Buscar

PROVA I MERCADO DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I – Objetiva
Mercado de Capitais
1-O objetivo do governo é zelar pelo bem comum. Para isso, é necessário estruturar condições favoráveis à sociedade. Os governos Federal, estaduais e municipais trabalham em sincronia para estabelecer as políticas econômicas adotadas no país. Diante das políticas estabelecidas no país, sabemos que as exportações e as importações são regulamentadas pela política cambial e a quantidade de moeda em circulação é controlada pela política monetária. Quanto à política fiscal, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Consiste nas decisões orçamentárias dos governos Federal, estadual e municipal referentes às arrecadações nos tributos e à utilização dos recursos.
( ) Déficit operacional significa que as receitas são maiores que as despesas num determinado período.
( ) O prazo de recolhimento dos impostos não afeta o fluxo de caixa das empresas.
( ) Operações de mercado aberto (open market), depósitos compulsórios e controle do crédito são instrumentos da política fiscal.
2-No âmbito do mercado financeiro há transferência de recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários. De forma geral, esta transferência de fundos ocorre por meio de investimentos diretos e indiretos. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Um investimento direto ocorre quando a titularidade de uma ação é transferida por uma de uma corretora ou empresa financeira. ERRADA
II- Caso uma empresa resolva "abrir" seu capital e realizar a venda de títulos no mercado de ações, ela estará realizando um investimento direto. CORRETA
III- O mercado secundário envolve o conjunto de transações realizadas para a compra e a venda de títulos já emitidos pelas empresas. CORRETA
IV- Após uma empresa realizar o lançamento de um título realizando um investimento direto, este mesmo título não pode ser revendido. ERRADA
3-As ações tomadas pelo governo através da Política Fiscal são medidas tomadas com relação aos orçamentos e às receitas e às despesas que deverão estar ajustadas para haver estabilidade econômica, manter o desemprego reduzido, proporcionando a distribuição de renda e a estabilidade de preços. A disponibilidade de renda torna-se menor para o consumo quando a carga de tributos for maior que as arrecadações. Para haver um equilíbrio, o governo poderá, através da cobrança de impostos, alterar suas receitas, controlando, assim, seus gastos. Sobre os instrumentos fiscais usados pelo governo para o controle de seus gastos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Através de receitas: tributação adicionada sobre a renda empresarial e pessoas físicas, como nos processos de produção com incidência indireta sobre os colaboradores. 
( F ) Através de políticas sociais desenvolvidas pelo governo houve a melhora do poder aquisitivo pelo favorecimento nos incentivos fiscais.
( V ) Gastos governamentais com proventos, benefícios, aposentadorias, pagamentos a corporações privadas e públicas. Investimentos com edificações, aquisições de maquinários.
( F ) Subsídios gerados pelo governo, estimulando a produção, redução na tributação das empresas subsidiadas com vantagens fiscais.
4-Para a movimentação da economia, o dinheiro/capital é imprescindível para que haja execução das atividades diárias de uma empresa, como a aquisição de matéria-prima, investimento empresarial para seu crescimento, desenvolvimento de novos produtos, pagamentos de tributos, mão de obra e os proventos destinados aos funcionários. Para isto, deve haver disponibilidade financeira. Quando houver a falta de recursos, estes são captados em instituições bancárias. Sobre os elementos representados por estes agentes econômicos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Superavitários.
( V ) Deficitários.
( F ) Acionário.
( V ) Intermediário.
5-Ao tabelar e manter o controle dos preços, o governo tem o objetivo de controlar a inflação. O conjunto de medidas a que a política de rendas visa é redistribuir a renda e atender aos interesses sociais da sociedade, incentivo aos produtores, reduzindo problemas econômicos e melhorar a qualidade de vida de toda sociedade, com a intenção de reduzir a desigualdade social. Sobre os reflexos desta política nas finanças empresariais e pessoais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Desfrutar dos estímulos fiscais proporcionados por determinados municípios na implantação de novas empresas.
( F ) Com o objetivo da redução da desigualdade social, o governo mantém a isenção de impostos, mantendo, assim, a política de renda. 
( V ) Com o crescimento da economia, o governo implementa as políticas sociais, aprimorando o poder aquisitivo da população.
