A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
SIMULADO

Pré-visualização | Página 2 de 10

dada ao examinando, que ele tem 
a) cinquenta minutos para as 10 pranchas, podendo utilizar cerca de 5 minutos para cada história.
 b) trinta minutos para as 10 pranchas, podendo utilizar cerca de 3 minutos para cada história. 
c) quarenta minutos para as 10 pranchas, podendo utilizar cerca de 4 minutos para cada história. 
d) sessenta minutos para as 10 pranchas, podendo utilizar cerca de 6 minutos para cada história. 
e) quanto tempo precisar para realizar cada história, mas que ao final deve terminar as 10 estórias em 60 minutos.
15) (UFMT, DETRAN, 2015) Em relação ao Código de Ética Profissional dos Psicólogos, marque a afirmativa correta.
a) Não cabe ao Psicólogo emitir documentos com fundamentação técnico-científica como atestado ou laudo, uma vez que estes podem ser emitidos por qualquer profissional da área da saúde.
b) O Psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, não tem responsabilidade pela garantia do sigilo dos envolvidos e nem pela devolutiva dos resultados, já que a pesquisa pertence ao Psicólogo.
c) Julgando ser necessário, cabe ao Psicólogo interromper qualquer trabalho que tenha iniciado, sem ter obrigatoriedade de sugerir ou indicar serviços de outros psicólogos, pois outro profissional não terá condições necessárias à continuidade do trabalho.
d) Em caso de interrupção do trabalho do Psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais e, em caso de demissão ou exoneração, deverá repassar todo o material ao Psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização.
16) (UFMT, DETRAN, 2015) Leia os conceitos da área de Psicologia.
__________________________configura uma situação com papéis bem definidos, e com um contrato no qual uma pessoa (paciente) pede ajuda, e o outro (Psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo dentro de suas possibilidades. É um processo bi-pessoal, cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico).
_________________________é uma peça escrita na qual se expõem observações e conclusões a que se chegou num processo de diagnóstico ou de avaliação psicológica que visa subsidiar o profissional a tomar decisões.
_________________________ é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema", visando dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
a) Laudo, psicodiagnóstico e parecer.
b) Avaliação psicológica, laudo e parecer.
c) Parecer, avaliação psicológica e laudo.
d) Psicodiagnóstico, parecer e laudo.
17) (UFMT, DETRAN, 2015) Os estudos do homem e de sua relação com o trabalho tiveram significativo avanço a partir da introdução do conceito de Burnout que consiste na síndrome da desistência em que o indivíduo deixa de investir em seu trabalho e nas relações afetivas que dele decorrem e torna-se incapaz de se envolver emocionalmente com o mesmo. A respeito do Burnout, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A Síndrome é consequência de uma tentativa de adaptação própria das pessoas que não dispõem de recursos para lidar com o estresse no trabalho.
b) A falta de habilidade para enfrentar o estresse é determinada tanto por fatores pessoais como por variáveis relativas ao trabalho em si e à organização.
c) A mais influente definição de Burnout foi desenvolvida por Maslach e Jackson em 1986. Sua definição multidimensional inclui três componentes: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal.
d) Burnout e estresse laboral crônico são sinônimos, ambos se constituem numa dessensibilização dirigida às pessoas com quem se trabalha.
18) (UFMT, DETRAN, 2015) O Teste Palográfico é empregado na avaliação psicológica de características de personalidade e demonstra uma extensa gama de indicadores. Na avaliação da emotividade, evidencia-se a 
a) presença de oito características quanto à irregularidade e intensidade.
b) disposição de relação entre o traçado e a pressão na linha em gancho.
c) regularidade das margens, da direção das linhas, da distância entre as linhas.
d) presença de linhas descendentes que se tornam significativas no último tempo.
19) (FCC, TRT, 2015) É o método de entrevista de melhor qualidade e que proporciona maior rendimento na análise, pela reunião normalizada e racional dos dados. Essa é uma das vantagens do método de entrevista
a) não-diretiva.
b) indireta.
c) mista.
d) direta.
e) comportamental.
20) (UFMT, DETRAN, 2015) Segundo a Resolução do CFP N.º 007/2003, a Avaliação Psicológica é entendida como o processo técnico científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Sobre Avaliação Psicológica, analise as afirmativas.
I - Os documentos escritos decorrentes de Avaliação Psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 2 anos, observando-se a responsabilidade por eles somente do Psicólogo, eximindo a instituição em que ocorreu a Avaliação Psicológica de tal responsabilidade.
II - O conceito de Avaliação Psicológica é amplo no que se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos e utiliza procedimentos de diagnósticos e prognósticos, para criar as condições de aferição de dados e dimensionar esse conhecimento.
III - O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, ou seja, para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output).
IV - Avaliação Psicológica é um processo que constitui a base da atuação do profissional da psicologia seja qual for sua área (clínica, escolar, organizacional, jurídica e outras). 
Está correto o que se afirma em
a) II, III e IV, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, III e IV, apenas
21) (CESPE, TJ-DF, 2015) Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos. Considerando esse caso clínico, julgue: - A avaliação neuropsicológica desse paciente poderá mostrar alterações funcionais do lobo frontal e do lobo parietoccipital, e memória relativamente preservada.
( ) Certo
( ) Errado
22) (FCC, TRT-MC, 2015) JSC, 20 anos, apresenta grande dificuldade em reconhecer faces, embora na avaliação neuropsicológica demonstrasse capacidade de reconhecer objetos. Foi avaliada pelo psiquiatra que descreveu que a paciente possui “cegueira para feições”. O diagnóstico mais provável da paciente é
a) dislexia.
b) prosopagnosia.
c) acatisia.
d) afasia. 
e) catarenia.
23) (IBFC, EBSERCH, 2013) A avaliação neuropsicológica é considerada procedimento fundamental na investigação da natureza, grau e extensão dos mais diversos quadros neurológicos e psiquiátricos, assim como no planejamento das intervenções direcionada aos déficits cognitivos e comportamentais identificados na avaliação. Sobre a avaliação neuropsicológica, julgue as alternativas como verdadeiras ou falsas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.