Buscar

estudo dirigido II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Bahia
Departamento de Biofunção
Profa: Marcia Barbosa da Silva
Curso: Fonoaudiologia/ Biofísica V/ turma 076
Estudo dirigido II
Com base nos conhecimentos acerca dos temas estudados, marque verdadeiro ou falso
1) (V) ao duplicarmos a pressão sonora o NPS aumenta em 3 dB.
2) ( V ) Ruído pode ser definido como um sinal acústico periódico, originado da superposição de vários movimentos de vibração com diferentes frequências as quais não apresentam relação entre si.
3) ( F ) Segundo a Weber-Fechner, para sons de mesma freqüência, a intensidade da sensação sonora cresce inversamente proporcional ao logaritmo da intensidade física. Cresce proporcionalmente ao logaritmo da intensidade sonora.
4) ( V ) ruído intermitente é aquele que apresenta pouca oscilação da frequência e acústica, que se mantém constantes.
5) ( F ) Níveis de ruído continuo ou intermitente acima de 100 dB podem causar a ruptura do tímpano. Podem causar ruptura acima de 12m dB.
6) ( F ) a teoria de localização tonal explica discriminação coclear de frequências ao longo da membrana basilar. A membrana basilar aumenta em largura à medida que se estende da base ao ápice da cóclea. Já a porção da membrana basilar mais próxima ao ápice da cóclea entra em ressonância em resposta a frequências mais baixas. O ápice entra em ressonância a frequências mais altas, agudas!
7) ( V ) Durante a propagação sonora pela membrana basilar, a membrana tectorial exerce força de cisalhamento sobre os cílios no sentido do cinecílio, os canais de K se abrem e durante uma fase da onda ocorre despolarização.
8) ( V ) Para melhorar a eficiência da propagação das ondas sonoras, o sistema de alavancas aumenta a intensidade da força aplicada, o que, somado à diferença entre as áreas das janelas timpânica e oval, resulta em elevação do valor da pressão.
9) ( V ) O sistema de alavanca contribui para um ganho mecânico de energia sonora, já que o martelo é 1,3 vez mais longo do que a bigorna, o movimento articular entre a bigorna e o estribo é ampliado. Assim no total, o fator de amplificação é de 17 x 1,3.
10) ( V ) A Lei de Weber-Fechner faz uma relação entre a intensidade física de uma excitação e a intensidade subjetiva da sensação de uma pessoa.
11) ( V ) A comunicação com a orelha interna é feita por duas aberturas (janela oval e janela redonda.
12) ( F ) aspecto psicoacústico de Pitchr refere-se a sensação subjetiva de frequência. Refere-se a subjetividade da intensidade
13) ( F ) As ondas sonoras que atingem cada um dos ouvidos são em geral diferentes, fenômeno caracterizado como audição binaural, onde existe uma relação entre a distância da onda sonora entre os ouvidos dada em ângulo β com a velocidade do som. Uma vez que os ouvidos ficam em lados opostos da cabeça, os sons que captam variam em tempo, volume e balanço de frequência. Essas diferenças são os sinais que o seu cérebro utiliza para decodificar o ponto de origem de um som.
14) ( V ) O valor em decibéis de um som de 10-8 W.m-2 seria 80 dB
15) ( V ) Limiar de desconforto corresponde ao nível mínimo de pressão acústica eficaz necessária para produzir uma sensação de desconforto auditivo.
16) ( F ) duplicando-se a intensidade de energia sonora o NIS é acrescido em 6 dB. É acrescido de 3 Db.. Duplicando a é energia sonora de NPS que aumenta em 6 Db.
17) ( V ) A função da tuba auditiva é manter o arejamento das cavidades da orelha média, o que é assegurado pela sua abertura intermitente. O equilíbrio entre a pressão atmosférica e a do ar contido na cavidade timpânica é indispensável para que a unidade tímpano-ossicular vibre sem obstáculos.
18) ( V ) Psicoacústica estuda a relação entre sensações auditivas e as características físicas do som.
19) ( F ) No ouvido médio encontra-se a cadeia ossicular formada pelo estribo, bigorna e martelo. A vibração do tímpano permite a transmissão de ondas ao estribo e por sua vez ao martelo e por sua vez a bigorna, a qual se encontra alojada numa abertura chamada janela oval, que passa as informações ao ouvido interno. R: A vibração do tímpano permite a transmissão de ondas ao martelo, e por sua vez o bigorna e por sua vez o estribo, a qual se encontra alojada numa janela oval.
20) ( V ) Ruído Contínuo ou Intermitente é aquele que não é ruído impacto.
21) ( V ) No interior da cóclea encontra-se o órgão de Corti, receptor do som, que contém múltiplas células receptoras, as células ciliadas, as quais convertem as vibrações em sinais neurais.
22) ( V )  órgão de Corti é responsável pela transformação das ondas de compressão em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro para serem interpretados.
23) ( ) O nível de intensidade sonora em decibéis para uma onda sonora de 80 dB é 10 -5 W.m-2
24) ( V ) Segundo a NR o nível de ação do ruído com dose acima de 0,6, ou seja 60%, deve-se adotar medidas preventivas. 
25) ( F ) No sistema auditivo humano, as ondas sonoras são captadas pela membrana timpânica, que as transmite para um sistema de alavancas formado por três ossos (martelo, bigorna e estribo). Esse sistema transporta as ondas até a membrana da janela redonda, de onde são transferidas para o interior da cóclea..
26) ( F ) As frequências sonoras são transmitidas por diferentes conjuntos de fibras do nervo auditivo, que se projetam de maneira relativamente segregada sobre as diferentes estações neurais da via auditiva.
27) ( F ) aspecto psicoacústico de Pitchr refere-se a sensação subjetiva da intensidade. R: Pitcher refere-se a subjetividade da frequência. Loudness - Sensação subjetiva da intensidade
28) ( V ) A partir dos mecanismos de transdução, a informação auditiva, em toda a sua complexidade, é transmitida ao sistema nervoso por apenas 30.000 fibras, denominadas de células ciliares externas.
29) ( F ) No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: em um meio sólido, no ouvido médio, um meio gasoso (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea. R:  o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea.
30) ( V ) a localização de um som depende da detecção de diferenças de fase para frequências, que dependerá de circuitos neurais que recebem projeções binaurais, ou seja, de ambos os ouvidos, torando possível a comparação de características, tais como fase ou intensidade, das ondas que alcançam cada lado da cabeça

Continue navegando