, a pessoa física que quiser comprar essas ações, terá de convencer um dos atuais acionistas a vendê-las e irá precisar fazer uma escrituração da transferência da propriedade das ações no livro de transferência de ações nominativas da companhia. Essas ações não são comercializadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão.
*
*
ATIVO 
 
O art. 178 da lei n.º 6.404/76, com a nova redação da Lei n.º 11.941/2009 em seu § 1º 
estabelece: 
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: 
I. Ativo circulante 
II. Ativo não circulante, subdividido em realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e 
intangível. 
*
*
ATIVO 
 
Contas a receber de clientes
As contas a receber representam um dos ativos mais importantes para as empresas. São decorrentes de vendas a prazo de mercadorias e serviços, ou oriundos de outras transações, que não representam o objeto principal da empresa, mas são normais e inerentes a suas atividades. Por esse motivo é importante separar os valores a receber, relativos a seu objeto principal (clientes), das demais contas.
*
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
 CAPITAL SOCIAL 
CAPITAL AUTORIZADO 
CAPITAL SOCIAL SUBSCRITO 
CAPITAL SOCIAL A INTEGRALIZAR (A REALIZAR) 
CAPITAL SOCIAL INTEGRALIZADO (REALIZADO) 
*
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital Social Subscrito – representa o compromisso assumido pelos sócios para a formação do capital da sociedade. 
Capital Social a Integralizar (a Realizar) – parcela do capital subscrito ainda não entregue à sociedade 
Capital Social Integralizado (Realizado) – Parcela do capital subscrito efetivamente entregue à sociedade. 
*
*
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Quando a soma do Passivo Circulante com o Passivo Não Circulante for superior ao total dos ativos, verifica-se a presença de um Patrimônio Líquido Negativo.
*
*
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS
Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).
*
*
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS
A consolidação é o processo de agregar saldos de contas e/ou de grupos de contas de mesma natureza, de eliminar saldos de transações e de participações entre entidades que formam a unidade de natureza econômico-contábil e de segregar as participações de não controladores, quando for o caso.
*
*
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
CONSOLIDADAS
As empresas que não são obrigadas a confeccionarem as demonstrações consolidadas podem eventualmente elaborarem taís demonstrativos com o objetivo de dar maior transparência e evidenciação aos fatos contábeis.
*
*
COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
 Uma combinação de negócios corresponde a uma operação em que um adquirente obtém controle de um ou mais negócios. Um negócio corresponde a um conjunto integrado de atividades e ativos capaz de ser conduzido e gerenciado para gerar retorno em forma de dividendos, redução de custos ou outros benefícios econômicos . 
*
*
Combinação De Negócios Envolvendo Sociedades Sob Controle Comum
Incorporação de sociedades sob controle comum;
Fusão de sociedades sob controle comum;
- Cisão de sociedades sob controle comum.
*
*
INCORPORAÇÃO
A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. Na incorporação a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica.
 
*
*
FUSÃO
A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. Note-se que, na fusão, todas as sociedades fusionadas se extinguem, para dar lugar á formação de uma nova sociedade com personalidade jurídica distinta daquelas.
*
*
CISÃO
A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a cisão
*
*
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
A avaliação é o centro de todas as decisões em investimentos, seja para comprar ou para vender. A precificação de qualquer ativo financeiro, porém, tem tornado uma tarefa mais complexa no atual mercado financeiro . 
*
*
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
SOCIEDADE CONTROLADA
Uma sociedade é controlada por outra quando esta, diretamente ou indiretamente, tem os direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
*
*
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
SOCIEDADE COLIGADA
Empresa que detenha ou exerça o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la.
*
*
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Estão obrigadas a proceder à avaliação de investimentos pelo valor do patrimônio líquido as sociedades anônimas ou não que tenham participações societárias relevantes em :
Sociedades Controladas;
Sociedades Coligadas sobre cuja administração a sociedade investidora tenha influência;
*
*
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
c) Sociedades Coligadas de que a sociedade participe com 20% (vinte por cento) ou mais do capital social.
*
*
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
 Os investimentos de uma companhia em participações no capital de outras sociedades podem ser avaliados pelo método de Equivalência Patrimonial
*
*
MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
O investimento em sociedade coligadas e controladas é considerado relevante quando o valor contábil do investimento em cada sociedade controlada ou coligada for igual ou superior a 10% (dez por cento), do patrimônio líquido da sociedade investidora;
O valor do investimento será apurado mediante a aplicação da porcentagem de participação da sociedade investidora no capital social da sociedade investida, sobre o o valor do patrimônio líquido desta, diminuído dos resultados não realizados.
 *
*
MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
- A contrapartida do ajuste do valor do investimento avaliado pelo método de equivalência
patrimonial transitará pela Demonstração de Resultados aumentando ou diminuindo, em consequência , o lucro líquido do período.
*
*
MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
Consideram não realizados os lucros ou os prejuízos decorrentes de negócios entre a sociedade investida e a sociedade investidora.
O valor do investimento na data do balanço deverá ser ajustado ao valor de patrimônio líquido, mediante lançamento da diferença á débito ou a crédito da conta de investimento.
*
*
MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
Exemplificando o termo : “sobre cuja administração tenha influência” pode ser entendido da seguinte forma: a investidora tem só 15% de participação, mas é a responsável pela administração e finanças, sendo á área de produção de responsabilidade dos outros acionistas.
*
*
 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando