A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
SIMULADO

Pré-visualização | Página 1 de 10

SIMULADO
1) (CESPE, DPU, 2016) Referente ao uso de testes psicológicos nas organizações, julgue: A inteligência emocional, grau de ajustamento do comportamento emocional da pessoa, tem sido considerada um fator importante na seleção de pessoas para trabalhar ou conviver juntas, na formação de equipes bem-sucedidas.
( ) Certo
( ) Errado
2) (FGV, TJ-PI, 2015) Para Piaget, o estágio pré-operatório apresenta como características importantes: 
a) o exercício dos reflexos, a reação circular primária e as reações circulares secundárias; 
b) o pensamento hipotético, o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato; 
c) a zona de desenvolvimento proximal, o discurso privado e o discurso interno; 
d) o egocentrismo, a centração e a aparência tomada como realidade; 
e) a flexibilidade sociocognitiva, a inteligência hierárquica e o processamento contextual da informação.
3) (CESPE, TER-RS, 2015) Acerca do Manual de Elaboração de Documentos Escritos, instituído pela Resolução CFP n.º 007/2003, assinale a opção correta no que diz respeito ao texto de avaliações psicológicas. 
a) É opcional a aceitação do uso de instrumentos, técnicas psicológicas e experiência profissional da psicologia na sustentação de modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação. 
b) Na elaboração dos referidos documentos, o emprego de frases e termos deve ser compatível com a linguagem popular, para garantir precisão da comunicação e, ao mesmo tempo, o entendimento mais amplo por parte do grande público. 
c) As diretrizes para a comunicação por escrito decorrente da avaliação psicológica são apenas orientadoras, podendo o profissional segui-las ou não, de acordo com seus princípios éticos pessoais. 
d) Conforme o manual mencionado, o prazo de validade do conteúdo dos documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica é de um ano, contado a partir da data da assinatura do profissional. 
e) As produções escritas pelo psicólogo deverão apresentar qualidades como clareza, concisão e harmonia.
4) (FGV, TJ-PI, 2015) Marina é psicóloga recentemente aprovada em concurso do Tribunal de Justiça e foi lotada em Vara de Infância e Juventude. O magistrado responsável pela serventia determinou a realização de estudo psicológico sobre grave situação de maus tratos contra a criança. No dia da audiência, o juiz demandou a presença da psicóloga, pois alegou dúvidas acerca do estudo psicológico. Diante disso, Marina questionou a determinação judicial, alegando que lhe competiria apenas a formulação do estudo escrito. Segundo a Lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o questionamento de Marina: 
a) é plenamente respaldado pelo ECA, que disciplina que a equipe técnica interprofissional deverá expressar as conclusões de suas avaliações expressamente através de laudos; 
b) não é respaldado pelo ECA, pois dentre as atribuições da equipe técnica interprofissional consta que devem fornecer subsídios verbalmente nas audiências; 
c) não é respaldado pelo ECA, pois a lei considera que a psicologia, enquanto serviço auxiliar da magistratura, deve atender a quaisquer determinações do Juízo; 
d) é respaldado pelo ECA, já que a lei disciplina que o psicólogo lotado em Vara de Infância deve desenvolver exclusivamente trabalhos de aconselhamento e orientação; 
e) encontra respaldo no Código de Ética Profissional, pois a presença do psicólogo em audiência caracterizaria a violação do sigilo diante dos atendidos.
Parte superior do formulário
5) (CESPE, TJ-DF, 2015) Com relação à atuação do profissional de psicologia nas questões relacionadas ao direito de família, da criança e do adolescente, julgue: Do ponto de vista psicológico, o processo de adoção pode ser um evento traumático para a criança adotada, visto que aumenta a probabilidade de a criança desenvolver problemas afetivos por ter sido privada de seus pais biológicos em momento inicial da vida, quando a capacidade de vinculação duradoura é assimilada.