6-Na política monetária, as autoridades governamentais controlam a quantidade de dinheiro em circulação, a taxa de juros, disponibilidade de crédito na economia, controle da liquidez do sistema econômico (meios de pagamento), estabilizando os preços para o controle da inflação. Já o Banco Central (BACEN) tem a função de garantir a estabilidade econômica, formação da taxa básica de juros, regular as taxas de juros e avaliar os riscos econômicos, ou seja, define a política monetária do país. O BACEN possui elementos que desempenham um papel na política monetária. Sobre estes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Com a função de manter o controle inflacionário e a estabilidade de preços, o Banco Central deve manter o equilíbrio orçamentário controlando os gastos do governo.
( V ) Recolhimentos compulsórios: os bancos comerciais têm como obrigação efetuar depósitos junto ao Banco Central, provenientes dos depósitos à vista e a prazo.
( V ) A compra e a venda de títulos públicos são operações de mercado aberto efetuados pelo Banco Central com a função de controlar a oferta da moeda diariamente.
( V ) A taxa de redesconto efetuada pelo Banco Central tem o objetivo de socorrer as instituições financeiras, quando há necessidade para cobrir o caixa no final do dia. 
7-Vários são os fatores que exercem importância no crescimento econômico do país. Com as mudanças ocorridas após o Plano Real, houve uma estabilização na nossa economia, beneficiando o mercado de capitais devido à procura de investidores estrangeiros e empresas com ações comercializadas na Bolsa de Valores. O crescimento do mercado de capitais no Brasil tem influência sobre o desempenho da economia. Diversos são os elementos que influenciam no crescimento de um país. Sobre um fator que tem grande contribuição para o crescimento econômico do país, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Cobrança tributária dos investidores com relação ao capital estrangeiro aplicado em nossas indústrias.
( ) Controle nos gatos públicos.
( ) Crescimento do mercado interno com as importações em escala.
( X ) O aumento da capacidade produtiva.
8-A composição de instituições financeiras auxilia as empresas e as pessoas físicas, intermediando recursos de curto, médio e longo prazo. Estes recursos são operações para o aumento de capital de giro para as empresas e concessão de crédito para as pessoas físicas. Com a disponibilidade de capital, a sociedade aumenta o processo de consumo e as empresas investem na ampliação de suas atividades. A que tipo de mercado o enunciado se refere?
( X ) Mercado de crédito.
( ) Mercado financeiro.
( ) Mercado de capitais.
( ) Mercado monetário.
9-As medidas adotadas na política fiscal pelo governo são os ajustes dos gastos públicos, monitorando e regulando a atividade econômica de um país. São todos os gastos e arrecadações feitas pelo governo, envolvendo toda a carga tributária praticada sobre os agentes econômicos. Quanto maiores forem os impostos, menor será o consumo da sociedade, porque a disponibilidade de renda é menor. Com isso, há uma grande influência na taxa de desemprego, nas atividades econômicas e no crescimento. Sobre a incidênciae os reflexos da política fiscal nas finanças das pessoas jurídicas e físicas, analise as afirmativas a seguir:
I- Incidência direta dos impostos sobre a renda de pessoas jurídicas e físicas. CORRETA
II- O fluxo de caixa das empresas é afetado devido ao prazo estipulado no recolhimento dos impostos. CORRETA
III- Com o crescimento da economia, a tributação não afeta o poder aquisitivo da população e das empresas. ERRADA
IV- Incidência da tributação na abertura das atividades empresariais, inclusive no encerramento das mesmas. CORRETA
10-Para o funcionamento da economia de mercado, é necessária certa quantidade de capital (dinheiro). Numa empresa, por exemplo, o capital é necessário para suas atividades diárias, como pagamento de salários, impostos, mão de obra, compra de matérias-primas, ou para financiar o crescimento da empresa, desenvolver e testar novos produtos etc. O lugar onde as transações financeiras ocorrem é chamado de mercado financeiro. Sobre o mercado financeiro, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das funções dos bancos comerciais, no âmbito do mercado financeiro, é facilitar as transações entre agentes deficitários. ERRADA
II- A principal função do mercado financeiro é possibilitar a transferência dos recursos das pessoas/empresas que têm disponibilidade financeira para aquelas deficitárias. CORRETA
III- Uma das formas do setor industrial financiar projetos de expansão é por meio da captação de recursos no mercado financeiro. CORRETA
IV- Cabe ao Banco Central do Brasil transferir dinheiro de quem tem sobrando para quem precisa. ERRADA

Outros materiais