( ) Certo
( ) Errado
6) (CESPE, TJ-DF, 2015) Julgue o próximos item, acerca da psicopatologia: Pacientes com amnésia dissociativa apresentam incapacidade de recordar informações pessoais importantes, geralmente traumáticas ou estressantes, demasiadamente extensa para ser explicada como um esquecimento normal. Essa incapacidade pode ou não ocorrer durante o curso de um transtorno dissociativo, sem a ocorrência de transtornos orgânicos associados.
( ) Certo
( ) Errado
7) (CESPE, TJ-DF, 2015) Acerca da atuação do psicólogo forense em contextos de violência e vulnerabilidade, julgue o item: Ao atuar como mediador em situações de violência doméstica, o psicólogo deve adotar uma ação adversarial diante da exposição de argumentos conflitantes, e deve atentar, ainda, para o processo de vitimização, assim como para as fantasias e as assimetrias produzidas pelos cônjuges.
( ) Certo
( ) Errado
8) (FGV, DPE-RO, 2015) O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) destina-se a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a: 
a) 55 (cinquenta e cinco) anos; 
b) 60 (sessenta) anos; 
c) 65 (sessenta e cinco) anos; 
d) 70 (setenta) anos; 
e) 75 (setenta e cinco) anos.
9) O Conselho Federal de Psicologia organizou o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) e divulga periodicamente a relação dos testes aprovados para uso dos psicólogos. Para que um teste psicológico seja aprovado pelo CFP, requisitos essenciais precisam ser observados, como: 
I - a fundamentação teórica e a adequação à realidade em que é utilizado;
II - as evidências empíricas de validade e precisão das interpretações propostas;
III - a variedade dos procedimentos de aplicação e do sistema de correção e interpretação dos escores. Está(ão) correto(s) o(s) requisito(s): 
a) somente I e II; 
b) somente I e III; 
c) somente II e III; 
d) I, II e III; 
e) nenhum deles.
10) (CESPE, DEPEN, 2015) Acerca da atuação clínica do psicólogo em contextos institucionais, julgue: A avaliação realizada no processo psicodiagnóstico é influenciada, entre outros fatores, pela compatibilidade entre queixas, sintomas e indicadores de sofrimento dos pacientes, especialmente, em casos de transtornos psicossomáticos.
( ) Certo
( ) Errado
11) (CESPE, DEPEN, 2015) Julgue o próximos item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas. Para realizar abordagens psicodinâmicas, o psicólogo deve identificar os laços sociais do paciente a partir da análise das relações objetais estabelecidas na sua primeira infância, as quais podem se reproduzir em situações vivenciadas pelo sujeito em diferentes contextos sociais.
( ) Certo
( ) Errado
12) (FRAMINAS, Pref. Belo Horizonte, 2015) Sobre o processo de psicodiagnóstico descrito por Ocampo e Arzeno (2005), é INCORRETO afirmar:
a) O objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda possível, da personalidade total do paciente e/ou do grupo familiar. 
b) O psicodiagnóstico abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) da personalidade e busca alcançar tais objetivos através de certas técnicas, entre elas: as entrevistas e as técnicas projetivas. 
c) Depois de alcançado um panorama preciso com os aspectos patológicos e adaptativos do paciente, o psicólogo deverá formular as recomendações terapêuticas adequadas, podendo ser: terapia breve, individual ou de casal. 
d) A investigação psicológica feita através do psicodiagnóstico deve conseguir uma descrição e uma compreensão da personalidade do paciente mencionando apenas os elementos constitutivos.
13) (FCC, TRT-MG, 2015) A afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem as suas raízes na história infantil do indivíduo e constitui compromissos entre o desejo e a defesa é denominada 
a) neurose. 
b) psicose. 
c) perversão. 
d) psicopatia. 
e) psicopraxia.
14) (FCC, TRT-MG, 2015) Consta no Manual do Teste de Apercepção Temática – T.A.T., de Henry A. Murray, como parte da instrução a ser

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.